terça-feira, 18 de setembro de 2012

CRÍTICA - “Resident Evil 5: Retribuição” tem bom visual, mas falta história

                            

Resident Evil é de longe a série cinematográfica baseada nos videogames de maior sucesso do cinema. Com seu quinto capitulo ele consagra a fórmula de utilizar os personagens dos games mais como uma referência ou homenagem do que uma adaptação propriamente dita, criando assim um universo próprio muito mais apocalíptico e exagerado do que o da série original, que no começo era calcado apenas no terror e aos poucos foi migrando para a ação.

                               


Resident Evil 5: Retribuição começa exatamente de onde o anterior terminou: com um ataque da Umbrela a um dos poucos focos de sobrevivência humana. E após uma bela sequência inicial de créditos o filme recapitula todos os acontecimentos dos episódios anteriores para deixar o público a par da história, algo parecido com o que acontece nas séries para a televisão. E dessa vez conhecemos um pouco mais das motivações da empresa e quem de fato está por trás de todo o apocalipse que a humanidade enfrenta. A explicação para a volta de alguns personagens do primeiro longa também é justa e não ofende a lógica da série. Dizer mais do que isso é entregar partes importantes da já pouquíssima história do filme.

                           
Se por um lado essa história se distancia vertiginosamente dos videogames, o mesmo não se pode falar da estética. O cuidado em retratar fisicamente alguns personagens do jogo é louvável. A personagem Ada Wong, por exemplo, está perfeita e o próprio Leon lembra muito sua participação nos jogos mais recentes.
                             

É claro que esse cuidado fica só na estética, pois as personalidades deles estão completamente deturpadas, principalmente a do Leon. Mas esse cuidado estético vai além dos personagens. Algumas cenas são homenagens a importantes passagens da história da franquia. E a própria mídia videogame é homenageada pela forma com que a “nova vilã” interage com os personagens principais, que é muito semelhante aos games, expandindo o que já era usado nos outros longas da série. O destaque nesse sentido é o uso do efeito de raio-X tirado diretamente do novo Mortal Kombat.

                      

Ao final da sessão fica claro que o diretor Paul W. S. Anderson aprendeu a lição com os filmes anteriores. Ele sabe que não é um bom roteirista e não se esforça muito para criar uma trama complexa, seguindo uma linha simples e direta, sem desenvolvimento de personagens nem nenhuma dessas firulas que definitivamente não fazem falta numa produção desse calibre. Por outro lado, ele aprimora e refina suas qualidades como artista audiovisual, criando sequências de ação incríveis e emocionantes. O resultado disso é como se o filme fosse um apanhado de cenas cinematográficas de um jogo de ação. A história fica capenga, mas não menos empolgante.


                         
Um choque de adrenalina do início ao fim, Resident Evil 5 – Retribuição é um filme de ação visualmente perfeito, o efeito 3D é muito bem aplicado e vale o preço pago por ele. De fato, esse é o tipo de produção que precisa ser visto numa sala IMAX 3D. E esse pode não ser o melhor filme da série, mas com certeza é uma ótima diversão de final de semana. Menos para os fãs mais ardorosos da série de jogos. Esses vão continuar não gostando das versões cinematográficas, e com razão.
                         

Vamos ver a Hit-Girl nos sets de Kick-Ass 2?

                              
                                           

[atualizado]Como nós dissemos na semana passada, as filmagens de Kick-Ass 2, baseado minissérie homônima escrita por Mark Millar e desenhada por John Romita Jr., já começaram.
Nas primeiras imagens divulgadas diretamente dos sets do filme, nós podemos ver a vilã Mãe Rússia (Olga Kurkulina) gravando uma cena onde ela arranca a porta de um carro para usar como escudo, para depois arremessar um policial para bem longe.

                                      
Medo.Dessa vez, as coisas ficam um pouco mais delicadas. Só que bem pouco.
O foco da vez é a Hit-Girl (Chloë Moretz), personagem que roubou a cena no primeiro longa. A jovemzinha tenta se encaixar na escola e “viver uma vida normal”, mas dá para ver que o Kick-Ass (Aaron Johnson) não larga do pé dela.
Veja as fotos com a personagem nos sets:


                                         
                                   
                                     

Chloe's Stunt Double
                                


Images Courtesy of Newscom
                                        
Veteran actor Morris Chestnut has replaced Omari Hardwick as Sergeant Marcus Williams.

