quarta-feira, 2 de maio de 2012

Quadrinhos vs. cinema: 7 perguntas que não querem calar sobre os "Os Vingadores"


1 - Por que a equipe do filme é diferente da equipe original dos quadrinhos?

Quando Stan Lee reuniu os Vingadores em setembro de 1963, a equipe trazia o Homem de Ferro, Thor e Hulk, mais o Homem-Formiga e a Vespa. O Capitão América, encontrado no gelo pelo grupo, daria as caras na quarta edição da revista. Para Os Vingadores no cinema, a Marvel optou por colocar personagens que haviam aparecido em seus filmes-solo e coadjuvantes de luxo, como a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro – que nos quadrinhos só integrariam a equipe bem depois. O Homem-Formiga provavelmente foi deixado de fora porque a Marvel está desenvolvendo seu filme com Edgar Wright ("Scott Pilgrim Contra o Mundo") e precisa de bala para um próximo Vingadores.

Reprodução/Marvel
Capa do primeiro HQ de "Os Vingadores"



2 - Os Vingadores são inspirados na equipe clássica ou nos Supremos?
Em ambas. E em nenhuma das duas. O universo Marvel nos gibis basicamente é dividido em duas realidades: a dos personagens clássicos e a do reboot promovido no começo do século, que criou o Universo Ultimate, com reinterpretações de heróis conhecidos. Assim, "Os Vingadores" no cinema traz um pouco do sabor do time inaugurado por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, como Loki sendo a causa da formação da equipe; e também traz as inovações de Mark Millar e Bryan Hitch, que criaram Os Supremos no Universo Ultimate em março de 2002. Na prática, o filme de Joss Whedon faz parte de uma terceira “realidade”, o MCU, ou Marvel Cinematic Universe, que obedece a cronologia dos filmes.
  • Reprodução/Marvel
    Os Supremos, personagens do Universo Ultimate

3 - Nos gibis da equipe, Homem-Aranha e Wolverine são Vingadores. Pode acontecer no futuro?
Desde que o roteirista Brian Michael Bendis assumiu o título dos Vingadores nos gibis, heróis que passavam ao largo da equipe passaram a integrá-la, como Luke Cage, Dr. Estranho, Homem-Aranha e Wolverine. O problema aí são direitos cinematográficos: a Marvel não possui os direitos de explorar seus próprios personagens em seus filmes por conta de contratos firmados no passado com outros estúdios. Wolverine (assim como os outros X-Men, o Quarteto Fantástico e o Demolidor) pertence à Fox; o Homem-Aranha e o Motoqueiro Fantasma, à Sony. Já a Marvel e seus outros personagens são de propriedade da Disney. A pergunta que não quer calar é: até quando?
  • Divulgação 
  • Os personagens Wolverine (Hugh Jackman) e Homem-Aranha (Andrew Garfield)

  • Reprodução/Marvel 
  •  Os irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, filhos de Magneto nos gibis
4 - Não podemos ter mutantes na equipe?
Sim e não. O termo “mutante” é associado aos X-Men – portanto, de propriedade da Fox no cinema, e não da Marvel/Disney. Ainda assim, os irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, filhos de Magneto nos gibis, encontram-se em uma área cinzenta dos direitos autorais. Eles podem tanto ser usados pela Fox em futuros filmes com os heróis mutantes como podem integrar o panteão de personagens no Universo Cinematográfico Marvel, ao lado do Homem de Ferro, Capitão América, Thor ou Hulk. Sabe o que seria bacana? Se ambos estúdios decidissem usar os irmãos mutantes e eles fossem interpretados pelos mesmos atores.

5 - Quais personagens podem ser Vingadores nos próximos filmes?
A Marvel possui centenas de heróis (e até vilões) que a certo ponto integraram as fileiras dos Vingadores. Mas é difícil que gente desconhecida como Demolição (nem pergunte...) ou Dr. Druida (sério, nem pergunte) sejam usados no cinema. A aposta mais óbvia é que o cientista Hank Pym, o Homem-Formiga, apareça em um futuro "Vingadores" depois de estrelar seu próprio filme. O Dr. Estranho, mestre das artes místicas e alvo da boataria que o coloca como protagonista de um futuro filme da Marvel, também estaria na fila. O que seria uma progressão natural, já que vimos o lado tecnológico da Marvel (nos dois "Homem de Ferro") e cósmico (em "Thor"). Por que não introduzir o aspecto oculto do universo?
  • Reprodução/Marvel 
  •  Os personagens Homem-Formiga e Dr. Estranho, dos quadrinhos da Marvel

6 - Nick Fury é branco nos gibis.... como ele pode ser o Samuel L. Jackson?
Ponha a culpa em uma piada. Embora Nick Fury, veterano da Segunda Guerra Mundial, usuário de uma droga que lhe confere longevidade e diretor da SHIELD, seja caucasiano, Mark Millar e Bryan Hitch não só mudaram sua etnia quando criaram Os Supremos, do Universo Ultimate, como lhe deram as feições de Samuel L. Jackson – que se espantu quando viu o gibi ainda na época do lançamento de "Star Wars: Ataque dos Clones". Quem diria que, seis anos depois, ele daria as caras como Fury no finalzinho de "Homem de Ferro", sugerindo a criação dos Vingadores? Mais curioso ainda? Nick Fury de carne e osso já foi branco: David Hasselhoff fez o personagem em um filme para a TV de 1998.
  • Reprodução/Divulgação/Marvel 
  • Nick Fury nas versões original, do Universo Ultimate e do cinema

7 - Que sagas dos quadrinhos podemos esperar no cinema?
  • Reprodução/Marvel 
  •  Imagem da saga "Guerra Civil", da Marvel
Até o momento os filmes da Marvel (e de super-heróis em geral) tem apostado em histórias originais, sem adaptar diretamente nenhuma história publicada anteriormente nos quadrinhos. Ainda assim, o presidente da Marvel, Kevin Feige, já deu pistas que no futuro, mais precisamente em torno do lançamento de "Os Vingadores 3" (!), a saga campeã de vendas "Guerra Civil" pode ser a base do filme. Para quem não lê quadrinhos, em "Guerra Civil" o Homem de Ferro e o Capitão América ficam em lados opostos quando o governo aprova uma lei que obriga cada superser a revelar sua identidade e registrar seus poderes. Ambos os lados estavam certos. E também errados. Seria épico!

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge Trailer Legendado e Exclusivo



A Liga das Sombras, formada por R’as al Ghul em 'Batman Begins', será retomada pela filha do vilão, Taila al Ghul (Marion Cotillard). Bane (Tom Hardy) será seu aliado e interesse amoroso. Já a Mulher-Gato (Anne Hathaway) começa o filme como antagonista de Batman.
Assista agora o Novo Trailer Legendado: aqui