sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quando a paz é imposta, é justo lutar contra ela?

 
Tudo aquilo que você conhecia mudou no final de Avengers vs. X-Men #5. A Força Fênix chegou até a Terra, mas ao invés de tomar o corpo de Esperança Summers, possuiu os cinco integrantes dos X-Men que estavam na Lua: Ciclope, Emma Frost, Colossus, Namor e Magia. Agora ELES são o Phoenix Five e querem trazer ao mundo uma nova era, a era da PAX UTOPIA! E isso começa a acontecer em Vingadores vs. X-Men #6 que você pode conferir aqui



Assim como foi na Guerra Civil, a Marvel usa uma história em quadrinhos que nos faz pensar sobre coisas da vida real e do mundo. Todos querem que a Terra encontre dias melhores, que a fome acabe, que não haja mais crimes e que tenhamos paz. Porém, e se essa paz não for um consenso, mas sim imposta? E por aqueles que menos gostamos? Por quem pode perder o controle a qualquer momento?
Isso seria o futuro? Ou uma ditadura do mais forte contra o mais fraco? É, é para se pensar…
Além destes dilemas, Avengers vs. X-Men #6 abre o segundo ato do crossover, agora com arte de Oliver Coipel – que está um nível acima do que John Romita Jr. estava fazendo. O script continua sendo de Jonathan Hickman a partir de um enredo criado por uma enorme equipe criativa que tem o próprio Hickman, além de Brian Michael Bendis, Jason Aaron, Ed Brubaker e Matt Fraction.
Quer saber realmente o que rola na edição? Bom, então vamos lá, com todos os spoilers necessários!

Começa o segundo ato
Dez dias se passaram após os acontecimentos de AvX #5. Preocupado, Charles Xavier foi até Utopia, o país criado para os mutantes viverem tranquilamente, onde encontra Magneto e Ciclope. O Professor X explica que as pessoas estão preocupadas com o que está acontecendo, com o excesso de poder que agora está nas mãos dos X-Men. Ciclope explica que este é um novo dia, uma nova era na qual sua visão singular dele liderar a humanidade ao futuro.
Scott nos revela neste momento o que aconteceu nos últimos dez dias. Nesse período, o Cinco da Fênix correram o planeta praticamente acabando com a fome, a pobreza, a sede e a falta de energia. Nunca em toda a história da Terra a humanidade conseguiu evoluir tanto em tão pouco tempo. “A humanidade vai mudar. Eles vão aceitar o futuro”, disse Ciclope. “Eu sei… Mas não era pra ser assim. Isso é roubar. Isso não custou nada”, respondeu Charles para receber a tréplica de Ciclope: “Não nos custou nada? Não, professor. Nós pagamos um alto preço por muito, muito tempo…”. Touché.
Avante, Vingadores! Ou não.
Só que Xavier não é o único a estar preocupado. Dois dias depois encontramos o Capitão América em conversa com o Punho de Ferro, que relata ao Bandeiroso que os Novos Vingadores quase foram derrotados pela HYDRA, mas foram salvos pelos X-Men. Quer dizer, por UM X-Man. Colossus. Pior que o russo não foi lá e quebrou o pau com os seres elétricos que atacam os Vingadores, mas simplesmente foi lá e trocou uma ideia, convencendo os caras a fornecer energia gratuitamente para uma boa parte da Europa.
E, pelo jeito, isso está aconteceu outras vezes antes.
Nessa hora, Steve Rogers cansa da brincadeira e vai até Fera, Wolverine, Pantera Negra e Homem de Ferro, que raciocinam juntos uma forma de derrotar a Fênix. A eles, o Bandeiroso diz que precisam fazer alguma coisa. “Dada a nossa posição atual, quem sabe se fazer algo não é PIOR do que fazer nada?”, responde o Pantera. Verdade: a Fênix pode ser ruim, mas sob o controle de Ciclope e dos outros quatro X-Men a entidade está sendo usada para o bem da humanidade. A questão é que não é a NOSSA vontade, mas sim uma vontade imposta.
As grandes ditaturas começam assim.