                                             







Na trama da HQ escrita por Mark Millar, as ações do Kick-Ass (Aaron Johnson) e da Hit-Girl(Chloë Moretz) no último filme, acabam promovendo uma onda de vigilantes mascarados pelos EUA. Como o próximo passo da carreira de um super-herói solo é fazer parte de uma super-equipe, Kick-Ass acaba entrando em uma equipe de mascarados, enquanto o Red Mist (Christopher Mintz-Plasse) reúne um grupo de vilões. Além dos já citados, o elenco do filme ainda deve ter a presença de Jim Carrey.

Kick-Ass 2 deve estrear nos cinemas em junho de 2013.

DC começa a apagar vestígios de que Tim Drake tenha sido o Robin em Os Novos 52


                                          

Se nós formos levar em conta a mitologia do Batman nesses mais de 70 anos do personagem, ele já teve 5 pessoas vestindo o manto do Robin, seu ajudante. Seis se nós considerarmos a Carrie Kelley, da graphic novel Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.




Porém, versões alternativas à parte, a mitologia do Batman conta 5 Robins: Dick Grayson, Jason Todd, Tim Drake, Stephanie Brown e Damian Wayne. Com o reboot da DC, que colocou toda a carreira do Batman em apenas 5 anos, a história dos Robins ficou complicada. Como seria possível, por exemplo, que Dick Grayson tenha crescido e treinado com o Batman, assumido o manto do Asa Noturna, depois o manto do Batman e agora de volta pro Asa Noturna? Além disso, como poderia o Jason Todd ser o Robin depois do Dick Grayson e ter dado tempo de morrer e voltar à vida pra ser o Capuz Vermelho? E o Tim Drake, onde entra nessa história? E a Stephanie? Como surgiu o Damian?

São muitas perguntas e poucas respostas na complicadíssima linha temporal de Os Novos 52. Para piorar, a DC tentou simplificar as coisas em julho, mas só meteu os pés pelas mãos. Scott Lobdell disse naquela época que Tim Drake nunca havia sido o Robin antes, apenas o Robin Vermelho. Como nós e os nossos leitores bem lembraram, o personagem já havia sido citado como Robin em várias ocasiões.
Ou seja, uma grande confusão da editora. Agora, a DC está tentando corrigir o problema – ao “melhor” estilo 1948.
Primeiro, era assim que Teen Titans #1 era:

Agora, ela está assim:
                       
Conseguem ver a diferença? Antes, Tim Drake era conhecido como “Robin, o Menino-Prodígio”. Agora, ele “era” conhecido como “Menino Prodígio do Batman”.
Mais: a editora está cortando citações sobre uma antiga formação dos Jovens Titãs:
                        

antes


                       

depois


Repare que na primeira versão, há uma citação dizendo que essa seria a “formação mais curta dos Jovens Titãs” – isso implicava no fato de que teria de já ter existido uma formação anterior, certo?
Não dá para ser a “formação mais curta”, se é a única.
Agora, a nova versão simplesmente arrancou a citação e seguiu em frente. Além de tirar o quadro que mostrava Tim Drake como Robin ao lado do Batman.
O que isso significa? Significa que a DC está procurando o caminho mais fácil para corrigir as suas falhas. Se tem algo errado, eles vão lá e apagam. Isso é errado em muitos níveis, principalmente por ter sido algo feito sem “avisar”.

ROBOCOP - NOVO TEASER POSTER E IMAGENS DO NOVO VISUAL!


                                                 
Senhoras e senhores, moças e rapazes com vocês... o novo RoboCop. Ou, pelo menos, uma das suas primeiras “versões”, como apontava o roteiro vazado há algumas semanas. Acima, o teaser poster do filme!
Para não estragar a surpresa para ninguém, confira por conta e risco o novo visual do personagem!




Reação do antigo RoboCop
Mas vamos esperar uma imagem oficial da produção para ter uma ideia melhor. Mas por enquanto, esta mais para um stormtropper black...
                                                 

Sobre o filme
Em RoboCop, o ano é 2028 e o conglomerado multinacional OmniCorp está no centro da tecnologia robóticaa. Seus drones ganharam guerras para os EUA em todo o Mundo e agora eles querem trazer essa tecnologia pra dentro de casa. Alex Murphy (Joel Kinnaman) é um marido exemplar, bom pai e policial fazendo o seu melhor pra combater o crime e corrupção em Detroit. Depois de se machucar gravemente no trabalho, a OmniCorp usa seus conhecimentos de robóticas pra salvar a vida de Alex. Ele retorna às ruas da sua amada cidade com novas habilidades mas com problemas que um homem normal não lidaria antes.
O novo RoboCop, dirigido por José Padilha, estreia em 16 de Agosto do ano que vem.

Joss Whedon promete novos personagens na série de TV da S.H.I.E.L.D! Mas… Quem?


