domingo, 23 de setembro de 2012

A versão original dos contos de fadas


Os contos de Fada nem sempre foram como conhecemos atualmente, muito pelo contrário. Os contos de fada eram histórias bem mais macabras e assustadoras que os adultos, reunidos, contavam com o objetivo de se entreterem. Esses contos eram baseados no folclore de cada região, tendo seu inicio e disseminação na Europa Ocidental por volta do século XVI porém somente no século XIX os irmãos Grimm os tornaram contos infantis.
A seguir a versão original de alguns desses contos:
Cinderela: na versão original quando o príncipe chegava a casa da Cinderela para calçar o sapatinho nas moças, as irmãs malvadas mutilavam os próprios pés, cortando os dedos e os calcanhares, para tentar enganá-lo. Diante da falsidade delas, passarinhos entravam pela janela e bicavam seusolhos, até elas ficarem cegas.
Cachinhos Dourados: existem duas variações para o final. Em uma, os ursos destroçam e devoram Cachinhos Dourados. Na outra, Cachinhos Dourados – que, na realidade, seria uma velhinha salta da janela e quebra o pescoço.
Branca de Neve: momento mais romântico da história é quando o príncipe acorda Branca de Neve com um beijo de amor verdadeiro. Mas, originalmente, ele coloca a moça desfalecida em seu cavalo, para levá-la ao castelo – e ela acorda com o trotar do animal. O que o príncipe faria com o cadáver de uma bela moça? E a madrasta má é obrigada a dançar calçando sapatos de ferro em brasa até a morte.
Chapeuzinho Vermelho: a menina pergunta ao lobo mau como chegar a casa de sua avó, o lobo chega antes na casa da Vovó, a mata e prepara a sua carne, para depois convidar a Chapeuzinho para um jantar. E, claro, depois dessa nutritiva refeição ele também a devora.
Bela Adormecida: aos quinze anos, ela prende um espinho venenoso sob a unha do dedo, e adormece cumprindo assim uma profecia. Então surge um rei, que vê a jovem desfalecida e resolve aproveitar-se dela, nove meses depois, a ainda-adormecida princesa dá a luz a gêmeos. As crianças, buscando o leite materno, chupam um de seus dedos, retirando o espinho – e Bela Adormecida acorda e então o rei manda buscar a moça e as crianças, convenientemente esquecendo-se de avisar que ele é casado. A esposa do rei tenta matar Bela Adormecida e as crianças, mas é impedida e assassinada pelo próprio rei. Assim, a bela princesa fica livre para casar com o seu estuprador, e todos vivem felizes.