sábado, 6 de outubro de 2012

Vamos falar de Cinema Trash

Um dos gêneros mais incompreendidos da 7ª Arte, o Cinema Trash já revelou muito cineasta de calibre e diverte cinéfilos pelo mundo há muito tempo
                   
A grande maioria odeia. Uma pequena parte enaltece. O cinema trash sempre foi encarado dessa forma. Talvez porque o próprio gênero se chame de ‘’lixo’’ ou ‘’porcaria’’. Eu prefiro achar que o gênero é mal compreendido, pois sou um dos poucos cinéfilos que vê algum valor nas produções trash por aí.
Ainda é muito difícil definir o gênero, mas há quem diga que os filmes trash são produções mal feitas propositalmente. Outros acreditam que para um filme ser chamado de trash ele deve se levar a sério, mas a qualidade discutível faz com que o rótulo caia como uma luva. A minha teoria é diferente… Para mim, um filme trash nada mais é do que uma tentativa de divertir ou entreter o espectador provocando um choque. Seja com bizarrices, sangue jorrando ou atuações ridículas.
Se você passou a conhecer o gênero só agora, é bem possível que já tenha assistido a algum filme considerado trash sem ter conhecimento, e por conta disso, o julgado como uma verdadeira porcaria. E essa é a grande discussão desse gênero. Às vezes, um filme que é muito ruim passa a ser considerado bom porque entra na categoria dos filmes trash, onde o filme é livre para ser ruim, ou melhor, tem a missão de ser ruim. Ainda confuso? Vamos aos exemplos.
É impossível falar de cinema trash sem citar Sam Raimi. Sim, o diretor dos três primeiros filmes do Homem Aranha é um grande nome desse gênero bizarro. Talvez o mais famoso filme trash de todos os tempos seja The Evil Dead, ou como conhecemos, A Morte do Demônio, de 1981. No filme, um grupo de jovens se depara com uma espécie de livro dos mortos, que está simplesmente encadernado em pele humana e escrito em sangue. Daí em diante o filme vira um show de possessões, sangue e mortes. Acredito que não há um fã de cinema trash que não tenha visto The Evil Dead.
Poucos sabem disso, mas o cinema trash foi berço de inúmeros cineastas de sucesso, assim como Sam Raimi. Você já ouviu falar da trilogia Senhor dos Anéis? Pois é. Peter Jackson, antes de comandar pequenos hobbits pela floresta, já fazia trasheiras, e das ‘’boas’’. Um filme chamado Braindead, ou no Brasil, Fome Animal (1992), é outro indispensável no repertório do fã da boa trasheira. Só para ilustrar, no filme foram usados quase mil litros de sangue de porco, sendo que um quarto disso foi destinado apenas para uma cena. Obviamente, essa cena entrou para o ‘’hall da fama’’ dos filmes trash. Envolve um cortador de grama… Acho que você deveria ir atrás para conferir.
Podemos citar inúmeros outros grandes nomes desse gênero. Dando destaque para produções clássicas temos o aclamado Ed Wood, com Plano 9 do Espaço Sideral. Filme que começou a chocar o público já nos anos 50. Atualmente temos, por exemplo, Robert Rodriguez, diretor do filme Machete (2010).
                 
