quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os Vingadores: Os Maiores Vilões


Ao longo de seus 49 anos de existência, os Vingadores já enfrentaram muitos e muitos grandes vilões. Mas realmente alguns se destacam. Aproveitando a onda do filme da equipe dos “maiores heróis da Terra”, Uma lista concisa dos principais vilões da equipe:

KANG, O CONQUISTADOR
Kang, o Conquistador.
Se analisarmos as aventuras dos Vingadores como um todo, nenhum outro vilão foi mais mortífero e trabalhoso para a equipe do que Kang, o Conquistador, um viajante do tempo que vem do futuro para conquistar o século XX (agora, o século XXI) e ter um desafio à sua altura com os maiores heróis da Terra. Algumas das principais histórias dos Vingadores têm justamente Kang como o vilão, veja na lista das melhores histórias dos Vingadores. Seu nome é Nathaniel Richards e nasceu no século 30, curiosamente, é descendente tanto de Victor Von Doom (o vilão Dr. Destino), quanto de Reed Richards, o Sr. Fantástico, líder do Quarteto Fantástico. Nathaniel Richards descobriu uma máquina do tempo criada pelo Dr. Destino e viajou ao passado, ao Egito Antigo, onde se tornou o faraó Rama-Tut, usando sua alta tecnologia para subjugar seus inimigos. Depois, viajou ao futuro e se tornou o Centurião Escarlate por algum tempo até assumir a identidade de Kang, o Conquistador, um terrorista do tempo. Um de seus maiores desafios foi justamente o de derrotar os Vingadores do Século XX, algo que se tornou quase um esporte para ele. Sua altíssima tecnologia faz dele um inimigo quase invencível e o fato de viajar no tempo faz com que seja quase impossível detê-lo totalmente. Quando Kang ficou mais velho, decidiu deixar as batalhas de lado e se tornou um manipulador menos agressivo sob a identidade de Immortus, o mago do tempo. Entretanto, como Richards é um viajante do tempo, todas as suas versões aparecem ao mesmo tempo agora, no presente, por vezes como um inimigo ferrenho como Kang; por outras, quase como um aliado, como Immortus. Obviamente, demorou um tempo para os Vingadores descobrirem que todos aqueles caras eram, na verdade, um só.
O reinício do arco dos Vingadores, em 2011, na nova revista Avengers, o teve como protagonista, nas mãos de Brian Michael Bendis e John Romita Jr.
Kang foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em Avengers 08, de 1964; mas o faraó Rama-Tut foi criado pela mesma dupla como um personagem independente em Fantastic Four 19, de 1963. Já Immortus também foi criado por Lee e Kirby em Avengers 10, de 1964. A revelação de que os três eram, na verdade, um só, ocorreu na Saga da Madona Celestial, entre Avengers 129-135; e Giant-Size Avengers 02-04, de 1974-1975, por Steve Englehart (texto), Sal Buscema, Dave Crockum e George Tuska (arte).
ULTRON
Ultron.
Uma inteligência artificial criada por Hank Pym (Homem-Formiga, Gigante, Golias, Jaqueta Amarela) termina se rebelando contra o grupo e se transformando não apenas em um de seus maiores inimigos, mas também, em “alguém” praticamente imbatível. Ultron considera Pym como seu “pai” e o odeia por isso, ao mesmo tempo em que é obcecado por Janet Van Dyne, a Vespa, inicialmente, a esposa de Pym. O robô já teve várias versões e gerou grandes desafios à equipe, inclusive, criou o Visão, que terminou se rebelando contra seu mestre e se tornando um vingador. Ele também criou Jocasta, outra robô que foi membro dos Vingadores.
No arco de Avengers de 2011, Ultron é apresentado como a maior ameaça existente à vida na Terra.
Criado por Roy Thomas e John Buscema em Avengers 54, de 1968.
SKRULLS
Skrulls.
Os alienígenas verdes e reptiloides com capacidades transmorfas surgiram na revista do Quarteto Fantástico, mas com o tempo, terminaram por se converter em alguns dos principais inimigos dos Vingadores. São os protagonistas de sagas importantes como A Guerra Kree-Skrull Invasão Secreta. Muita gente apostava que eles seriam os vilões auxiliares de Os Vingadores, mas o diretor Joss Whedon já negou isso várias vezes.
Criados por Stan Lee e Jack Kirby em Fantastic Four 02, de 1961.
THANOS
Thanos.
Para ser um grande vilão não é preciso ser necessariamente alguém recorrente em suas histórias. O alien de Titã, uma das luas de Saturno, Thanos, é muito mais um vilão do Universo Marvel do que dos Vingadores propriamente ditos. Mas pelo menos uma vez - Avengers Annual 07, de 1974 – o vilão gerou uma grande batalha com a equipe. Seu caso de amor com a Morte e sua busca obcecada pelas Joias do Infinito dispostas na Manopla do Infinito, artefato que permitiria a ele controlar/destruir o universo, já geram enredo o suficiente para um bom filme. Quem sabe em Os Vingadores 02?
Criado por Jim Starlin em Invencible Iron-Man 55, de 1973.
KORVAC
Korvac.
Outro que não apareceu muitas vezes, mas rendeu uma grande batalha aos Vingadores foi Michael Korvac, um homem comum vindo do futuro, que é transformado em ciborgue pela raça alienígena Badoom e, depois, usa sua nova mente computadorizada para localizar uma nave de Galactus, um dos seres cósmicos mais poderosos do Universo, que vive de, literalmente, se alimentar de mundos. A partir de um scanner da nave, Korvac encontra a chave para ter poderes cósmicos quase ilimitados e virar uma ameaça sem par aos Vingadores.
Criado por Steve Gerber e Jim Starlin em Giant-Size Defenders 03, de 1975. A Saga de Korvac, na qual combate os Vingadores, ocorreu entre Avengers 167-177, de 1977 e 1978, por Jim Shooter, David Michelinie, George Perez, Sal Buscema e David Wenzel.
OS MESTRES DO TERROR
A primeira formação dos Mestres do Terror, liderados pelo Barão Zemo.
Essa equipe de supervilões já teve várias encarnações diferentes ao longo do tempo. Foi reunida pela primeira vez pelo Barão Zemo original como uma combinação de inimigos dos membros individuais dos Vingadores: ele próprio, Derretedor, Homem-Radioativo e o Cavaleiro Negro. Mas Zemo utilizou outros operativos, como a dupla Encantor e Destruidor e ainda o Magnum (Wonder-Man), que ganhou seus poderes graças a ele. O Barão Zemo morreu em combate com os Vingadores e outras encarnações dos Mestres do Terror surgiram depois disso.
A mais eficiente foi reunida justamente pelo filho do Barão Zemo, reunindo muitos dos (pequenos) vilões que os Vingadores (e seus membros) combateram ao longo do tempo. Esta equipe conseguiu separar os heróis do grupo e surrá-los individualmente, além de invadir a Mansão dos Vingadores e destruí-la. Foi uma das piores batalhas da equipe, só vencida a muito custo, quase custando a vida de vários membros, inclusive, do poderosíssimo Hércules.
Mais tarde, uma versão compacta desses novos Mestres do Terror se transformou na equipe conhecida por Thunderbolts, uma tentativa do novo Barão Zemo de se fazer passar por heróis e aplicar um grande golpe. Contudo, após a saída de Zemo da equipe, alguns de seus membros realmente tentaram viver como heróis. Outros deles continuaram como vilões e integrariam os Vingadores Sombrios de Norman Osborn.
Criados por Stan Lee e Jack Kirby em Avengers 06, de 1964, reunindo vilões previamente criados.
NORMAN OSBORN
Norman Osborn.
O principal vilão dos Vingadores em suas histórias do fim dos anos 2000 foi, surpreendentemente, Norman Osborn, aquele que já agiu como o Duende Verde, o arquiinimigo do Homem-Aranha. O Duende atrapalhou a vida do escalador de paredes e matou sua namorada, Gwen Stacy, mas foi dado como morto em uma história de 1973. Nos anos 1990, ele foi trazido de volta à vida e colocado como um vilão que age mais às sombras do que no campo aberto.
