quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

o fim da internet livre-Blecautes, em protesto contra SOPA e PIPA, tomam conta da internet


Vários gigantes da internet aderirão ao protesto contra as leis americanas que prometem censurar a internet na qual estamos acostumados, essas leis foram chamadas de SOPA e  PIPA. O maior buscador do mundo lançou uma nota de protesto em sua página inicial (mostrado acima) ao congresso americano pedindo para não censurarem a internet. O Google também substituiu os famosos doodles por uma simples tarja preta para ilustrar a possível censura.
Além disso, da mensagem na página: “Diga ao congresso: por favor, não censure a web!”, o buscador desenvolveu uma página especial batizada de “Take Action” (tome uma ação ou uma atitude) onde mostra aos usuários o que é as leis SOPA e PIPA e também o perigo que elas oferecem para a internet. O Google diz em sua página que “Membros do governo estão fazendo o certo em procurar os piratas e falsificadores, mas as leis SOPA e PIPA não são a forma correta para se fazer isso”.
Blecautes, em protesto contra SOPA e PIPA tomam conta da internet
"Congresso você pode nos ouvir?", diz Google (Foto: Reprodução)
O governo dos EUA poderia tomar uma atitude semelhante a que se tem na China e bloquearsomente os sites de material pirata.  ”Os motores de busca poderiam apagar sites inteiros de suas buscas”, diz Google oferecendo uma outra alternativa as leis. Para cumprir a lei como deverá ser feita, empresas e provedores de internet dos EUA deveriam monitorar tudo que os seus usuários enviam e recebem sob um risco de uma demorada fila de espera (sabe quantas pessoas utilizam a internet por dia?). É devido a este motivo que empresas como AOL, eBay, Facebook, Google, LinkedIn, Mozilla, Twitter, Yahoo e Zynga enviaram notas ao Congresso onde falam que  estas leis “representam um sério risco na nossa indústria e poderia afetar a inovação contínua e a criação de empregos.”

Blecautes, em protesto contra SOPA e PIPA tomam conta da internet
Reddit adere ao movimento e no blacaute anti-SOPA (Foto: Reprodução)
O Google ainda diz que os modelos das duas leis não irão funcionar, isso acontecerá porque os falsificadores são espertos o bastante para criar endereços e sites anônimos e diferentes a todo momento para publicarem o material ilegal. “As leis SOPA e PIPA não irão desligar os sites piratas e sim farão que eles “mudem de endereço” para continuar com suas atividades criminosas, enquanto as empresas legais sofrerão inúmeras perdas por violações que não será possível controlar.”
Em resposta aos blecautes, o MPAA - entidade que reúne os grandes estúdios de cinema – diz que não gostou nem um pouco das atitudes dos “gigantes da tecnologia” e disse também que isso é abuso de poder. A resposta do ex-senador Chris Dodd e do MPAA você confere abaixo:
Esta é uma resposta irresponsável e um desserviço às pessoas que dependem deles para informação e que usam seus serviços. Isto é também um abuso de poder, dadas as liberdades que essas empresas têm no mercado hoje. É uma mudança perigosa e preocupante quando as plataformas que servem de entrada para a informação intencionalmente distorcem os fatos para incitar os usuários, com o objetivo de promover seus interesses corporativos.
Além do Google, sites como Wikipédia, Reddit, WordPress, Huffington Post e o blog Boing Boing aderiram ao blacaute contra SOPA / PIPA, as fotos você confere abaixo. [Google DiscoveryGizmodo]
Wikipédia SOPA
Blecautes, em protesto contra SOPA e PIPA tomam conta da internet
Blecautes, em protesto contra SOPA e PIPA tomam conta da internet
Blecautes, em protesto contra SOPA e PIPA tomam conta da internet
Blecautes, em protesto contra SOPA e PIPA tomam conta da internet