 E não é que tem brazuca no meio? O pouco valorizado e mal interpretado José Mojica Marins, ou como todos o conhecem, Zé do Caixão, não é só o maior expoente desse gênero no Brasil, como é um dos maiores do mundo ainda em atividade. Costumo dizer sempre que antes de George Romero (aquele dos zumbis…) pensar em filmar, Zé do Caixão já produzia seus filmes trash sem apoio ou patrocínio de ninguém lá no começo dos anos 60. Sua trilogia clássica composta por ‘’À Meia Noite Levarei Sua Alma’’, ‘’Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver’’ e ‘’Reencarnação do Demônio’’ é o que o mantém como um dos maiores diretores vivos do gênero. Esse último foi realizado em 2008, e contou com um orçamento de quase dois milhões de reais, o que proporcionou a José Mojica a chance de fazer toda aquela trasheira que um dia certamente havia sonhado. Cenas memoráveis como a da mulher comendo a sua própria nádega ilustram um pouco da honestidade e da crueza das cenas de sua filmografia.
Cientes de tudo isso, é possível que a sua percepção a respeito do gênero trash tenha mudado. Ou não também. Aliás, é por isso que o cinema é tão sensacional. O que pode ser uma porcaria sem tamanho para você, pode significar para mim ou para o seu amigo, uma obra de grande importância.
Tudo está na forma como encaramos os filmes. Tudo é arte. Cabe a nós separarmos da melhor maneira. Viva o cinema trash!
Matéria publicada na revista super meg

Veja o primeiro trailer de Tarzan 3D


Tarzan 3D, animação alemã baseado no personagem de Edgar Rice Burroughs, teve hoje seu primeiro trailer divulgado na rede. O longa é feito na tecnologia de captura de movimentos, já bastante popular nos dias de hoje.
Confira:
Tarzan 3D conta a história de John Greystoke Jr., que perde os pais num acidente de helicóptero e fica perdido na África, crescendo junto de uma tribo de gorilas. Esse rapaz, claro, é o Tarzan.
Kellan Lutz (A Saga Crepúsculo) e Spencer Locke (Resident Evil 4) estão no elenco do longa, ainda sem data para estrear.

Sandman Apresenta: Contos Fabulosos



Que tal algumas peripécias de um Johnny English adorador da Grande Abóbora e outras histórias malucas?
Cara, a gente sempre desce a madeira nas coisas que a Panini faz – porque muitas vezes eles fazem lambança mesmo, ou furam o olho da galera, ou as duas coisas.
Não é o caso dessa série – que tem lá seus problemas – Sandman Apresenta. Tem seus problemas porque a editora não decide se é uma série (e aí com números sequenciais), se vai padronizar a estética das lombadas, enfim, coisas que a gente até já viu piores em outras editoras e séries (sim, Conrad, estou falando com seu Calvin e Haroldo), mas não é por isso que a gente vai deixar passar batido, nem condenar o processo todo.
Sandman Apresenta tem mostrado histórias do universo do Rei do Sonhar que, ainda não influenciassem a trama principal da série, podiam muito bem compô-la, pelo próprio formato que foi Sandman. Assim, depois de “As Fúrias”“Caçadores de Sonhos”“Crônicas de Mortes Anunciadas” (estrelando o mais velho dos Perpétuos, Destino) e “Lúcifer”, chegou a vez do humor nas Terras do Sonhar, com Merv Cabeça-de-Abóbora e outros personagens muito loucos em aventuras do barulho!
Contos Fabulosos reúne uma série de histórias envolvendo os personagens mais aleatórios do Sonhar, escritas por Bill Willingham em 2000/2001. Sua série mais famosa, Fábulas, seria publicada no ano seguinte, e fica evidente que Contos Fabulosos pode ser chamado tanto de um spin-off de Sandman quanto os primeiros passos de Fábulas.
Na primeira história do álbum, Merv Cabeça de Abóbora, Agente do S.O.N.H.A.R., temos Merv, o seca-trapo do castelo de Morpheus, contando uma suposta (e um tanto mentirosa) aventura sua para salvar tanto o reino do Sonhar quanto o mundo desperto. Dividida em sete capítulos mais epílogo (todos com nomes que sacaneiam títulos de filmes do James Bond), Willingham investe em situações bizarras e muito pastelão para contar como, muito sem querer, Merv acabou salvando o dia (e a noite).
Em seguida, conhecemos Danny Nod, personagem original criado por Bill para o universo de Sandman, em As Novas Aventuras de Danny Nod, o Heroico Bibliotecário-assistente. Danny percorre mundos e histórias recolhendo volumes que foram emprestados na grande Biblioteca dos Sonhos e não foram devolvidos. O acompanha o filhote de gárgula Gregory, de Abel (a quem, a cada diálogo, Danny chama como o parceiro de algum herói da literatura, como Sexta-Feira, Sancho Pança e etc). É, disparado, a história mais bacana do encadernado.
Para fechar o álbum, Tudo que você sempre quis saber sobre sonhos… Mas tinha medo de perguntar traz uma coletânea de historinhas realmente curtas respondendo a algumas questões sobre o funcionamento cotidiano do Sonhar. Aqui rola algo minimamente bizarro – logo na primeira história (Por que temos pesadelos?), Willingham apresenta sua visão sobre a relação entre o Sonhar e o mundo desperto (que coexistem num sistema de interdependência) e, caramba, é praticamente a mesma lógica de Monstros S.A.! E até pra discutir sobre quem copiou quem fica difícil, já que enquanto a HQ foi lançada em julho de 2001, o filme saiu em novembro do mesmo ano!
No fim, Contos Fabulosos é um álbum até bacana. Ainda que não seja incrível ou inesquecível, tem histórias que divertem. Talvez seu principal seja a oscilação absurda da arte (inevitável quando se tem vários artistas trabalhando num encadernado, e mais ainda quando esse encadernado reúne histórias menores dentro da editora), entre as quais destaco, negativamente, o amador Jason Little, que devia se envergonhar de dividir espaço com Albert Monteys e Kevin Nowlan, por exemplo.
Em resumo, ainda que não seja indispensável, Contos Fabulosos vale a compra: pela série, por acrescentar algo (nem que seja em termos de clima) a Sandman, ou pela relação preço/qualidade do material – mas se tiver alguma outra coisa na banca que você quer muito, não precisa nem ficar em dúvida: pegue o outro material.
Sandman Apresenta: Contos Fabulosos (The Sandman Presents: Taller Tales, exceto por Tessalíada), Panini/Vertigo. De Bill Willingham (roteiros) e colaboradores. 132 páginas, capa dura, R$ 20,90.

