terça-feira, 12 de junho de 2012

Cavaleiros do Zodíaco


Os animes nos trouxeram um mundo novo para a TV e marcaram para sempre a nossa infância
O principal título que desencadeou a febre anime-mania em nosso país, Os Cavaleiros do Zodíaco (nome original Saint Seiya), abriu o caminho para a invasão das animações japonesas nas telinhas brasileiras.
Os Cavaleiros do Zodíaco foi a série japonesa de maior sucesso na década de 90, o anime foi uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation noJapão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986. Nós fomos contemplados 8 anos depois com a transmissão de CDZ através da extinta Rede Manchete. A Manchete usava frequentemente o artificio de ficar repetindo os episódios para ganhar uns pontos no IBOPE o que era particularmente um porre e assim foi até 1998. Cinco anos depois voltou a ser exibido novamente através do Cartoon Network e da Bandeirantes nos anos de 2003 e 2004 respectivamente, depois disso foi posto e tirado da grade de programações da Band muitas vezes até que no ano de 2010 finalmente foi ao ar todos os episódios de CDZ, incluindo a tão esperada Saga de Hades.
                        
Enredo
        A história de Cavaleiros do Zodíaco utiliza vários Mitos da antiguidade como a mitologia grega, mitologia nórdica, zodíaco, constelações.
Seis anos antes dos eventos descritos pela série, cem órfãos do Japão são enviados para diversas partes do mundo para que se tornem lendários guerreiros conhecidos como “Cavaleiros”, soldados sob o comando da deusa grega Atena. Tais guerreiros são protegidos por uma constelação celestial.
O poder dos Cavaleiros se origina do entendimento da natureza do “Cosmo”, uma essência espiritual que teve origem com o Big Bang. O conceito do “Cosmo” dita que cada átomo do corpo humano é similar a um pequeno sistema solar, e como o corpo possui biliões de átomos, sua totalidade forma um “pequeno Cosmo” ou um “pequeno universo”. Cada pessoa possui um Cosmo único, e os Cavaleiros são capazes de utilizá-lo para realizar actos sobre-humanos.
O foco da história é em um dos órfãos chamado Seiya. Enviado para o Santuário na Grécia para se tornar o Cavaleiro de Pégaso, ele cumpre sua missão após seis anos de treinamento e retorna ao Japão para rever sua irmã mais velha. Como a mesma desapareceu no mesmo dia em que Seiya viajou para o Santuário, Saori Kido, a neta do homem que enviou todos os órfãos para treinar, faz um trato com ele e o convence a participar da Guerra Galática, um torneio que reúne os órfãos que se tornaram Cavaleiros para que se enfrentem em busca do prémio: a Armadura de Ouro de Sagitário. Se Seiya participasse e ganhasse, Saori iniciaria uma busca por sua irmã.
Durante a série, Seiya se torna amigo e aliado de outros Cavaleiros de Bronze: Shun de Andrômeda, Shiryu de Dragão, Ikki de Fênix e Hyoga de Cisne. Juntos, eles lutam para proteger a deusa Atena de qualquer perigo, assim como seus antecessores fizeram durante milénios.
                          
Ordem cronológica
  • The Lost Canvas – Narra a Guerra Santa de 1744.
  • Saga do Santuário – É primeira batalha que ocorre com os Cavaleiros de Bronze.
  • Saga de Asgard – A luta contra os guerreiros de Odin. Essa Saga só ocorre em anime.
  • Saga de Poseidon – A batalha dos Cavaleiros de Bronze para salvar Atena de Poseidon. No caso do anime, ocorre de imediato depois da derrota de Hilda.
  • Saga de Hades – Ocorre pouco tempo depois com o surgimento de Hades.
  • Prólogo do Céu – É o 5° filme que segue a cronologia e ocorre logo de imediato depois da Saga de Hades.
  • Ω ou Saint Seiya Omega – Nova saga, que conta a história do novo cavaleiro de pégaso, Kouga.
                           
filmes
  • O Santo Guerreiro
  • A Grande Batalha dos Deuses
  • A Lenda dos Defensores de Atena
  • Os Guerreiros do Armageddon
  • O Prólogo do Céu

Assista 1° abertura de CDZ Rede Manchete

Assista a 2° versão da abertura de CDZ
Assista a 3° versão da abertura de CDZ
Relembre o 1° episodio

Nenhum comentário:

Postar um comentário