quarta-feira, 11 de julho de 2012

Superman inaugurando o Universo DC nos cinemas?





Apesar de Zack Snyder já ter dito em entrevistas que o novo filme do Superman deveria seguir a mnesa proposta do Bátema do Nolan de existir sozinho num universo sem outros heróis, parece que a coisa pode ter mudado um pouco...
O Los Angeles Times conversou com o presidente da divisão de cinem,a da Warner, Jeff Robinov, e ele deu algumas dicas sobre o futuro cinematográfico dos personagens da DC... Ele foi meio evasivo, dizendo que obviamente, depois de todo o sucesso obtido, qualquer produção que tenha o nome de Christopher Nolan será promessa de um grande filme... E depois falou que acredita que nos próximos três anos teremos novidades sobre filmes de persoangens da DC aportando nos cinemas.
O site conversou com algumas fontes e elas disseram que a Warner/DC deve divulgar o seu cronograma de filmes no mês que vem, e que há um filme da Liga da Justiça agendado pra acontecer em 2015.
O CBR publicou uma nota hoje dizendo que esse adiamento do Superman pra junho de 2013 não seria apenas para a conversão em 3D do filme, mas também pra adequá-lo a essa nova diretriz de se criar um universo Cinematográfico nos moldes do da Marvel, e que seriam inseridas referências à MULHER-MARAVILHA no filme do Superman.

Vale lembrar que o Nolan declarou em entrevistas que não terá qualquer envolvimento em filmes da Liga ou do possível reboot do Bátema.
O que eu acho? Bão, sempre achei uma besteira esse lance da Warner permitir que seus filmes de heróis não coexistissem num mesmo universo, é uma frescurinha de diretor que não tem uma razão plausível pra existir.
Mas esses papos de que vai existir um universo cinematográico conjunto de personagens da DC e que filmes de super-heróis virão aos borbotões a gente já tá careca de ouvir da Warner, desde que anunciaram que a saga do Harry Potter teria um final (láááá em 2008) eles mimimizam que os filmes de Super Heróis teriam prioridade no estúdio e isso nunca aconteceu.

O Que Esperar de The Dark Knight Rises?


A Mulher-Gato vai ganhar um Oscar? Bane vai apavorar geral? Batman vai ficar aleijado? A Academia vai ignorar Christopher Nolan?
Este fim de semana nos EUA O Cavaleiro das Trevas Ressurge teve uma exibição pra imprensa de Los Angeles em IMAX, na Universal City. Foi a segunda exibição, a primeira foi aquela lá em Nova York que o Hell disse que foi aplaudida de pé, lembram-se?
Pois bem, essa exibição em Los Angeles deu a maior zica. O som tava falhando, ficando fora de sincronia com a imagem e a projeção foi interrompida e CANCELADA com cerca de 45 minutos de exibição. Parece que o cara lá do IMAX ficou lívido tentando se desculpar com a imprensa pois aquela era a única cópia de toda a costa oeste. Os membros da imprensa tiveram que voltar no outro dia, com o cara torcendo pra história não chegar aos ouvidos do Christopher Nolan.
Pois bem, no outro dia todo mundo finalmente assistiu ao filme completo. Uma das presentes era a renomada jornalista brasileira Ana Maria Bahiana. Aliás, sem querer ficar pagando pau, mas a Ana Maria Bahiana é um dos raros brasileiros que se propõe a falar de cinema e SABEM DO QUE ESTÃO FALANDO. Sem contar que o ponto de vista dela é de alguém que vive em Hollywood a muito e conhece a Indústria do Cinema por dentro. Além dela, só deve ter mais uma meia dúzia de brasileiros que realmente compreendem, por exemplo, que ser blockbuster ou ser produção independente não signicam dizer que um filme é melhor ou pior.
Bom, ela não pode comentar o filme em crítica ainda, mas teceu algumas considerações no twitter, SEM SPOILER, ao conversar com os fãs do Morcegão. Seguem aí:
- O filme foi novamente aplaudido ao fim, mas foi menos ovacionado do que em Nova York. Vai ser difícil ver outro longa-metragem de super-heróis depois deste. Apesar dela dizer que preferiu um pouco mais TDK que TDKR, sendo que considera ambos do mesmo nível. A trilogia deve se tornar o modelo pro gênero e os fãs não ficarão decepcionados.
- Tom Hardy DUBLOU todo o diálogo do Bane. Mas fez um grande trabalho de interpretação vocal. Aliás, ele é o exato oposto do Bane na vida real. É muito gentil e educado, sendo um dos mais queridos do elenco. Christian Bale e Anne Hatthaway rasgaram muita seda pro Tom na entrevista pós-exibição.
- A fotografia é espetacular e a trilha sonora é sensacional.
- Existe MUITA história nova, talvez mais do que o necessário, mas Christopher Nolan amarrou toda a trilogia de forma absolutamente magistral. É o terceiro ato perfeito. Rever BB e TDK antes ajuda a assimilar melhor este novo por inteiro, mas TDKR se sustenta totalmente como obra única.
- The Dark Knight Rises é de longe melhor que Os Vingadores. Outro nível.
- Teoricamente Chistopher Nolan, o filme e até Christian Bale tem chances no Oscar, caso a Academia seja mais mente aberta e dependendo da concorrência também. Por isso é muito cedo pra falar. Mas ela disse que caso a Academia não indique o Nolan podem preparar os tomates.
- Anne Hatthaway dá um show e QUASE rouba a cena. Ela foi além das expectativas da maioria das pessoas no papel e alguns já comentam a sua possível indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar.
- Apesar de ser muito prematuro falar em premiações Anne a que tem mais chances do elenco. Foi mil vezes mais marcante que a Mulher-Gato da Michelle Pfeifer. A Anne disse numa entrevista após a sessão que se inspirou na atriz Heddy Lamar (do clássico Sansão e Dalila), que foi a inspiração original de Bob Kane pra personagem. Outra coisa que a atriz falou pra jornalista falou foi que, enquanto muitos diretores da indústria estão muito mais interessados em mostrar o corpo feminino, Nolan só exigiu que ela fizesse suas próprias cenas de luta.
- Marion Cotillard tem um papel grande e essencial na trama e também deu um show.
- Joseph Gordon-Levitt está ótimo no filme e também é importante pra trama.
- Bane é o coração do filme. Ele representa algo muito específico e essencial pra história. (isso foi o que me deixou mais curioso) É completamente diferente do Coringa de Heath Ledger, mas vai ficar tão marcado quanto ele.
- Dessa vez este é realmente um filme sobre o Batman e ele brilha.
- O equilíbrio do elenco é um dos pontos fortes.
- A história de TDKR é boa demais. Em todos os sentidos.
- Todas as cenas de lutas de Batman, Bane e Mulher-Gato impulsionam a narrativa e/ou revelam algo sobre os personagens.
- Os fãs do casal Batman/Mulher-Gato ficarão muito felizes com os rumos que Nolan deu a eles.
- Existe um segredo no filme que vai surpreender.
- O final é super satisfatório, lírico, empolgante e fiel a toda a mitologia. O desfecho de Bruce Wayne é absolutamente perfeito.
- TDKR definido em uma palavra: Épico.
- O filme oferece uma solução fantástica pra problemas de coluna. HAHAHAHAHA!!!!
MINHA OPINIÃO:
O funcionário IMAX se fudeu, coitado! BWAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!
Acho que a razão dos outros atores ficaram falando bem do Tom Hardy após o filme é porque ele de fato deve estar sinistro em cena e quiseram aliviar um pouco. Tão sinistro quanto o Coringa? Não sei. Mas gostei dos elogios a Anne. Parece que o Jonathan Nolan também falou numa revista que ela merecia um Oscar. O que eu acho que talvez embole o meio-campo é que ela também tem fortes chances de ser indicada pelo musical Le Miserables baseado na obra homônima do Victor Hugo. E o mais engraçado é que por ambos os papéis ela poderia concorrer tanto quanto como Protagonista como por Coadjuvante, depende da interpretação da Academia.
Apesar de que permaneço descrente até o presente momento que ela tenha superado a Michelle e a Julie Newmar no papel. Já a Marion (como é LINDA, meu Deus!) deve ser o que todo mundo estava imaginando mesmo. Que ela é a Talia e despistou nas entrevistas a pedido do Nolan. Já o tal segredo deve ser algo pra esse tipo de filme semelhante ao final de Inception, quando o público descobre o que Cobb fez com Mal.