O The Frecha, novas imagens da série


Olha só, nerds malditos… o CW liberou mais uma rodada de fotos do novo seriado que veio pra pegar os órfãos de Smallville.
E entre algumas fotos sem graça e desimportantes, temos o visual do primeiro persoangemdo “universo DC sem poderes” que vai dar as caras na série do Arqueiro Verde… o PISTOLEIRO:
Vale lembrar que passaram o primeiro episódio dessa série num evento nos EUA e a maioria dos blogueiros presentes que assistiram e teceram comentários nos seus blogs e foruns até que falaram bem da bagaça, dizendo que o climão é diferente de Smallville, mais sombrio e sério…
O que eu acho? Caras, numa boa, eu até achei que essa serie poderia dar certo, afinal a ideia de se mostrar um herói urbano, cheio de recursos, lutando contra outros personagens com as mesmas características parecia ser bem legal… Imaginei que o Oliver Queen sarcástico e matreiro das HQs poderia render muito dentro de um conceito desses, ainda mais aproveitando os persoangens com características parecidas da própria DC, como o Pistoleiro, Capitão Bumerangue, Exterminador, Mestre Natas, e por aí vai…
Mas aí vem o trailer mostrnado um Oliver Queen todo boladinho, quieto e sisudo, praticamente um Bátema e não o Arqueiro, e depois essa porra de visual do Pistoleiro
Falem sério, olhem essa porra no olho dele!!! Caras, aqueles filmecos podreiras dos anos 80 tinham visuais melhores do que esse!!!AHEUAHEUAEHAUE…