Quando a revista dos Thunderbolts foi reformulada em 2004 por Warren Ellis e Mike Deodato Jr., Norman Osborn foi colocado como líder da equipe, parte de um programa do Governo para usar vilões (descartáveis) em missões suicidas. Mas essa ação tornou Osborn cada vez mais influente dentro do Governo até ele ocupar o cargo de Secretário de Defesa dos EUA e responsável pela comunidade super-humana, em sagas como Reinado Sombrio e O Cerco. Nessa época, usou uma armadura chamada de Patriota de Ferro e liderou os Vingadores Sombrios, uma nova versão dos Thunderbolts.
Criado por Stan Lee e Steve Ditko em Amazing Spider-Man 14, de 1964.
LOKI
Loki reuniu os Vingadores sem querer.
Embora Loki, tenha sido o responsável pela reunião dos Vingadores, esteve pouco envolvido diretamente com o grupo desde então. O deus asgardiano da trapaça é meioirmão de Thor e seu arquiinimigo. Além da primeira aventura dos Vingadores, sua principal ação contra a equipe foi na saga Atos de Vingança, no início dos anos 1990, além de uma ação mais de bastidores em O Cerco. É o vilão principal do filme da equipe.
Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em uma aventura de Thor em Journey Into Mystery 85, de 1962, a partir da mitologia nórdica.
ESQUADRÃO SINISTRO
Esquadrão Sinistro: versão Marvel da Liga da Justiça.
Esta equipe foi criada meio como uma brincadeira: consiste em uma versão maligna da Liga da Justiça – isso mesmo, os maiores heróis da concorrente DC Comics. Seus membros emulam os poderes de ninguém menos do que Superman, Batman, Lanterna Verde, Flash, Mulher-Maravilha e outros. No Universo Marvel, eles pertencem a uma outra dimensão, aparecendo em uma das aventuras contra Kang, o Conquistador. Mas logo depois, o grupo voltou outras vezes, se transformando em um dos principais oponentes dos Vingadores ao longo dos anos 1970. Alguns de seus membros, inclusive, foram usados para outras revistas, como o Águia Noturna (Nighthawk) [Batman], que se regenerou e fez parte dos Defensores (grupo de heróis com Dr. Destino, Hulk, Namor e Surfista Prateado) ou o Speed Demon [Flash], que confrontou o Homem-Aranha e fez parte do grupo de supervilões Sindicato do Crime.
Criados por Roy Thomas e John Buscema em Avengers 70, de 1969.
CONDE NEFÁRIA
Conde Nefária em sua versão mais poderosa.
Luchino Nefaria, um conde italiano de ascendência nobre, sempre teve sonhos de grandeza, de modo que passou a liderar a organização criminosa conhecida como Maggia – uma espécie de versão da Máfia no universo Marvel. Sua carreira criminosa o levou a confrontar os Vingadores e os X-Men, bem como criar supergrupos de vilões como os Homens-Animais e a Legião Letal. Depois, cansado de ser derrotado e humilhado, Nefária pagou um cientista genial que havia trabalhado para o Barão Zemo e testou em si uma experiência que transferiu para ele poderes de vários vilões, como o Tufão e o Laser Vivo. Como resultado, Nefária se tornou um dos mais poderosos vilões do Universo Marvel, com superforça, invulnerabilidade e projeção de energia, e quase derrotou os Vingadores. O Conde também é pai de Whitney Frost, a vilã conhecida como Madame Máscara, inimiga do Homem de Ferro.
Criado por Stan Lee e Jack Kirby em Avengers 13, de 1965.
COLECIONADOR
O Colecionador em sua verdadeira forma.
Membro de uma antiquíssima raça do universo, Taneleer Tanivan é um ser imortal e absolutamente poderoso, parte dos Anciões do Universo, grupo de seres cósmicos de poder incomensurável. O apelido de Colecionador se deu porque achava que precisava de um hobby para ocupar seu tempo em sua vida imortal, então, passou a colecionar artefatos raros ao longo do cosmos. Com o tempo, passou a aprisionar também seres vivos para ter espécimes de todo o universo em seu museu particular. Foi nessa prática que encontrou os Vingadores, disposto a aprisioná-los em sua coleção. Quando vem à Terra, o Colecionador assume a forma de um velho humano, mas esta não é sua aparência verdadeira.
Criado por Stan Lee e Don Heck em Avengers 28, de 1966.
SUPER-ADAPTÓIDE
O Super-Adaptóide mimetizando o poder de vários vingadores ao mesmo tempo.
Ser artificial criado pela I.M.A (Ideias Mecânicas Avançadas), grupo terrorista que se desvencilhou da HIDRA, e combatia o Capitão América em sua carreira solo. Depois, deram trabalho também ao Homem de Ferro, de modo que foi lógico entrarem em choque com os Vingadores. Para detê-los, o grupo criou o Super-Adaptóide, a partir da mesma tecnologia que resultou no Cubo Cósmico. Esse ser tem a capacidade de absorver as capacidades (ou os poderes e habilidades) de quem está próximo, o que o torna um inimigo muito difícil de ser derrotado.
Criado por Stan Lee, Jack Kirby e Gene Colan em Tales of Suspense 82, de 1966, uma história do Capitão América.
ZODÍACO
O Zodíaco original.
Grupo formado por 12 criminosos dedicados a usar vários canais – como a economia e a política – para ampliar seus domínios. Cada um deles assume um signo astrológico do Zodíaco, de acordo com sua personalidade: Aquário, Aires, Peixes, Libra, Capricórnio, Gêmeos, Câncer, Touro, Leão, Sagitário, Escorpião e Virgem. O primeiro deles a aparecer foi Escorpião, que na verdade, era um irmão de Nick Fury, Jake Fury. O grupo original deu algum trabalho aos Vingadores, mas depois, surgiram outras versões menos importantes da equipe que confrontaram outros heróis do Universo Marvel. A nova revista Avengers Assemble, que será lançada em breve e será escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Mark Bagley trará uma nova versão do grupo.
Escorpião foi criado por Jim Steranko em Nick Fury, Agent of SHIELD 01, de 1968. O Zodíaco inteiro apareceu em Avengers 72, de 1970, por Roy Thomas e Sal Buscema.
GANGUE DA DEMOLIÇÃO
A Gangue da Demolição.
Dirk Garthwaite era um bandido violento conhecido por destruir as cenas de crime em que se envolvia e usar um pé de cabra como arma. Sua vida mudou quando ele foi enganado por Loki, o deus nórdico da trapaça, para transformá-lo em um ser de enorme poder para combater seu meio irmão, Thor, o deus do trovão. Agora conhecido como o Destruidor (Wrecker, no original), ele deu bastante trabalho ao herói, com sua força, invulnerabilidade e brutalidade. Mais tarde, Garthwaite reuniu alguns colegas de prisão e ao deixar tocarem no pé de cabra encantado que usava, os outros três também ganharam poderes especiais, simalares. Surgia, então, a Gangue da Demolição, que combateu a equipe conhecida como Defensores. O grupo não tinha nenhuma vinculação especial com os Vingadores até que se uniram a outro grupo, os Mestres do Terror, liderados pelo filho do Barão Zemo, que deram uma grande surra nos Vingadores (veja acima). Mais tarde, o Destruidor foi um dos primeiros vilões a ser combatido pelos Novos Vingadores e a Gangue da Demolição se integrou ao sindicato de criminosos reunidos sob a liderança do Capuz (veja abaixo).
O Destruidor surgiu em Thor 148, de 1968, por Stan Lee e Jack Kirby. O restante da Gangue da Demolição surgiu em Defenders 17, de 1974, por Len Wein e Sal Buscema.
CAPUZ
O Capuz: de bandidinho à chefe do crime.
Um bandido pé de chinelo chamado Parker Robbins tirou a sorte grande quando encontrou um capuz mágico que lhe concebeu uma série de poderes e um pacto com um demônio, é claro. Contudo, o Capuz, como ficou conhecido, teve certa esperteza ao unir em torno de si um verdadeiro sindicato de vilões para levantar dinheiro e aumentar seu poder. Esse Grupo do Capuz terminou sendo os maiores inimigos dos Novos Vingadores em sua fase pós-Guerra Civil, quando os heróis passaram a ser perseguidos pelas autoridades. Quando veio o Reinado Sombrio de Norman Osborn, este usou o Capuz e seu bando para irem atrás dos Vingadores e fazerem seu trabalho sujo. A última missão dos Novos Vingadores consistiu justamente em capturar o Capuz, numa exitosa ação que também colocou a namorada dele, Madame Máscara, e o pai desta, o Conde Nefária, na prisão.