Sobre o Nolan ganhar um Oscar
... eu sei que eu não tenho muito crédito por aqui por ser fã dele, mas basta dar uma olhada no que falam a Ana Maria Bahiana, outros membros da imprensa internacional e principalmente pessoas de DENTRO da indústria cinematográfica. Eles consideram o Nolan um gênio por ter conseguido o que 99% dos diretores da geração atual não conseguem quando chegam a Hollywood. Fazer filmes de autor dentro do esquemão dos grandes estúdios.

Assim como aconteceu com outros antes dele, a Academia não digere bem um cara que é um grande realizador e ao mesmo tempo é sucesso de bilheteria. Ela diz que aconteceu a mesma coisa com o James Cameron e o Steven Spielberg. E é verdade, isso é histórico. Se formos mais pra trás ainda a Academia esnobou gigantes como Chaplin e Hitchcock pelo mesmo motivo. Eles nunca levaram por trabalho de Direção porque eram considerados "diversão do povo" pelos intelectualóides, só venceram Oscar Honorário anos mais tarde. Mesmo o único filme do Hitch que ganhou o Oscar, Rebeca - A Mulher Inesquecível, era muito mais um filme do produtor David Selznick, não dele.
Até porque é muito muito muito difícil um cineasta com motivações artísticas conseguir triunfar sobre o desejo comercial dos produtores. E no gênero Super-Herói isso ocorreu EXATAMENTE como nos demais. Vimos isso desde a briga entre Richard Donner com os produtores Illya e Alexander Salkind, que substituíram o diretor em Superman II com 80% do filme já concluído, até o recente desentendimento entre Darren Aronofsky com a Fox, que o fez largar o novo filme do Wolverine. E o pior é que o Donner deu uma de Hitchcock e mesmo na versão comum de Superman II dá pra ver ele fazendo uma ponta na cena em que Clark Kent arruma uma briga na lanchonete. Nolan foi uma GRANDE EXCEÇÃO por conseguir concluir seu trabalho com Batman em paz com produtores, público, fãs e sem maiores problemas. Mas daí a ser reconhecido por isso talvez seja ainda mais difícil.
Agora imagina aqueles velhinhos que não indicaram Spielberg por Tubarão indicando o Nolan por Batman. Acho difícil, e nem vou esperar que isso ocorra, embora essa seria a melhor notícia pra todos os nerds do mundo. Ou será que mesmo entre os fãs da Marvel, realmente existe alguém tao estúpido do meio nerd que gostaria que Batman NÃO fosse premiado? Claro que desde que o Peter Jackson ganhou tudo com O Retorno do Rei sempre existe uma possibilidade da ascenção dos nerds... mas infelizmente com o passar dos anos vimos que aquilo foi a excessão e não a regra.