Merle também quer ser herói da Marvel


Com o sucesso dos filmes da Marvel, todo dia aparece gente fazendo campanha pra se tornar algum personagem, mas a escolha do Michael Rooker é a melhor de todas…
ELE QUER SER O ROCKET RACOON, BWAHAHAHA
Prestes a voltar as telinhas como Merle na terceira temporada de Walking Dead, o ator tem dado várias entrevistas e, por já ter trabalhado duas vezes e ser “chapa” do diretor James Gunn, anda sendo perguntado sobre um possível papel no filme dos Guardiões da Galáxia. Veja algumas respostas do figura…
“Eu amo guaxinins. Guaxinins são meus amigos (risos)!”
“Sei que James Gunn está fazendo isso. Ele está dirigindo e re-escrevendo. Eu ficaria muito honrado e satisfeito de trabalhar com James Gunn de novo… se isso vai acontecer ou não, eu não sei.”
“Não tenho feito muita pesquisa sobre isso, não sei o que vai acontecer. Estou realmente muito ocupado com The Walking Dead agora. Mas, sabe o que? Escreve ai. Tweetem essa porra! Se os fãs me quiserem como Rocket Racoon, a Marvel vai ouvir vocês e eu acho que talvez eu seja feliz e abençoado o suficiente pra trabalhar com o senhor Gunn novamente, quem sabe?”
Porra, o Hooker não perde tempo mesmo, logo de cara mal sabia do que se tratava mas já apelou pras tweetadas dos fanboys pra garantir suas chances no papel! E quando falaram sobre ser um personagem em CG, ainda aproveitou pra fazer jabá do game Call of Duty: Black Ops 2, em que trabalhou fazendo captura de movimentos e dublagem, dando a entender que já é craque no assunto.
Após isso ele bateu altos papos com o próprio James Gunn, numa festa de premiére de Walking Dead, e pareceu ainda mais animado ao ser novamente perguntado se gostaria de estar no filme.
“Claro que sim, tá falando sério? Deus, eu adoraria. Já fiz dois projetos com James Gunn e esse é um projeto fantástico, quem não iria querer tomar parte disso?”
Não conheço NADA do Rocket Racoon, mas Hooker realmente seria uma ótima escolha se for pra fazer uma voz de “Sr. Fodão” pro personagem, tomara que optem por ele ou alguém com uma voz no mesmo estilo.

Mais Marvel Bravos e Destemidos direto pra DVD



Cara, eu acho que a Marvel, no fundo, é brasileira. Ou tem sangue de brasileiro. Porque vai gostar de “não desistir” assim na China, digo, no Brasil!
Taí o setor de animações da editora que não me deixa mentir. Ano após ano, os caras não acertam uma ou, quando acertam, tratam logo de desfazer e gerar uma cagada básica, pra você ter certeza de que não tá assistindo algo da editora errada. Exemplo de “isso tá dando muito certo, vamos avacalhar” foi The Spectacular Spider-Man, aquele aquela série de animação bacana e que os caras defenestraram sem mais nem menos, ou a série dosVingadores, que eu achei bem fraquinha, mas a galera dizia que era boa e também foi ferrada.
No outro córner, tem aquelas iniciativas que já nasceram com cara de abortadas, como as animações direto pra DVD da editora (Os Supremos, World War Hulk, etc) e que, neste exato momento, estão para voltar, continuando uma “série” de animações da editora. Os brave and bold do Hulk. Depois de trombar com Thor e Wolverine, Wolverine e Thor, agora é a ver doAlface Turbinado tretar com el Hombre de Hierro!
Na nova aventura, chamada Iron Man & Hulk: Heroes United e que mesclará animação em CG e tradicional, os heróis vão se porrar antes de partirem para enfrentar Zzzax.
Coisa linda, né? Por essas poucas imagens divulgadas, a estética lembra um bocado a última versão do Marvel Vs Capcom, não? Enfim, eu fico encaralhado da minha cabeça como esses camaradas da Marvel não conseguem acertar uma animaçãozinha que seja. Porra, a editora é cheia de personagens bacanas, de histórias legais e acabam batendo sempre na mesma tecla, sempre nas mesmas porqueiras que não dão em nada – e com, a ilustre participação de Zzzax, este parece que lá vai pelo mesmo caminho…