Surgiu na minissérie The Hood, de 2002, por Brian K. Vaughan e Kyle Hotz, mas viveu seus principais momentos na revista New Avengers, entre 2008 e 2010, pelo roteirista Brian Michael Bendis e vários desenhistas.
MORGANA LE FEY
Morgana Le Fay: bruxa imortal.
Ao contrário de sua famosa versão nos livros de Marion Zimmer Bradley, em As Brumas de Ávalon, no Universo Marvel, Morgana Le Fey, a irmã do Rei Arthur, é uma das maiores vilãs do mundo e uma poderosa mestre nas artes míticas. Usando a magia para se tornar imortal, Morgana vem atravessando as eras como uma grande ameaça e enfrentou vários heróis, inclusive os Vingadores.
Criada por Stan Lee e Joe Maneely em Black Knight 01, de 1955, uma história pré-Marvel Moderna baseada nas Lendas do Rei Arthur. Mais tarde, ela ganhou sua versão moderna em Spider-Woman 02, de 1978 por Marv Wolfman e Carmine Infantino.
INTELIGÊNCIA SUPREMA DOS KREES
A Inteligência Suprema dos Krees: biocomputador alienígena.
Há cerca de um milhão de anos no passado, os alienígenas Kree já estavam em guerra com seus odiados inimigos Skrulls. Como uma medida para se manterem à frente, decidiram incorporar o cérebro de diversos cientistas, militares e outras pessoas brilhantes em um computador, criando a Suprema Inteligência dos Krees. Após algum tempo, essa inteligência artificial criou uma identidade própria e passou a ser a governante do Império Kree. Como o planeta Terra tem uma posição estratégica entre os impérios Kree e Skrull, isso levou aos aliens atuarem no planeta e enfrentarem seus defensores. Várias vezes os Vingadores enfrentaram ameaças advindas dos Krees. Em uma delas, em meio à saga Operação Tempestade Galática, um grupo dissidente de Vingadores, liderados pelo Homem de Ferro, terminou por matar a Inteligência Suprema, como um meio de frear uma guerra destes com o Império Sh’iar, outra raça alien. Mas como se trata de um computador, a Inteligência Suprema permanece “viva”.
Criada por Stan Lee e Jack Kirby em Fantastic Four 65, de 1967.
TREINADOR
Treinador: lutador quase imbatível.
Tony Masters era um agente da SHIELD dotado de uma habilidade extremamente rara: ele tem reflexos fotográficos, ou seja, a capacidade de imitar movimentos ou estilos de luta de outras pessoas apenas com ao observá-la. Isso o torna um dos maiores lutares do Universo Marvel e, portanto, alguém que já deu muito trabalho aos heróis, inclusive, os Vingadores. O vilão ganhou mais importância nos últimos anos ao liderar o campo de treinamento do MARTELO, a organização governamental que substituiu a SHIELD por um tempo e era liderada por Norman Osborn.
Criado por David Michelinie e George Perez em Avengers 195, de 1980.
GRANDE MESTRE
O Grande Mestre: manipulador cósmico.
En Dwi Gast é um dos seres vivos mais antigos do universo. Sua raça foi uma das primeiras que se desenvolveu após o Big Bang e atingiu a racionalidade. Como o Grande Mestre terminou conseguindo poderes cósmicos incomensuráveis, sobreviveu à extinção da própria raça e de sua galáxia. Assim, foi um dos fundadores dos Anciões do Universo, grupo formado por representantes das raças mais antigas do cosmos, todos extremamente poderosos. A especialidade do Grande Mestre é observar os jogos e disputas em que se envolvem as raças galáticas. Como estudioso delas, termina por vezes interferir e potencializá-las.
Criado por Roy Thomas e John Buscema em Avengers 69, de 1969.
ATLANTES
Attuma, líder de uma facção rebelde de Atlantes.
A raça humana de hoje, Homo sapiens sapiens, não é a única raça inteligente a habitar o planeta Terra no Universo Marvel. Há também os Homo mermanus, uma raça de humanos que se derivou dos sapiens há milhares de anos e desenvolveu a habilidade de respirar debaixo d’água e viver indefinidamente no oceano. Os homo mermanus são conhecidos por Atlantes, porque ocuparam as ruínas submersas da cidade de Atlântida, construída pelos humanos e que foi uma grande potência mundial no passado pré-histórico e foi submersa no mar junto ao seu continente em uma grande tragédia natural conhecida como O Grande Cataclisma, a cerca de 10 mil anos atrás. Os mermanus ainda deram origem à outra raça, os Homo lemurians, que foram Atlantes que ocuparam as ruínas de outro continente submerso no Grande Cataclisma, a Lemúria. Estes, entraram em contato com um artefato místico de grande poder, a Coroa da Serpente, que os tornou, com o passar dos milhares de anos, com uma aparência mais reptiliana. Já os Atlantes são bastante parecidos com os humanos, mas além da capacidade de respirar debaixo d’água, têm a pele azul. No início do século XX, os Atlantes passaram a ser governados por Namor McKensie, um híbrido de mermanus com sapiens que ficou conhecido como Namor, o Príncipe Submarino. Ele se voltou contra a humanidade – momento em que soubemos de sua existência – mas terminou se aliando aos humanos para combater o Eixo na II Guerra Mundial. Namor foi membro dos Invasores, junto ao Capitão América e o Tocha Humana original. Contudo, após o fim do conflito, Namor se voltou novamente contra a humanidade quando a capital de seu reino foi destruída graças a um teste nuclear. Isso levou Namor e os Atlantes a combater os heróis da Terra, como o Quarteto Fantástico e os Vingadores. Mais tarde, quando Namor novamente fez as pazes com a humanidade, surgiu uma facção de Atlantes que continuou contrária aos humanos, liderada por Attuma, concorrente de Namor ao trono.
Namor e o Atlantes foram criados por Bill Everett, surgidos em Marvel Comics 01 Motion Pictures Funnies Weekly 01, respectivamente, ambos de 1939. O conceito foi retomado em tempos mais modernos – após décadas sem serem publicados – por Stan Lee e Jack Kirby em Fantastic Four 03, de 1962. Attuma foi criado por Lee e Kirby em Fantastic Four 33, de 1964.
RONAN, O ACUSADOR
Ronan, o Acusador.
Ronan é o principal nome do sistema jurídico do Império Kree: na escala hierárquica de poder do império, ele só está atrás da Inteligência Suprema. Por isso, por diversas vezes, já esteve em contato com os heróis terrestres, como inimigo ou aliado, a depender de quais interesses estão em jogo. Dono de grande força e poder, é um inimigo para ser temido. Também tem laços com os Inumanos, pois estes seres poderosos que habitavam a Terra, haviam sido criados no passado pelos Krees. Atualmente, Ronan é casado com a inumana Crystalis (ex-vingadora e ex-esposa do vingador Mercúrio), o que torna suas relações com os heróis da Terra muito melhores. Ele não é uma má pessoa, mas por vezes os interesses do Império Kree entram em choque com os da Terra.
Surgiu em Fantastic Four 65, de 1967, por Stan Lee e Jack Kirby.
VINGADORES SOMBRIOS
Os Vingadores Sombrios de Norman Osborn.
Quando houve a Invasão Secreta dos Skrulls à Terra, uma grande batalha se deu entre os humanos e os alienígenas. Em campo estavam heróis, como os Vingadores e o Quarteto Fantástico, mas também, jogadores menos bem-definidos, como os Thunderbolts de Norman Osborn (veja acima). Contudo, na batalha final, foi justamente Osborn quem matou a Rainha Skrull e pôs fim à guerra. Com isso, o antigo Duende Verde virou um herói nacional e assumiu o controle do MARTELO, uma agência que substituiu a SHIELD. Como homem mais poderoso dos EUA, Osborn transformou o Programa Thunderbolts nos Vingadores, usando velhos vilões como Venom, Mercenário, Rocha Lunar, Darken para se passarem por heróis como Homem-Aranha, Gavião Arqueiro, Miss Marvel, Wolverine, respectivamente. Também foram membros outros heróis, como o Kree Nor-Vah, antes conhecido como Marvel Boy, e agora, como Protetor; Ares, o deus da guerra e o Sentinela, ex-vingador e provavelmente o mais poderoso superhumano do mundo. Os verdadeiros Vingadores, claro, passaram a ser foras da lei perseguidos pelas autoridades e por Osborn, enquanto a equipe deste terminou sendo conhecida como Vingadores Sombrios. O próprio Osborn passou a liderar o grupo, sob a identidade do Patriota de Ferro, um amálgama do Homem de Ferro e do Capitão América. Levou meses para que os verdadeiros Vingadores conseguissem desmascarar Osborn e seu grupo.
Os Vingadores Sombrios surgiram em Dark Avengers 01, de 2008, por Brian Michael Bendis e o desenhista brasileiro Mike Deodato Jr., a partir de personagens previamente criados.
DR. DESTINO
Dr. Destino: ditador, rei, mágico e cientista.
Victor Von Doom é um dos maiores inimigos da humanidade, arquiinimigo do Quarteto Fantástico e, obviamente, também um sério oponente dos Vingadores e qualquer outro herói do Universo Marvel. Nascido em uma tribo de ciganos na Latvéria, pequeno país da Europa Oriental, Victor sempre teve apreço pelas coisas da ciência ocidental, renegando em certo sentido a herança da mãe, que era uma habilidosa feiticeira. O distanciamento da magia aumentou quando sua mãe perdeu a vida em meio a um ritual de magia negra. Já adulto, Victor começou a usar seu conhecimento autodesenvolvido pela ciência para proteger sua comunidade, de modo que chamou a atenção de autoridades dos Estados Unidos, que o convidaram para estudar numa das melhores universidade do mundo, a Empire State, em Nova York. Von Doom aceitou e se tornou colega de quarto de Reed Richards, um brilhante aluno de física vindo do meiooeste. Logo, ficou claro que Von Doom e Richards eram os maiores cérebros da humanidade e, sem querer, estabeleceram uma rivalidade lendária na faculdade. Contudo, quando Richards alertou Victor de que havia uma falha em um artefato que construíra, este se recusou a aceitar e o aparelho explodiu em seu rosto, deixando-o deformado. Expulso da Universidade, Von Doom viajou ao Oriente, onde foi estudar artes místicas e se tornou, ao mesmo tempo, um mágico poderoso e um grande cientista. Uniu os dois saberes para construir uma poderosa armadura e voltou à terra natal, a Latvéria, onde depôs o rei e assumiu o seu lugar. Desde então, Von Doom vem cometendo vários crimes, mas como é rei de uma nação, tem imunidade diplomática.
Surgiu em Fantastic Four 05, de 1962, por Stan Lee e Jack Kirby.
MAGNETO
Magneto: terrorista mutante e pai de dois vingadores!
Erik Lehnsherr nasceu na Polônia e, ainda adolescente, viu sua família ser arrastada para um Campo de Concentração, em meio aos eventos da II Guerra Mundial. O jovem não entendeu porque as agulhas não podiam feri-lo e sobreviveu ao processo, enquanto toda a sua família foi morta. Tentando esquecer o passado, Erik passou a viver uma vida normal depois da guerra, casando com Magda e tendo uma filha chamada Anya. Mas um incidente em seu trabalho revelou seus poderes mutantes de controle das forças magnéticas e manipulação de metais, o que levou aos aldeões pensarem que era um bruxo, de modo que cercaram sua casa e a queimaram, matando sua filha Anya. Magda sobreviveu, mas Erik entrou em fúria e matou todos os habitantes da pequena vila. Magda ficou aterrorizada e fugiu, sem saber que estava grávida de gêmeos. Ela daria à luz a Wanda e Pietro em um acampamento de ciganos e de lá fugiu, deixando as crianças aos cuidados de Django e Marya Maximoff. O casal os criou como filhos, mas Erik Lehnsherr descobriria tudo e passaria a monitorar os filhos, sem nunca se revelar. O caminho de Lehnsherr o levou à Israel, onde passou a trabalhar em um hospital e conheceu a médica escocesa Moira McTagger e o geneticista norteamericano Charles Xavier. Com este, aprendeu sobre a origem de seus poderes mutantes e conheceu a causa de defesa de um mundo em prol da convivência pacífica entre humanos (Homo sapiens sapiens) e os mutantes (Homo sapiens superior). Contudo, quando Xavier e Lehnsherr descobriram atividades de uma organização neonazista chamada HIDRA, o velho ódio e rancor de Erik vieram à tona e ele passou a adotar uma postura cada vez mais radical, uma ideia de supremacia mutante sobre os humanos. Assim, cada um dos dois ex-amigos seguiu um caminho distinto: Xavier voltou aos Estados Unidos para transformar sua mansão em uma Escola Para Jovens Super-Dotados, ou seja, mutantes, ensinando-os a lidar com seus poderes e controlá-los. A primeira turma terminaria se transformando nos X-Men. Enquanto isso, Erik Lehnsherr voltou à Europa Oriental e assumiu a identidade de Magneto, um terrorista mutante que passou a recrutar outros como ele e montou a temível Irmandade de Mutantes, nas quais incluiu seus próprios filhos, Wanda e Pietro Maximoff, agora, a Feiticeira Escarlate e Mércurio. Magneto organizou dois grandes ataques: primeiro a uma base de mísseis nucleares nos EUA; e outro à pequena República de San Marcos, na Europa Oriental, em ambos, combatido pelos X-Men. Contudo, Wanda e Pietro não concordavam com aquelas atitudes violentas e (ainda sem saber que Magneto era seu pai), abandonaram a Irmandade e terminaram aceitos nos Vingadores. A presença dos dois neste grupo logo levou Magneto a enfrentá-los também.
Surgiu em X-Men 01, de 1963, por Stan Lee e Jack Kirby. Mas os detalhes de sua origem foram criados pelo escritor Chris Claremont nos anos 1980 e por Scott Lobdell nos anos 1990.
FEITICEIRA ESCARLATE
Feiticeira Escarlate: de uma das principais membros até uma poderosa inimiga.
Wanda Maximoff e seu irmão gêmeo, Pietro, são filhos de Erik Lehnsherr, o poderoso mutante terrorista conhecido como Magneto. Quando soube dos poderes do marido, Magda Lehnsherr fugiu sem saber que estava grávida de gêmeos. Ela encontrou abrigo entre um acampamento de ciganos, na Europa Oriental, e após o parto fugiu, deixando o casal lá. Django e Marya Maximoff os adotaram e criaram como filhos, sem nunca lhes contar que eram adotados. Usando seus poderes e recursos, Erik Lehnsherr localizou os filhos, mas decidiu que era melhor deixá-los aos cuidados dos ciganos, que lhes dariam uma grande formação. Quando o casal de irmãos ficou adulto e seus poderes mutantes se manifestaram, passaram a ser perseguidos. Pietro tinha supervelocidade. Wanda tinha grandes poderes de alterar a realidade, o que lhe valeu a fama de bruxa. Por causa disso, se tornou de fato estudiosa da magia, que combinou aos seus já grandes poderes. Em seguida, sem revelar que era o pai deles, Magneto os recrutou para a sua Irmandade de Mutantes, o que os levou a combater os X-Men algumas vezes. Contudo, a violência da Irmandade os incomodava e, após algum tempo, decidiram fugir e pedir asilo nos EUA. Foram aceitos e terminaram ingressando os Vingadores. Mas a carreira de batalhas constantes e a posterior descoberta de que Magneto era seu pai, trouxe grandes impactos à mente instável da garota. Para piorar, Wanda se apaixonou pelo Visão, que era um sintozoide, um andróide muito avançado. Usando seus poderes de alterar a realidade, Wanda conseguiu até engravidar, dando à luz a gêmeos. Porém, anos depois, o Visão foi desmontado pelo Governo e perdeu a memória e a Feiticeira Escarlate descobriu que seus filhos eram apenas ilusões suas. Com isso, ela teve um colapso e se tornou uma vilã perigosíssima. Os Vingadores quase foram derrotados e Magneto se encarregou de ajudá-la. Ela se recuperou e voltou à equipe, mas depois, teve uma recaída e quase matou a equipe, o que levou ao fim provisório dos Vingadores, que ressurgiriam como os Novos Vingadores. Desde então, ela anda meio fora de cena.
Surgida em X-Men 04, de 1963, por Stan Lee e Jack Kirby. Entrou para os Vingadores em Avengers 15, de 1965, também por Lee e Kirby. Seu dois colapsos foram criados por John Byrne (em 1990) e Brian Michael Bendis e David Finch (em 2004).
CAVEIRA VERMELHA
O Caveira Vermelha: hábil manipulador.
O Caveira Vermelha é o maior inimigo do Capitão América, mas seus caminhos já cruzaram com os dos Vingadores, também. Embora seja um atleta praticamente do mesmo nível do supersoldado líder do grupo, o ex-nazista prefere atuar nas sombras, como um hábil manipulador. Sua história é longa: Johann Schmidt nasceu em uma família pobre da Alemanha no início do século XX. Seu pai era um bêbado que tentou matar o bebê recém-nascido afogado em uma banheira. Schmidt era um mero serviçal em um hotel de luxo que hospedou Adolf Hitler em meados dos anos 1930, quando o ditador reparou no ódio nos olhos do jovem. Ele foi então selecionado para um intenso treinamento militar para se tornar o Agente Ariano perfeito. Schmidt foi a primeira cobaia do Soro do Supersoldado, mas a fórmula não funcionou totalmente nele. Usando uma máscara aterradora, ficou conhecido como Caveira Vermelha a passou a comandar missões especiais para a Alemanha Nazista. Sua atuação foi um dos motivos do Governo dos Estados Unidos ter criado o Capitão América, que se tornaria seu maior inimigo. O Caveira Vermelha também foi colocado em animação suspensa após o fim da Guerra, de modo que voltou à vida para combater o Capitão América no presente. Ele tem uma filha, Pecado, que segue fielmente as ordens do pai. Seu braço direito é Ossos Cruzados.
Criado por Joe Simon e Jack Kirby em Capitain America Comics 01, de 1941, e retomado nos tempos modernos por Stan Lee e Jack Kirby em Tales of Suspense 65, de 1965, permanecendo como o maior inimigo do Capitão América desde então.
CEIFADOR
Ceifador: irmão de vingador e inimigo.
Eric Williams é irmão de Simon Williams, que se aliou ao Barão Zemo e se tornou o Magnum (Wonder-Man). Contudo, depois os Vingadores descobriram que Magnum estava agindo contra sua vontade e, na verdade, era Eric Williams o indivíduo realmente mau da família. Como Magnum foi dado como morto após o confronto dos Mestres do Terror contra os Vingadores, Eric Williams, que era membro da Maggia, decidiu usar seus contatos para se transformar em um supercriminoso chamado Ceifador (Grim Reaper). Assim, ele entrou em combate com os Vingadores, mas foi derrotado. Williams voltaria várias vezes, aliando-se a Ultron e formando a primeira encarnação da Legião Letal, com o Laser Vivo, Poderoso, Espadachim e Gorila Humano (Man-Ape). O Ceifador chegou a morrer em um dos confrontos com os Vingadores, mas foi trazido de volta à vida pelos poderes da Feiticeira Escarlate.
Surgiu em Avengers 52, de 1968, por Roy Thomas e John Buscema.
LEGIÃO LETAL
A primeira formação da Legião Letal.
Mais um grupo de supervilões criados para derrotar os Vingadores. Originalmente, foi unido pelo Ceifador, que recrutou Laser Vivo, Poderoso, Espadachim e Man-Ape. O bando chegou bem perto de derrotar os Vingadores, mas foram derrotados com a ajuda de Magnum (Wonder-Man), o irmão do Ceifador. Depois, houve várias outras versões da Legião Letal. A primeira delas foi reunida pelo Conde Nefária, que em seguida, usou os poderes de seus membros para tornar-se superhumano. Mais recentemente, o Ceifador e Magnum se uniram em outra versão do bando, com Homem-Absorvente, Mister Hyde e Tubarão Tigre, dessa vez, para combater o vilão Norman Osborn.
Surgidos em Avengers 79, de 1970, por Roy thomas e John Buscema, a partir de personagens previamente criados.
TERMINUS
Terminus.
Alien gigante que já tentou destruir a Terra e foi combatido pelo Quarteto Fantástico e pelos Vingadores.
Surgiu em Fantastic Four 269, de 1984, por John Byrne.
ALTO EVOLUCIONÁRIO
O Alto Evolucionário.
Herbert Wyndham era  um cientista britânico dos anos 1930 que, ajudado pela raça dos Inumanos, termina conseguindo quebrar o código genético humano e fazer experimentações evolucionárias, criando uma nova raça, chamada de Novos Homens, que são animais evoluídos artificialmente até ganharem forma humanóide e inteligência (igual ou superior, a depender do caso) ao Homo sapiens sapiens. Com a supertecnologia do Alto Evolucionário, esses Novos Homens formam a tropa de elite dos Cavaleiros de Wundagore, nome de uma montanha no fictício país da Trânsia, onde o vilão fincou base. Ele não é necessariamente uma pessoa má, mas seus planos vão ao encontro da ética humana na maioria das vezes. Seu maior objetivo é o de evoluir (à força) a humanidade.
Surgiu em The Might Thor 133, de 1966, por Stan Lee e Jack Kirby.
PROCTOR
Proctor: versão do Cavaleiro Negro em outra dimensão.
Proctor nada mais é do que a versão de Danny White, o Cavaleiro Negro (ex-membro dos Vingadores), só que advindo de outra dimensão e com poderes sobrehumanos, como força, resistência e projeção de energia por meio dos olhos. Ele veio à nosso mundo e deu bastante trabalho aos Vingadores, até ser aparentemente morto por sua contraparte.
Surgiu em Avengers 344, de 1992, por Bob Harras e Steve Epting.
Membros dos Vingadores que começaram a carreira como vilões, se regeneraram e entraram para o grupo:
  • Gavião Arqueiro
  • Viúva Negra
  • Mercúrio
  • Feiticeira Escarlate
  • Magnum
  • Visão
  • Espadachim
  • Jocasta
  • Namor

Os Vingadores: As Melhores Histórias


Os Vingadores: grandes aventuras em 39 anos!
Em antecipação ao filme dos “maiores heróis da Terra”, uma lista com as melhores histórias dos Vingadores nos quadrinhos.
Claro que sabemos que isso é um desafio praticamente impossível. Afinal, são quase 50 anos de histórias e os Vingadores quase sempre formaram uma das melhores revistas da Marvel Comics. Apesar de alguns poucos momentos em baixa, a revista Avengers na maior parte do tempo trouxe muitas boas histórias clássicas.
Esta lista tenta priorizar um equilíbrio entre as histórias clássicas dos anos 1960 e 1970; as modernidades e esquisitices dos anos 1980 e 1990; e os “clássicos contemporâneos” dos anos 2000.
Quem é  dos quadrinhos vai reviver bons momentos; para aqueles que não conhecem muito bem (ou de jeito nenhum) os quadrinhos, fica aí uma dica de 15 histórias fantásticas da maior equipe de heróis do Universo Marvel.
Já sabe: se topar com alguma dessas histórias por aí, não deixe de ler de jeito nenhum.
01 – A Guerra Kree-Skrull
(The Kree-Skrull War/ Avengers 89-97, de 1971, por Roy Thomas, Neal Adams e Sal Buscema)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Golias (Clint Barton), Mercúrio, Feiticeira Escarlate, Visão. Convidado: Capitão Marvel.
A Guerra Kree-Skrull: o maior clássico!
O clássico máximo dos Vingadores! A história que criou o modelo das grandes sagas. Um ponto decisivo na cronologia da equipe e da própria editora. O coroamento da clássica temporada de Roy Thomas à frente dos Vingadores, com o bônus da fantástica arte de Neal Adams.
Os Vingadores descobrem que os aliens Kree e Skrulls mantêm uma milenar guerra cósmica entre si e que a Terra está exatamente no meio da batalha. De brinde, Thomas resgata uma série de heróis antigos da Marvel, dos anos 1930 e 1940, que são invocados em espírito para ajudar na colossal batalha final.
02 – Sob Cerco
(Under Siege/ Avengers 273-277, de 1986 e 1987, por Roger Stern e John Buscema)
Principais membros: Capitão América, Thor, Vespa, Hércules, Capitã Marvel, Cavaleiro Negro.
Sob Cerco: violência e superação.
Parte das comemorações dos 25 anos da Marvel, esta fabulosa história mostra um dos maiores desafios à equipe, coroando a ótima fase escrita por Roger Stern e com a clássica arte do veterano John Buscema, um dos artistas mais vinculados à equipe.
O filho do Barão Zemo organiza uma nova equipe dos Mestres do Terror, grupo que reúne diversos vilões do Universo Marvel que têm rivalidades com os Vingadores. Armados de um plano audacioso e bem executado, os criminosos conseguem separar os membros da equipe e derrotá-los, bem como invadir em massa e destruir a Mansão dos Vingadores, sendo necessário um contraataque extremo liderado por Capitão América e Thor. Entre as consequências, o fim temporário do QG que abrigava o grupo desde os anos 1960 e a quase morte do semideus Hércules. E em meio a tanta carnificina, o escritor Roger Stern ainda encontra tempo para momentos sensíveis, como quando o Capitão América chora ao descobrir que a única foto que tinha de sua mãe foi destruída no ataque.
03 – The Ultimates/Os Supremos
(The Ultimates/ The Ultimates Vol. 01 01-12, de 2004-2007, por Mark Millar e Bryan Hitch)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Gigante (Hank Pym), Vespa, Gavião Arqueiro, Viúva Negra, Nick Fury.
Os Supremos: versão moderna e extrema dos Vingadores.
Em 2000, a Marvel criou o Universo Ultimate, que visada criar novas versões, mais modernas, dos seus personagens clássicos e antená-los mais ainda aos “novos tempos”, bem como livrá-los do peso de décadas de cronologia. Demorou um tempo, mas em 2004 a editora lançou sua nova versão dos Vingadores, chamada Os Supremos. Os roteiros ousados de Mark Millar (de Kick-Ass e O Procurado) mostraram uma versão extrema dos personagens, potencializado o temperamento de cada um: um Capitão América durão; Thor visto como um hippie meio maluco (que ninguém acredita ser o deus do trovão de verdade); um Homem de Ferro manipulador e político; um Hulk completamente selvagem e bestial; um Hank Pym/ Gigante que bate na mulher, a Vespa; e um Nick Fury extremo, manipulador e até meio sem-caráter. Tudo isso ilustrado na arte hiperrealista de Bryan Hitch que dá um ar de realidade tremendo.
Não é parte da “cronologia oficial” da equipe, mas é uma versão muito interessante e bem escrita, que influenciou bastante as versões do cinema. Um detalhe foi crucial: aqui, é a SHIELD e Nick Fury quem reúnem os Vingadores, ao contrário do encontro espontâneo da versão original.
Na trama, Nick Fury reúne um time de operativos superpoderosos formado por Homem de Ferro, Thor, Gigante e Vespa para caçar o Hulk. Mas o encontro do Capitão América, em animação suspensa desde o fim da II Guerra Mundial, termina por dotá-la de um verdadeiro líder e de um objetivo maior: combater uma invasão alienígena que está instalada no planeta há décadas! Os Chitauris.
04 – A Saga de Korvac
(The Korvac Saga/ Avengers 167-177, de 1977-1978, por Jim Shooter e David Michelinie (textos), George Perez, Sal Buscema e David Wenzel (arte))
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Feiticeira Escarlate, Visão, Miss Marvel, Fera. Convidados: Guardiões da Galáxia.
Korvac: como vencer um inimigo invencível?
Entre o fim dos anos 1970 e o início dos anos 1980, os Vingadores tiveram uma de suas melhores fases, na mão de escritores como Jim Shooter, David Michelinie e Roger Stern. Shooter teve que deixar o título porque se tornou o todo poderoso (e polêmico) Editor-Chefe da Marvel, mas não antes de criar esta saga que é lembrada por carinho pelos leitores veteranos como um dos maiores desafios da equipe e uma das batalhas mais violentas em que se envolveram até hoje.
Na trama, enquanto os Vingadores se ocupam de enfrentar inimigos como o andróide Ultron e o ser cósmico Colecionador, um sujeito comum, vindo do futuro e chamado Michael Korvac termina ganhando os poderes de um deus por meio de uma longa jornada na qual os aliens Badoons o transformam em um ciborgue extremamente avançado que, em seguida, escaneia os arquivos de Galactus para se tornar um ser de poder incomensurável. Os Vingadores precisam recrutar membros reservas e contar com a ajuda dos Guardiões da Galáxia para detê-lo.
05 – Guerra Civil
(Civil War/ Civil War 01-07, de 2006-2007, por Mark Millar e Steve McNiven)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage, Jaqueta Amarela (Hank Pym), Miss Marvel.
Guerra Civil: cisão política entre os heróis.
Esta minissérie, além de ter sido um dos maiores sucessos da história recente da Marvel, foi também um importante marco divisor da cronologia da casa, dando a tônica dos anos seguintes do Universo Marvel. Além disso, serviu como uma bem-sacada crítica (nada velada) à política da Era Bush nos Estados Unidos.
O grupo de heróis Novos Guerreiros causa, sem querer, a morte de 600 pessoas, a maioria crianças, o que leva o Congresso Americano a votar a Lei de Registro de Superhumanos, que obriga aos superseres revelar suas identidades e passarem a agir como encarregados do Governo. Tony Stark, o Homem de Ferro, é o Secretário de Defesa dos EUA e se torna o grande defensor da Lei; mas inesperadamente, uma facção de heróis liderada pelo Capitão América se ergue contra o Registro, por jugá-lo contra os Direitos Humanos. A batalha, então, se torna não contra um vilão, mas entre grupos de heróis que eram amigos até então, mas foram divididos pela política.
06 – Em Busca do Visão
(The Vision Quest/ West Coast Avengers 42-50, 1989-1990, por John Byrne)
Principais membros: Gavião Arqueiro, Hank Pym, Visão, Magnum, Tigresa, Feiticeira Escarlate, Visão, Agente Americano. Convidados: Capitão América, Mulher-Hulk e Tocha Humana Original.
Os Vingadores da Costa Oeste ganham destaque por John Byrne.
O escritor e desenhista John Byrne foi um dos maiores nomes dos quadrinhos dos anos 1980. Na Marvel, fez trabalhos memoráveis, como suas temporadas em X-Men, Vingadores, Capitão América (como desenhista) e Quarteto Fantástico e Hulk (como escritor e desenhista). Depois de uma temporada na concorrente DC Comics – onde reescreveu a origem do Superman e recriou seu universo – Byrne voltou à Marvel em 1989 para tocar esse projeto especial: assumir as duas revistas dos Vingadores. E foi com os Vingadores da Costa Oeste onde Byrne (escrevendo e desenhando) fez o melhor trabalho, dando uma identidade ao grupo e lhes dando um desafio quase intransponível.
Na trama, o sintozóide Visão é sequestrado pelo Governo dos EUA, que o desmonta e apaga a sua memória. O fato tem um impacto enorme na sua esposa, a Feiticeira Escarlate, que começa a desenvolver um comportamento agressivo e descontrolado. É o início da bancarrota da heroína, que Byrne continuaria a explorar no arco seguinte. Além disso, temos o Governo dos EUA impondo a liderança do grupo ao violento Agente Americano e o retorno do primeiro super-herói da Marvel: o Tocha Humana Original!
07 – Contra os Mestres do Terror/ Encontro do Capitão América
(Enter the Masters of Evil/Avengers 04, 06-08, 11, 14-15, de 1964-1965, por Stan Lee e Jack Kirby)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Vespa e Gigante (Hank Pym).
Os Vingadores encontram o Capitão América: marco nos quadrinhos.
Stan Lee e Jack Kirby foram os grandes criadores do Universo Marvel, embora tenham contribuído relativamente pouco tempo a uma de suas maiores criações: os Vingadores. A dupla só esteve junta nos dois primeiros anos da revista, após ao qual Lee continuou escrevendo, mas Kirby permaneceu apenas fazendo as capas, com Don Heck cuidando das artes internas. Mas a dupla ainda produziu este arco clássico que apresentou o primeiro desafio digno de uma equipe do porte dos Vingadores: os Mestres do Terror, liderados pelo Barão Zemo. A saga não foi contínua, mas preencheu a maior parte do tempo em que ambos estiveram juntos nas histórias.
Capitão América vs. Barão Zemo na arte de Jack Kirby.
Na trama, enquanto perseguem o traidor Hulk e o então vilão Namor, o Príncipe Submarino, os Vingadores terminam acidentalmente encontrando o Capitão América – herói desaparecido desde o fim da II Guerra Mundial – congelado em um bloco de gelo. O velho herói desperta décadas depois de seu tempo, percebendo que não envelheceu nem um dia, enquanto seu mundo não existe mais. Ao mesmo tempo, precisa encarar um velho inimigo que está de volta para completar o trabalho que quase realizou: matá-lo. Porém, ao perceber que o supersoldado se uniu aos Vingadores, o Barão Zemo resolve formar o seu próprio grupo de superseres: os Mestres do Terror. Assim, comanda um complexo plano para neutralizar os heróis, que envolve alianças frágeis com criminosos como o Cavaleiro Negro, Homem-Radioativo, Derretedor, Encantor, Desafiador e resulta na criação de uma perigosa ameaça, Magnum (vilão que anos mais tarde se tornará membro da equipe). O arco também revela que Bucky, o parceiro adolescente do Capitão América nos tempos da II Guerra Mundial morreu no acidente de avião que culminou no herói congelado até os nossos dias.
08 – A Madona Celestial
(The Celestial Madonna/ Avengers 129-135; Giant-Size Avengers 02-04, de 1974-1975, por Steve Englehart, Sal Buscema, Dave Crockum e George Tuska)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Mantis, Espadachim, Feiticeira Escarlate, Visão.
Capa de "Giant Size Avengers 02", de 1974, por Ron Wilson e John Romita.
Steve Englehart foi um dos maiores escritores de quadrinhos dos anos 1970 e um de seus maiores trabalhos foi justamente sua temporada de três anos à frente dos Vingadores. Esta saga é um dos grandes momentos da época áurea da equipe.
Um arco com grandes revelações! Um dos maiores vilões dos Vingadores, Kang, o Conquistador, o mais temível dos viajantes no tempo, volta para concluir uma busca pela Madona Celestial, uma mulher que dará à luz ao salvador do Universo. No processo, os Vingadores precisam encarar a morte do Espadachim (primeiro membro do time a perecer em combate) e a descoberta de que dois viajantes no tempo que já entraram em choque com o grupo, Kang e Immortus, são na verdade versões jovens e velhas da mesma pessoa! E essa pessoa é o faraó Rama-Tut que também já tinha enfrentado o time! Outras descobertas ainda vêm como a resolução do mistério acerca da origem do Visão, o sintozóide criado por Ultron para destruir os Vingadores, mas se tornou um dos membros mais poderosos da equipe. E também ocorrem dois casamentos! Feiticeira Escarlate e o Visão completam sua união improvável de uma mutante com um andróide, bem como a vingadora Mantis, que termina sendo ela própria a Madona Celestial!
09 - Operação Tempestade Galáctica
(Operation: Galactic Storm/ Avengers 345-347 e várias outras, 1992, por Bob Harras e Steve Epting)
Principais membros: Cavaleiro Negro, Visão, Sersi, Hércules, Crystalis. Convidados: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Quasar.
Operação Tempestade Galática: cisão moral entre os Vingadores.
A inclusão desta saga pode ser polêmica, afinal, ela inclui muito do que os anos 1990 têm de pior: os crossovers intermináveis que tornam uma saga impossível de acompanhar sem comprar literalmente uma dezena de revistas, principalmente aquelas que você não leria normalmente. A própria Operação Tempestade Galática teve 19 capítulos (!) publicados não apenas na revista dos Vingadores, mas também em outras como Avengers West Coast, Captain America, The Invicible Iron-Man, Quasar, Wonder-Man e The Mighty Thor, cada qual com seu escritor e desenhista respectivo, alguns bons, outros péssimos. Mas a saga, pelo menos no tocante à revista principal, teve alguns temas interessantes e retomou conceitos da clássica Guerra Kree-Skrull. O título da saga é uma clara referência à “Operação Tempestade no Deserto” empreendida pelo Governo de George Bush (o pai) contra o Iraque. E os roteiros de Bob Harras trouxeram algumas críticas a isso.
Na trama, dois impérios alienígenas, os Krees e os Sh’iar, estão em guerra e a Terra é mais uma vez alvo. Os maiores protetores do planeta se unem para impedir a Terra de ser destruída no processo. No entanto, ao final da batalha, o Capitão América e o Homem de Ferro – que tiveram problemas entre si recentemente (veja aqui) e não faziam parte da equipe principal dos Vingadores na época – discordam sobre até onde devem ir. Por fim, a contragosto do Capitão América, o Homem de Ferro lidera uma equipe de heróis determinada a por um fim definitivo à guerra eliminando a Consciência Suprema que governa os Krees. Uma cisão não apenas entre os dois heróis, mas entre dois tipos de heróis e que leva ao fim dos Vingadores da Costa Oeste.
10 – Motim!/ Os Novos Vingadores
(Breakout/ New Avengers 01-07, 2005, por Brian Michael Bendis e David Finch)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage e Mulher-Aranha. Convidados: Sentinela, Maria Hill.
Montim: Reinício da equipe para os anos 2000.
Após alguns anos de baixas, a revista dos Vingadores é renovada pelo escritor Brian Michael Bendis e pelo desenhista David Finch. Era o início de uma ótima fase que ainda não se encerrou até hoje.
A prisão para supercriminosos chamada Balsa, em Nova York, é vítima de um blecaute e, para conter uma fuga em massa, uma série de heróis se mobiliza. Dessa reunião casual, o Capitão América e o Homem de Ferro decidem criar os Novos Vingadores, com membros que não faziam parte das fileiras do time, como Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage e Mulher-Aranha.
11 – Ultron Definitivo
(Ultron Unlimited/Avengers Vol. 03 19-23, de 1999, por Kurt Busiek e George Perez)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Visão, Feiticeira Escarlate, Magnum, Vespa e Flama.
A batalha máxima contra Ultron.
Após uma fase em baixa, os Vingadores vivenciaram uma nova fase áurea nas mãos de Kurt Busiek e George Perez, que resgataram elementos clássicos da equipe e formularam aventuras atemporais. Este é o ponto alto da parceria.
O robô Ultron está de volta e agora mais poderoso do que nunca! Como os Vingadores poderão detê-lo?
12 – Invasão Secreta
(Secret Invasion/ Secret Invasion 01-07, de 2007-2008, por Brian Michael Bendis e Leinil Francis Yu)
Principais membros: Luke Cage, Homem-Aranha, Wolverine, Ronin (Clint Barton), Mulher-Aranha, Punho de Ferro e Dr. Estranho.
Invasão Secreta: em quem confiar?
Embora não seja um divisor de águas tal qual Guerra Civil, esta saga representa dois elementos chave da longa fase do escritor Brian Michael Bendis à frente dos “maiores heróis da Terra”: a queda de Tony Stark e a ascensão do vilão Norman Osborn como a maior ameaça do Universo Marvel.
Em uma missão no Japão, os Novos Vingadores – agora perseguidos da lei por serem contra a Lei de Registro de Superseres – descobrem que os alienígenas Skrulls estão infiltrados na Terra graças à sua capacidade transmorfa. Então, qualquer um pode ser um Skrull infiltrado, já que eles não podem ser identificados! E Luke Cage tem certeza de alguns de seus amigos e ex-amigos são, na verdade, Skrulls disfarçados. O clima de paranoia está instalado entre os heróis e não se pode confiar em ninguém, mas como eles irão deter a iminente invasão dos Skrulls desse jeito? Traições e retornos marcam a saga.
13 – A Morte de Adam Warlock
(The Death of Adam Warlock/ Avengers Annual 07; Marvel Two-in-One Annual 02, 1977, por Jim Starlin)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Visão, Feiticeira Escarlate, Fera. Convidados: Adam Warlock e Capitão Marvel.
A Morte de Adam Warlock: pico da saga cósmica de Jim Starlin.
O escritor e desenhista Jim Starlin foi o maior criador da parcela cósmica do Universo Marvel, criando ou desenvolvendo personagens importantes da época, como Capitão Marvel, Adam Warlock e, principalmente, o vilão Thanos, uma das maiores ameaças em todos os tempos. Esta aventura mostra uma das maiores batalhas dos Vingadores contra Thanos e traz, ainda, a morte de Adam Warlock, se sacrificando para salvar o Universo.
