terça-feira, 18 de setembro de 2012

DC começa a apagar vestígios de que Tim Drake tenha sido o Robin em Os Novos 52


                                          

Se nós formos levar em conta a mitologia do Batman nesses mais de 70 anos do personagem, ele já teve 5 pessoas vestindo o manto do Robin, seu ajudante. Seis se nós considerarmos a Carrie Kelley, da graphic novel Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.




Porém, versões alternativas à parte, a mitologia do Batman conta 5 Robins: Dick Grayson, Jason Todd, Tim Drake, Stephanie Brown e Damian Wayne. Com o reboot da DC, que colocou toda a carreira do Batman em apenas 5 anos, a história dos Robins ficou complicada. Como seria possível, por exemplo, que Dick Grayson tenha crescido e treinado com o Batman, assumido o manto do Asa Noturna, depois o manto do Batman e agora de volta pro Asa Noturna? Além disso, como poderia o Jason Todd ser o Robin depois do Dick Grayson e ter dado tempo de morrer e voltar à vida pra ser o Capuz Vermelho? E o Tim Drake, onde entra nessa história? E a Stephanie? Como surgiu o Damian?

São muitas perguntas e poucas respostas na complicadíssima linha temporal de Os Novos 52. Para piorar, a DC tentou simplificar as coisas em julho, mas só meteu os pés pelas mãos. Scott Lobdell disse naquela época que Tim Drake nunca havia sido o Robin antes, apenas o Robin Vermelho. Como nós e os nossos leitores bem lembraram, o personagem já havia sido citado como Robin em várias ocasiões.
Ou seja, uma grande confusão da editora. Agora, a DC está tentando corrigir o problema – ao “melhor” estilo 1948.
Primeiro, era assim que Teen Titans #1 era:

Agora, ela está assim:
                       
Conseguem ver a diferença? Antes, Tim Drake era conhecido como “Robin, o Menino-Prodígio”. Agora, ele “era” conhecido como “Menino Prodígio do Batman”.
Mais: a editora está cortando citações sobre uma antiga formação dos Jovens Titãs:
                        

antes


                       

depois


Repare que na primeira versão, há uma citação dizendo que essa seria a “formação mais curta dos Jovens Titãs” – isso implicava no fato de que teria de já ter existido uma formação anterior, certo?
Não dá para ser a “formação mais curta”, se é a única.
Agora, a nova versão simplesmente arrancou a citação e seguiu em frente. Além de tirar o quadro que mostrava Tim Drake como Robin ao lado do Batman.
O que isso significa? Significa que a DC está procurando o caminho mais fácil para corrigir as suas falhas. Se tem algo errado, eles vão lá e apagam. Isso é errado em muitos níveis, principalmente por ter sido algo feito sem “avisar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário