quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Por que você deve ler Astronauta – Magnetar


Talvez o álbum nacional do ano (e um dos melhores entre tantos lançamentos, sem dúvida) o trabalho de Danilo Beyruth entra no rol das HQs que sempre gostaríamos de ler, mas que nunca chegam nas prateleiras. Bom, isso mudou.
Beyruth há anos tem trabalhos acima da média do cenário quadrinístico e o selo Graphic MSPpromete um novo olhar sobre personagens com que crescemos. No mínimo, já seria um encontro curioso. O que torna uma dupla que funciona não são só as premissas doAstronauta, um dos personagens nerds mais legais de Maurício, mas o sensível olhar do artista e seu traço criativo.
Astronauta – Magnetar conta a história de um herói perdido no meio de um fenômeno natural do universo. Não há o romântico audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve, mas apenas a solidão. Pura e simples. E os efeitos aterradores que isso pode ter em qualquer pessoa.
Se você já passou longos períodos longe de sua casa sem companhia talvez tenha uma idéia do que pode significar o espaço sideral sem ninguém por perto para chamar de seu. Beyruth cria esse sentimento com soluções simples como a repetição na página 41 e quadros longos , sem o recurso fácil de quadros explicativos demais ou closes. As cores de Cris Peter seguem a mesma linha.
Mas o mais importante é folhear mais uma prova de algo que por anos muita gente preguiçosa desmentiu: é possível fazer uma HQ nacional maravilhosa com artistas nacionais sem que seja focada em humor ou paródia. Você pode achar essa uma discussão batida. E talvez seja (eu não aguento falar disso, por exemplo) porque cada mês surge alguém que indica isso. Mas são produtos como Astronauta – Magnetar que aumentam a credibilidade da indústria nacional. São quadrinhos assim que fazem a gente se lembrar de uma história muito tempo depois que a leu.
Você deve comprar Astronauta – Magnetar porque é uma HQ memorável. Mas também porque ela fará parte do rol de referências quadrinísticas que todo leitor de HQs curte e discute por muito tempo. Sorte de quem lê. Sorte da gente que pode falar dela por aqui. Sorte sua.
Nota: 10

Castlevania ganha websérie!


O passado e as origens de Simon Belmont, um dos protagonistas da série Castlevania, daKonami, será explorado na websérie do canal Start, no Youtube.
Intitulada Hymn of Blood, a websérie retratará os eventos do começo da vida de Simon e já apresenta alguns acontecimentos que contradizem o que se sabia sobre a cronologia de Castlevania até agora. Como eu não sou especialista, me calarei. Mas fica o primeiro episódio para vocês verem:
Bem produzido, né?
Vale lembrar que a série não é canônica e sai todas as terças-feiras.
via Kotaku BR

Oz: Mágico e Poderoso ganha novo “pôster”


Oz: Mágico e Poderoso, aquele prelúdio de O Mágico de Oz, ganhou hoje um pôster-que-não-é-pôster. Na verdade, a imagem divulgada é apenas uma espécie de teaser da Malvada Bruxa do Oeste no longa. Ou talvez seja da Bruxa Malvada do Leste já que a imagem não possui uma bússola ou uma Rosa-dos-ventos para que a gente possa se sintonizar.
Confira:
                      
Oz mostra James Franco no papel de Oscar Diggs, um mágico de circo que vai parar na Terra de Oz, onde ele é visto como um poderoso e grande feiticeiro. Lá, Diggs se encontra com três bruxas, Theodora (Mila Kunis), Glinda (Michelle Williams) e Evanora (Rachel Weisz), que não nutrem a mesma opinião pelo mágico. Agora, cabe à Oscar usar sua habilidade de ilusionista para se transformar no poderoso Mágico de Oz.
Além dos já citados James Franco, Mila Kunis, Michelle Williams e Rachel Weisz, o elenco do gilme ainda conta com Zach Braff, Joey King e Abigail Spencer.

Star Wars VII será uma história original

                        

Após a venda da LucasFilm para a Disney e o anúncio de um novo filme de Star Wars, vários rumores começaram a surgir na internet sobre o futuro da saga.
O filme será uma história completamente original, declarou uma fonte da LucasFilm ao E!online. Ou seja, não se baseará em material existente do chamado Universo Expandido de Star Wars.
Com o anúncio do novo filme, alguns fãs tinham esperanças de que o sétimo longa da saga tivesse como base a Trilogia de Thrawn, de Timothy Zahn, também conhecida como Herdeiros do Império.
Nos livros, Zahn mostra os desafios de Luke, Leia e Han Solo na República, cinco anos depois dos eventos de O Retorno de Jedi.
Ainda não há diretor ou roteirista definidos para Star Wars VII. O filme tem estreia prevista para 2015 e outros episódios da saga devem sair a cada dois ou três anos.

ViaOmelete

WOLVERINE E MARIKO | GUIA OBRIGATÓRIO PARA O FILME DE 2013



                    

Ilustração: Eduardo Francisco

Wolverine é um dos personagens de histórico mais trágico no mundo dos quadrinhos, principalmente, na sua vida amorosa. Ele se apaixonou muitas vezes (numa vida muito longa, devido sua provável imortalidade), por mulheres de origens muito distintas entre si, em épocas e situações muito diferentes. Dentre as principais estão Raposa Prateada, Jean Gray e Mariko Yashida. Mas nenhum destes relacionamentos teve o tão esperado final feliz. Porém, Wolverine chegou muito próximo de um casamento com Mariko, e esta história foi tão intensa que rendeu uma das mais belas sagas da Marvel.

Segue um grande resumo (bem resumido mesmo) de todo este relacionamento de Wolverine e Mariko, e faço questão de indicar cada revista deste arco, pois vale muito a leitura.

WOLVERINE CONHECE MARIKO
Publicação original: UNCANNY X-MEN 118

Mariko é de família nobre japonesa, filha de Shingen Yashida (antes de sua morte, líder do Clâ Yashida, parte da Yakusa criminosa), meio-irmã do Samurai de Prata, e prima de Solaris (já integrou os X-Men) e Sunpyre.
Mariko conheceu os X-Men quando voltou de uma viagem à Terra Selvagem e eles foram convidados para ajudar o Japão, que estava sendo chantageado e atacado pelo terrorista Moses Magnum. Wolverine se encanta com a beleza da japonesa logo à primeira vista, e rolou aquela "química". Nesta época, Wolverine era apenas um coadjuvante dentre os X-Men, e esta história com Mariko ficou apenas nisso. Não rolou beijo e nem nada parecido, nem nesta história, nem nas próximas edições seguintes dos X-Men.

WOLVERINE E O CLÃ YASHIDA
Publicação original: WOLVERINE (4 partes)

Até que em 1987, num dia que parecia comum, em que Chris Claremont (um dos maiores roteiristas da Marvel) e Frank Miller (roteirista e ilustrador, o maior nome dos quadrinhos - na minha opinião - que na época ainda era apenas um artista pouco conhecido) retornam de carro da Convenção de Quadrinhos em San Diego rumo a Los Angeles (horas de viagem), e começam a divagar sobre Wolverine, sua personalidade psicótica, sua provável origem, etc. Nesta viagem ambos criaram a base da minissérie clássica "Wolverine" (4 edições), sua primeira aventura solo.
Esta saga começa com Wolverindo descobrindo que todas as cartas que enviou para Mariko foram devolvidas sem serem abertas. Não o deixam falar com ela por telefone e ele resolve ir para o Japão esclarecer a história. Ao chegar, Wolverine fica sabendo que Mariko está para se casar com um criminoso, por ordem de seu pai, para resolver uma de suas dívidas. Ela obedeceu, como uma questão de honra ao Clã Yashida. No entanto, seu pai sabia que Mariko ainda amava Logan. No desenrolar da história, há um duelo épico entre Wolverine e mestre Shingen (pai de Mariko) com espadas de madeira. Para garantir sua vitória, Shingen contratou sua assassina pessoal, Yukio, que colocou veneno na bebida de Wolverine para enfraquecê-lo durante o duelo. Esta sequência da luta é maravilhosa, com quadros em "widescreen" para cada golpe, uma novidade na época. Wolverine perde a luta, desmoralizado em frente sua amada.


Obviamente Wolverine não deixou por isso mesmo. Entre muitas batalhas com ninjas, traições e novas parcerias, Wolverine retorna para se vingar de Shingen, num novo duelo. Desta vez, com armas letais. Shingen com a espada do Clã Yashida, Wolverine com suas garras. O duelo é ainda mais intenso que o primeiro. Wolverine vence, Shingen é morto e Wolverine fica com Mariko. A saga termina com com os X-Men recebendo o convite de casamento pelo correio. Ou seja, além do roteiro e arte primorosa, esta saga tem vital importância no histórico dos X-Men.

Esta grande história ficou marcada na história dos quadrinhos de várias formas:
Foi, talvez, a única parceria entre Chris Claremont e Frank Miller
Foi a primeira história a introduzir Wolverine no universo Samurai e Japonês. Após esta história, milhares de outras foram feitas com Wolverine no Japão, inclusive, com outras mulheres e novos inimigos.
Foi eleita uma das melhores sagas da Marvel de todos os tempos.
Seu enorme sucesso rendeu o início da revista mensal solo de Wolverine, que hoje já está em seu 4º volume.

O CASAMENTO DE MARIKO E WOLVERINE
Publicação original: UNCANNY X-MEN 172 a 175

Esta saga solo de Wolverine tem sequência no volume mensal dos X-Men, onde a edição nº 172 tem na capa o mesmo convite de casamento apresentado no final da minissérie. Esta parte é muito bacana: os X-Men chegam no Japão cheio de malas, Wolverine os recepciona já com trajes japoneses, o clima é muito agradável. Mas aí entra a mão dos roteiristas influenciando a tragédia na vida de Logan. Não tem jeito. Ninguém na vida real parece querer a felicidade do rapaz. Após diversos acontecimentos, dentre eles, o duelo fenomenal entre Wolverine e o Samurai de Prata (cópia do duelo com Shingen, mas ficou muito bom), na edição nº 173 dos X-Men, o Mestre Mental influenciou a mente de Mariko, e ela recusa a se casar com Wolverine, interrompendo o casamento no altar, dizendo: Você não é digno. A história termina com Wolverine chorando. Dramático.
Na edição nº 174 dos X-Men, o título é "Romances", pois o Prf. Xavier está bem com Lilandra, Scott Sumers (Ciclope) está bem com Madelyne (que se casam na edição seguinte), e Logan está em caos com Mariko. Ou seja, só Wolverine se dá mal. Nesta edição, Mariko ainda está sobre influência do Mestre Mental e despacha Wolverine.



Na edição nº 176, Wolverine retorna mais uma vez para falar com Mariko. Desta vez, já livre da influência do Mestre Mental, ela revela seu amor por Logan, mas que, devido a morte seu seu pai e seu compromisso com o Clã Yashida, ela não poderia mais se casar. Após esta fato, Mariko permanece no Japão com suas responsabilidades e Wolverine retorna para os EUA junto aos X-Men. Mas alguns acontecimentos posteriores denunciam que, mesmo distantes, eles mantiveram contato e um bom relacionamento.



Existe um título da Marvel nos EUA chamado WHAT IF (E se...), que conta rumos diferentes de suas histórias. A edição nº 43 do What If (no Brasil, formatinho Wolverine nº 31) chama-se E SE WOLVERINE TIVESSE SE CASADO COM MARIKO?! Esta história alternativa começa com o casamento de Wolverine e, assim, ele e Mariko se tornam líderes do Clã Yashida. Juntos com Samurai de Prata e Solaris, enfrentam os ninjas do Tentáculo, na tentativa de se desligarem da Yakusa, cujo novo líder é Wilson Fisk, o Rei do Crime (exatamente!). Para evitar mortes, Wolverine e Fisk se enfrentam num duelo de espadas. Mas, quando Wolverine vence, o Samurai de Prata assassina Mariko pelas costas. Wolverine o espanca e o mata na hora, e Solaris explode o carro que Fisk tenta fugir, matando-o também. Wolverine acaba voltando para os X-men. Ou seja, de qualquer forma, ela acabaria morta, e Wolverine com sua tragédia. Esta história é péssimamente idealizada, escrita e ilustrada. Mas é uma referência oficial da Marvel desse episódio e eu não poderia deixá-la de fora desse artigo.


WOLVERINE E MARIKO ADOTAM AMIKO
Publicação original: UNCANNY X-MEN 181
Os X-Men voltaram das primeiras Guerras Secretas e acidentalmente acabam no Japão, lutando com uma monstro da espécie de Lockheed, que havia vindo junto com eles e estava destruindo a cidade. Durante o caos, uma jovem garota chamada Amiko Kobayashi perde a mãe num desabamento de prédio. Antes de perecer, a mulher implora para Wolverine cuidar de sua filha. Uma vez que Wolverine não poderia cuidar de Amiko, ele deixou a menina aos cuidados de Mariko, e foi criada como membro do Clã Yashida. Embora tenha visto pouco Wolverine durante sua vida, ela ainda é considerada filha adotiva de Wolverine e Mariko.


A MORTE DE MARIKO
Publicação original: UNCANNY X-MEN 55 a 60
Publicação brasileira: WOLVERINE 44 e 45

Pois é. Se você achava pouco Wolverine não ter conseguido casar com seu amor, ter que viver a distância, ele literalmente teve que encarar a morte de Mariko. Já no volume solo de Wolverine (originalmente nº 55 a 60 / no Brasil, formatinho nº 45 e 46), numa batalha alucinante entre Wolverine, Mariko, Jubileu, Gambit, Samurai de Prata, Ciborgue, ninjas, dentre outros personagens, Mariko foi envenenada por um de seus rivais. Devido a dolorosa morte lenta, ela pede para Logan leva-la ao santuário, e em seguida matá-la. Tenso demais! Após muito relutar, Wolverine atende seu pedido, e mata Mariko com suas garras. Devido a grandiosidade da origem de Mariko e seu relacionamento com Wolverine na saga de Chris e Frank, esta morte poderia ter sido muito mais elaborada, muito melhor contada, de forma muito mais intensa. Ocorreu numa situação meio inusitada, com tanta coisa acontecendo com tantos personagens, que este fato acabou perdendo o peso. Mas, mesmo assim, a Marvel manteve o fato e esta não foi mais uma das mortes dos quadrinhos em que o morto ressuscita. Mariko realmente morreu e Wolverine perdeu um grande amor, sem chance de volta.




WOLVERINE E MARIKO NO INFERNO
Publicação original: WOLVERINE (V4) 2

Eu sei, estranho, mas é isso mesmo. O 4º volume mensal de Wolverine começa com o personagem no inferno. Wolverine foi capturado por um demônio e levado para o inferno e, para Wolverine cumprir suas exigências, o demônio ameaçou destruir a alma de Mariko (que havia sido condenada ao inferno por sua liderança de atividades criminosas no Clã Yashida). Wolverine, no entanto, acabou por ser resgatado por seu velho amigo da Tropa Alfa, Puck, e seu próprio pai. Quando Logan finalmente estava preparado para fugir do inferno, ele pretendia levar Mariko com ele. Mas ela pediu à ele para deixá-la para trás e voltar à Terra e recuperar a sua própria vida. Um pedido, muito estranho (quem quer ficar no inferno???), mas que Logan relutantemente aceitou (Wolverine v4, Nº 1 a 4).



E, por enquanto, assim se encerrou a saga de Wolverine e Mariko. Infelizmente, não há nenhum encadernado oficial com todas estas principais histórias reunidas. Este encadernado seria importante principalmente para nós, brasileiros, pois algumas destas histórias nunca foram publicadas no Brasil e, as que foram, chegaram de forma extremamente picotada entre X-Men, Superaventuras Marvel e Wolverine. O que chegou mais próximo disso tudo reunido foi o belo encadernado da Panini Books, chamado Eu, Wolverine, reunindo as 4 edições de Chris e Frank, e as 2 edições da sequência da história nos X-Men (nº 172 e 173). Na falta de um mais completo, este se tornou obrigatório na prateleira.





Há também uma espécie de "resumão" da história de Wolverine e Mariko, na revista Wolverine Origins nº 46. Nesta edição, numa conversa com Noturno, Wolverine relembra toda sua história com Mariko, desde quando a conheceu até sua morte. Curti bastante esta idéia, pois eles realmente passam por todas as fases do relacionamento desta recaptulação, e incluiram uma cena que nem na história original tem. Quando Mariko morre, pelas garras do próprio Wolverine, a história original não mostra. Nesta edição do Origins mostra o ato desta morte. Não curti muito o ilustrador que escolheram para esta história, mas a capa é muito boa.



Há também uma maravilhosa minissérie com Mariko publicada no Brasil em 2 partes chamada Netsuki. É um conto paralelo à história do oficial de Wolverine, mas a história é bacana e a ilustração é belíssima. Este ainda é fácil achar em sebos pelo Brasil.



Lista de aparições e menções de Mariko:
X-Men Vol. 1 # 118, 172, 173, 174, 175, 181
Wolverine Vol.1 # 17,22, 55-57, 60, 75, 111, 125, 150, 168, 176
Wolverine Vol.3 # 12, 37
Wolverine Vol.4 # 1 a 5
Wolverine e Kitty Pryde (6 partes)
Wolverine Origis # 46
Netsuki (2 partes)
Autor Rubens Junior