A S.H.I.E.L.D. vai virar série de TV – e produzida por Joss Whedon, o diretor de Os Vingadores, que também irá escrever o roteiro do episódio-piloto. Isso você já sabe, claro. A novidade é que o cara conversou com a MTV americana e disse que a produção terá NOVOS personagens.
Por um lado, a ideia de “novos” personagens faz sentido. Praticamente todos os envolvidos com os filmes não terão agenda para participar da série, além de não terem provavelmente algo sobre ela no contrato – o que elevaria os custos. Até mesmo Cobie Smulders, que interpreta a agente Maria Hill, está comprometida com a série How I Met Your Mother.

Sendo assim, uma série da S.H.I.E.L.D. não pode se manter com, sei lá, uma participação especial da Maria Hill e citações ao Nick Fury. Essa produção precisa de novos atores – e, claro, novos personagens.
Basicamente, Whedon disse na entrevista que a série terá “novos personagens. Isso precisa funcionar por conta própria. Precisa ser adjacente ao Universo Marvel dos Cinemas, mas você não vai querer uma série que sempre vai ter coisas como ‘o Homem de Ferro acabou de sair, mas ele realmente estava aqui há um minuto’. Você quer que eles [a S.H.I.E.L.D.] façam suas próprias coisas”, disse Whedon.
Pode ser, então, que a série coloque conhecidos super-heróis das HQs dentro da S.H.I.E.L.D. apenas para fazer número? Também não. “O que a S.H.I.E.L.D. tem que os outros super-heróis não têm? Pra mim, é que eles não são super-heróis. Só que eles vivem nesse universo. Mesmo pensando que eles são uma grande organização, essa falta de poderes faz deles os azarões, e isso me interessa”.
Basicamente, isso dá a entender que a série será meio que no esquema do que foi o curta-metragem Artigo 47. Veremos agentes por aí, enfrentando e resolvendo problemas causados pela presença de super-heróis no nosso mundo. Isso não quer dizer que seres assim apareçam o tempo todo. No próprio Artigo 47, o que move a história é uma tecnologia Chitauri abandonada. Sendo assim não teremos, necessariamente, nomes conhecidos pelos fãs, até mesmo dos quadrinhos.
Se fosse pra apostar, diria que S.H.I.E.L.D. será uma mistura desse curta que vem no Blu-ray de Os Vingadores com aquilo que o próprio Joss Whedon fez na série Angel.
Obviamente, em algum momento a série vai servir para introduzir vilões que não teriam espaço nos cinemas, ou até mesmo contar com a participação de personagens improváveis das HQs. Agora, no final das contas, você não verá, sei lá, o Luke Cage se alistando na agência e se tornando o protagonista da série – muito menos ele dando um tapinha nas costas do Tony Stark antes de saírem juntos em uma missão.
Tudo isso faz sentido – até para garantir uma longevidade para S.H.I.E.L.D. em um canal aberto como a ABC.

MARVEL NOW | A EDITORA VEM COM TUDO PRA ENFRENTAR A DISTINTA CONCORRÊNCIA!



Durante a semana, nós vimos alguns teasers de Marvel NOW, fase nos quadrinhos da Marvel que vai começar em outubro, após o fim de Avengers vs. X-Men.
Hoje, a Marvel abriu a porteira e soltou mais alguns teasers, além de esboços de capas feitas pelo Jim Lee da Marvel, Joe Quesada, que você pode ver tudo isso abaixo:

Capa alternativa de Uncanny Avengers, por Oliver Coipel

New Avengers, capa por Skottie Young
Interessante notar um fator aqui. Todos os personagens na capa são os cientistas dos Vingadores. Será que a revista vai se focar nos membros mais cientistas da editora?
Avengers, por Skottie Young

Os personagens mais famosos da nova formação dos Vingadores
Cable and the X-Force #1
                                              
Uma nova revista da Marvel, comandada pelo Cable. Segundo Daniel Hopeless, escritor da série, a X-Force e o Cable se tornam os terroristas mutantes mais procurados do mundo, mas ao mesmo tempo, precisam salvar o planeta. “Sabe em Missão Impossível, quando o Tom Cruise é um espião no começo e no fim de cada filme, mas é um criminoso internacional durante o resto do tempo? Então, é o que estamos fazendo aqui“.
A equipe será composta pelo Cable, Colossus, Dr. Nemesis, Domino e o Forge. “Eles não são uma família ou uma escolha. São uma equipe. Cable os junta pelas habilidades que possuem, não porque acha que eles se darão bem“.
Cable and the X-Force também vai ser lançada apenas em dezembro.


Esboços de Joe Quesada