14- A Saga da Coroa da Serpente
(The Serpent Crown Saga/ Avengers 141-144; 147-148, de 1975-1976, por Steve Englehart e George Perez)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Visão, Feiticeira Escarlate, Fera, Serpente da Lua e Hellcat (Felina).
Os Vingadores em meio à Saga da Coroa da Serpente.
Esta grande saga marca dois pontos importantes em termos editoriais: marca o início do fim da excelente fase de Steve Englehart à frente da revista dos Vingadores, por um lado; e por outro, traz a estreia do fantástico desenhista George Perez no título, um dos artistas que mais ficaria vinculado à equipe e que, além de dominar a arte em meados e fins dos anos 1970, ainda voltaria várias outras vezes ao time.
Do ponto de vista cronológico, uma grande aventura na qual os Vingadores precisam enfrentar o poder de uma misteriosa peça mística antiquíssima: a Coroa da Serpente. No meio do caminho, o grupo ainda precisa unir forças contra um de seus principais inimigos: o viajante no tempo, Kang, o Conquistador. E também aparece a equipe de vilões de outra dimensão: o Esquadrão Sinistro! Para tantos desafios, os Vingadores incorporam alguns novos membros, como o ex-membro dos X-Men Fera, a misteriosa Serpente da Lua e Hellcat (Felina).
15- O Esquadrão Sinistro
(Enter The Squadron Sinister/ Avengers 69-71, de 1969, por Roy Thomas e John Buscema)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Pantera Negra, Jaqueta Amarela (Hank Pym), Vespa, Golias (Clint Barton).
A estreia da Liga da Justiça... ops... do Esquadrão Supremo.
A clássica fase de Roy Thomas na condução da revista dos Vingadores, entre 1967 e 1972, teve esta aventura como um de seus pontos mais altos. Esta aventura traz elementos importantíssimos à cronologia da equipe: mais um confronto com Kang, o Conquistador; a primeira aparição do Esquadrão Supremo; e a primeira aparição dos Invasores, o grupo de heróis que teria existido na época da II Guerra Mundial e teria entre seus principais membros o Capitão América, o Tocha Humana Original e Namor, o Príncipe Submarino, os maiores heróis da Era de Ouro da Marvel Comics. Thomas era fascinado pela Era de Ouro e criou uma história retroativa na qual os três heróis teriam agido juntos na época da guerra. Anos mais tarde, Thomas inclusive criaria uma revista mensal para mostrar essas aventuras, criando uma cronologia para o Universo Marvel pré-surgimento do Quarteto Fantástico.
Outro ponto importante é que Roy Thomas era um grande amigo de Dennis O’Neil, naquele tempo, o principal roteirista da concorrente DC Comics. Assim, num acordo de camaradas – e sem consultar os chefões das editoras – cada um acordou criar uma versão do grupo “rival” em suas histórias. Então, Thomas criou o Esquadrão Supremo, que nada mais era do que uma versão mal-disfarçada da Liga da Justiça da DC, trazendo membros que refletiam os heróis da concorrente: Hyperion (Superman), Nighthawk (Batman), Dr. Spectrum (Lanterna Verde) e Whizzer (Flash). Dali em diante, o Esquadrão Supremo – na história, habitantes de uma outra dimensão – apareceria diversas vezes e se tornaria um dos principais oponentes dos Vingadores na década de 1970.
Bônus Especial:
Liga da Justiça vs. Vingadores
(JLA/Avengers 01-04, de 2002, por Kurt Busiek e George Perez)
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Visão, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro. Convidados: Liga da Justiça (Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash, Lanterna Verde, Homem-Borracha).
Liga da Justiça vs. Vingadores na arte de George Perez: encontro histórico.
Como assim a Liga da Justiça? Superman e Batman? Sim! Isso aconteceu mesmo: a Liga da Justiça (da DC Comics) enfrentou os Vingadores (da Marvel Comics) em uma das melhores histórias das últimas décadas. Mesmo!
Aula de história: em 1978, após longas negociações, Marvel e DC lançaram em conjunto a revista Superman vs. Spider-Man, o primeiro encontro entre dois heróis das duas editoras. O grande sucesso levou a outros encontros (Batman vs. Hulk; Novos Titãs vs. X-Men ), mas o projeto de unir os Vingadores à Liga da Justiça não se concretizou por causa de rivalidades criativas e as relações entre as duas casas ruiu. Nos anos 1990, motivada por uma grave crise no mercado dos quadrinhos, uma nova onda de encontros ocorreu, e abriu caminho para a concretização do velho sonho.
As duas equipes em batalha.
E ele foi feito em grande estilo. JLA /Avengers é a melhor história que reúne heróis das duas casas e a que melhor funciona como uma história mesmo, criando até uma boa desculpa para que os heróis de duas editoras se reúnam. O nível é tão bom que o evento foi mesmo incorporado à cronologia dos personagens, ao contrário de todos os outros encontros Marvel/DC. Embora os heróis da editora rival não apareçam, por motivos contratuais, várias histórias posteriores, tanto de uma, quanto de outra, fizeram referência à essa aventura.
Na trama, dois seres cósmicos de grande poder se unem em uma disputa e usam dois universos distintos – o da Marvel e o da DC – para levarem vantagem, o que termina colocando os Vingadores e a Liga da Justiça em rota de colisão na busca pelos artefatos cósmicos mais poderosos dos dois universos. E no fim há até uma piada de metalinguagem, quando o Gavião Arqueiro diz que a Liga da Justiça não passa de uma imitação do Esquadrão Supremo!
O clássico que ninguém leu:
Perdidos no Espaço-Tempo
(Lost in Space-Time/ West Coast Avengers 17-24, de 1987, por Steve Englehart e Al Milgrom
Principais membros: Gavião Arqueiro, Harpia, Tigresa, Magnum e Homem de Ferro.
Viagens no tempo e complexidade temática.
No geral, ninguém dá muita importância aos Vingadores da Costa Oeste. Mas o escritor Steve Englehart voltou à Marvel em meados dos anos 1980 e produziu mais uma série de boas histórias, agora, como o Lado B da equipe. E este arco esquecido no tempo, tal qual o seu título, é uma grande história: os Vingadores se perdem no tempo e precisam desesperadamente voltar ao presente ou se unir ao longo do espaço-tempo. Englehart desenvolve sete linhas temporais distintas, cada uma com uma trama, e todas se unem no final, num fôlego e complexidade impressionante.
Além disso, esta é uma história pioneira a lidar com o estupro, mostrando o ataque que uma Harpia perdida no Velho Oeste sofre do vigilante mascarado conhecido como Phantom Rider (Cavaleiro Fantasma no Brasil, mas é a versão “velho oeste” do Motoqueiro Fantasma), mostrando inclusive a vingança extrema da heroína contra seu agressor. O que atrapalha é a arte sem graça e sem personalidade de Al Migron.
Uma escolha pessoal:
Um dos Nossos
(One of Our Own!/ Avengers Annual 15, por Denny Fingeroth e Steve Ditko; West Coast Avengers Annual 01, por Steve Englehart e Mark D. Bright, 1986).
Principais membros: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Cavaleiro Negro, Capitã Marvel, Gavião Arqueiro, Harpia, Tigresa, Magnum.
Um dos nossos: história de traição e união.
Estes dois anuais de 1986 fazem parte das comemorações dos 25 anos da Marvel Comics e lançaram os Vingadores em uma interessante aventura, na qual são denunciados ao Governo por supostas irregulariedades e passam a ser perseguidos, sofrendo ataques da Força Federal (nada mais do que a velha Irmandade de Mutantes, liderada por Mística) e de uma nova encarnação do Zodíaco, equipe de criminosos que combateu o time no passado. E o pior, ficam sabendo que há um traidor em suas fileiras!
É uma aventura muito interessante que, principalmente em sua segunda parte, por Steve Englehart, relembra praticamente todos os membros da equipe – como uma desculpa na busca pelo traidor – e vários momentos importantes. A arte também é singular: a primeira parte com o cocriador do Homem-Aranha, Steve Ditko, em sua temporada final na Marvel; e com Mark D. Bright na segunda, artista que era o responsável pela revista do Homem de Ferro. Não é comumente lembrada nas listas de “As Melhores…” mas é uma boa aventura que lida com a essência do que é ser um vingador.
***
É óbvio que muita história boa ficou de fora, mas esta humilde lista tenta equilibrar as várias boas fases da equipe com alguns eventos de importância editorial e cronológica.