Resta saber então COMO matar a Fênix. Hank McCoy, no entanto, não quer ajudar. “Neste momento meus amigos – pessoas que conheci por toda a vida – estão fazendo deste planeta um lugar melhor. E os maiores heróis da Terra estão aqui reunidos aqui para pensar em um plano como pará-los, possivelmente matá-los. Acabou” disse o Fera antes de ir embora. Mas ele não se juntará aos X-Men. Afinal, segundo ele próprio, não há mais um lugar que ele possa chamar de “casa”.
Em Utopia, Esperança está arrependida por não ter aceitado a Força Fênix. Ao ser confrontada por Ciclope com essa possibilidade, ela até deixa escapar que quer este poder – que segue clamando por ela – mas Scott não concorda. “Você não a merece. Você não poderia fazer o que nós estamos construindo. E vamos fazer muito mais” responde o líder dos X-Men.
A partir daí, vemos os integrantes da Phoenix Five acabando com armas de destruição em massa por todo o planeta.

Em K’un-L’un, Lei Kung, o mestre do Punho de Ferro, visita um velho bibliotecário, que, ao ler o Book of the Fallen, revela: a Fênix veio no século XVI e foi derrotada. ACHE O PUNHO DE FERRO!
Ok, legal, mas porque ninguém viu essa profecia nos anos 80, quando a Fênix tinha tomado o corpo da Jean Grey? Hm…
Paz mundial ou ditadura mutante?
Mais três dias se passam. Tony Stark, Steve Rogers e T’Challa estão na Casa Branca, em uma reunião com ninguém menos que BARACK OBAMA! Lá, o Pantera Negra relembra o que aconteceu pouco antes, em uma conferência da ONU, quando o Ciclope apareceu com a Emma Frost do nada e deu um ultimato a todos os líderes globais: não serão mais toleradas agressões contra humanos e mutantes. Eles vão construir um futuro grandioso para todos. A partir de agora, começa a PAX UTOPIA.

Obama, o Nobel Mundial de Paz, fica sem fazer… Mas ele diz: “isso que está acontecendo é lindo. Só Deus sabe o sangue que temos em nossas mãos. Mas isso… Isso… Olha, apesar das nossas falhas, eu acredito na humanidade. No progresso continuado. Mas o mundo funciona assim por que temos uma prestação de contas. Neste momento, os X-Men não tem isso. E algo deve ser feito”.
Verdade. Hoje estão erradas as pessoas que querem machucar o próximo. Mas, e amanhã? Será que as pessoas não estarão erradas por pensar diferente? E, se isso acontecer, QUEM poderá cobrar do Phoenix Five uma mudança de postura? Para QUEM eles prestam constas? Se você lembrar bem, o chefe máximo de uma democracia presta – ou deveria – suas contas para a sociedade. Isso menos no Brasil, já que temos memória fraca.
Em algum lugar, neste instante, alguém vê o futuro. É o fim dos Vingadores. Uma visão de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate.
Hora de atacar Utopia. Após muito refletir, Os Vingadores chegam a conclusão que o caminho é retirar Esperança Summers de lá. Como a hospedeira da Fênix, ela deve ser a chave para acabar com a entidade cósmica. Um plano rápido e ligeiro, que leva um time de assalto direto onde a mutante está. Só que Scott e Emma sentem a presença dos invasores e vão de encontro a eles.
O ataque começa. O Punho de Ferro vê uma grande energia em seus punhos (efeito do que aconteceu antes?), mas os X-Men são mais rápidos atacam e desativam COMPLETAMENTE a armadura do Homem de Ferro. Thor entra em ação e diz: “sai da frente garoto, ou chamarei a tempestade e rasgarei o céu”. “Você está me ameaçando com o tempo?”, zuou Ciclope. Xi..
MJÖLNIR NA CARA! OU NÃO!!! Ciclope consegue deter o golpe do Thor com os dedos! PQP!
Mas aí chega o caos, como define Emma Frost. É a Feiticeira Escarlate, que convence Esperança Summers a ir embora com ela. Scott não quer deixar, mas a garota o lembra que ele havia dito que ela não era prisioneira e poderia ir a hora que quisesse. E aquela era a hora. Assim, os Vingadores vão embora com a mutante hospedeira.
Nessa hora, Ciclope começa a refletir. “Nós fomos temidos e caçados… Nos tornamos espécie em extinção. Há poucos de nós e, mesmo assim, eles vêm atrás de nós. Agora, mesmo quando estamos mais poderosos do que nunca para refazer a Terra um lugar melhor, mesmo assim… A humanidade se sente ousada para enviar seus heróis aqui e roubar a nossa inocente… Tirá-la do amanhã. Não vou tolerar mais isso, Emma. Isso muda agora.”
“CHEGA DE VINGADORES”.
E assim acaba a edição. PUTA. QUE. PARIU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário