sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

GRANDES NOMES DOS QUADRINHOS




Embora o a arte sequencial tenha surgido nos primórdios da raça humana e as histórias em quadrinhos com balõezinhos existam desde 1800 dc, o Brasil só está abrindo os olhos para este universo em quadrinhos há poucos anos. Com a chegada dos desenhos animados dos X-Men na TV e os grandes investimentos das produções hollywoodianas, os quadrinhos finalmente começaram a ganhar um espaço de respeito na nossa nação. Quadrinhos europeus e muitos títulos estão começando a chegar em bancas populares, artistas brasileiros estão começando a serem prestigiados como celebridades e isso é ótimo. Com este lento progresso, finalmente os quadrinhos infantis não são unanimidade nas bancas e, aos poucos, estamos deixando de ouvir aquela famosa frase "quadrinhos é coisa para criança".

Como grande incentivador da leitura de quadrinhos para o público geral, sempre tento instruir que quadrinhos não é algo para nerds, desenhistas ou pessoas muito cults. Quadrinhos é apenas mais uma ferramenta para divulgação de arte, pensamentos e idéias, assim como a TV, o computador, o cinema, a música, etc. E, assim como não existe ninguém que diga "eu não gosto de música" ou "eu não gosto de TV", também não pode haver ninguém que diga "eu não gosto de quadrinhos". Pois, caso vc não goste de uma determinada música, basta ouvir outra. Existe música para todos os gostos, idades e intelectos. Também assim são os quadrinhos. Quando alguém me diz "eu não gosto de quadrinhos", eu faço questão de, no próximo encontro, apresentar uma hq exatamente no perfil deste indivíduo. Eu sempre escuto em resposta "Nossa! Eu não sabia que era tão bom... Me indique outras." A única restrição de quadrinhos e livros existe para pessoas que não gostam de ler. Mas, caso este não seja o problema do indivíduo, basta achar uma hq do seu perfil, pois existe.

Pensando exatamente neste público que ainda é meio virgem ou iniciante no universo dos quadrinhos, separamos uma lista dos grandes nomes, os grandes artistas, aqueles que são referência mundial na criação, roteirização e ilustração da Nona Arte. Desta forma vc terá mais facilidade para pesquisar os estilos de hq`s que mais lhe agradam e conhecer a história de tais gêneros e estilos.



  • ANGELO AGOSTINI - Cartunista italiano radicado no Brasil lançou as primeiras revistas no nosso país com as Aventuras do Nhô Quim em 1869, narrando as experiências caipiras do personagem na cidade grande.
  • RICHARD OUTCAULT - Considerado mundialmente como criador das primeiras histórias em quadrinhos em 1895, com as aventuras do Yellow Kid (O Menino Amarelo) publicadas em tirinhas nos jornais americanos (NY) e, mais tarde, em revistas solo.
  • ALEX RAYMOND - Criou o famoso Flash Gordon em 1934, para disputar mercado com outro herói espacial, o Buck Rogers, criado em 1928 por Philip Francis Nowlan, e ganhou a briga.
  • HARVEY KURTZMANN - Criou a revista Mad em 1952 e revolucionou o gênero com seu humor debochado, sendo uma forma original de reagir à censura americana que barrava a violência nos quadrinhos.
  • HAL FOSTER E BURNE HOGARTH - Criadores do Tarzan em 1929, apresentaram suas primeiras tiras em jornais, e hoje Tarzan ocupa todas as mídias conhecidas.
  • WALT DISNEY - Começou com desenhos animados em 1930 mas logo seus personagens (Mickey Mouse, Pato Donald, Pluto, Pateta, etc) ocuparam as hq's e dominaram o mercado por muito tempo, inclusive no Brasil.
  • JEROME SIEGEL E JOSEPH SHUSTER -  Roteirista e ilustrador respectivamente, criaram Superman em 1938, o maior personagem de todos os tempos. Famoso por inspirar o povo americano em época de guerra e grande depressão, revolucionou o mercado dando origem a famosa Era de Ouro dos super-heróis nos quadrinhos, sucesso o qual impulsionou a própria DC Comics.
  • STAN LEE - Inspirado pela grande Era de Ouro, impulsionou a Marvel Comics com os personagens que mais lucram atualmente: X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Hulk, Thor, Homem de Ferro, entre outros.
  • WILL EISNER - Publicou a primeira hq The Spirit em 1940, e revolucionou o mercado dos quadrinhos com linguagem e ângulos diferentes do habitual. Como sua hq não era cômica (comics), deu origem ao gênero Graphic Novel e hoje o Prêmio Will Eisner dos Quadrinhos é o mais prestigiado entre os artistas do ramo.
  • CHARLES SCHULZ - Criador do antológico Snoopy, Charlie Brown e toda sua turma maravilhosa. Seus personagens ocupam espaço na mídia desde 1950.
  • MAURÍCIO DE SOUSA - Criou o personagem Bidu em 1959 e viajou para várias cidades vendendo suas tiras para diversos jornais Brasileiros. Hoje é um fenômeno brasileiro reconhecido pelo seu trabalho em todo mundo através da gigantesca Turma da Mônica. Recentemente, Maurício fez história novamente  fazendo seus personagens chegarem a juventude nos mangás da Turma da Mônica Jovem.
  • O PASQUIM - Este não é um nome de pessoa, mas da revista semanal inaugurada em 1969, famosa por seu papel de oposição ao regime militar. Esta revista consagrou muitos artistas e inspirou muitos outros como ZIRALDO, ANGELI, LAERTE, GLAUCO, ADÃO, entre moooitos outros que, até hoje, vivem de tiras e charges publicadas em jornais e revistas, ainda sendo os melhores do ramo no Brasil e, na minha opinião, os melhores do mundo.
  • ROBERT CRUMB - Ispirado pelo movimento hippie, Robert começou sua carreira vendendo sua revista Zap Comics nas ruas de São Francisco em 1960. Logo seu talento foi reconhecido e hoje é um ícone do movimento underground, considerado um dos maiores gênios vivos.
  • KAZUO KOIKE E GOSEKI KOJIMA - roteirista e ilustrador respectivamente, são criadores do épico Lobo Solitário, de 1970. O personagem é um samurai japonês e sua obra em hq marcou o mundo com a qualidade fenomenal tanto dos roteiros quanto das ilustrações que, embora, simples, são muito realistas. Lobo Solitário inspirou artistas como Frank Miller, animações como Samurai Jack, chegando também aos cinemas em diversas produções.
  • FRANK MILLER - Um dos melhores quadrinistas de todos os tempos. Redefiniu o mercado com a imensa carga dramática e realista de suas histórias, tornando as hq's de super-heróis nada cômicas. Responsável por grandes sucessos como a ascensão do Demolidor, de um título falido para um grande nome das hq's, Elektra Assassina, O Cavaleiro das Trevas, Sin City, 300, entre outros.
  • ALLAN MOORE - Outro quadrinista que está entre os melhores do mundo, após criar clássicos como Watchmen de 1985, entre outros sucessos como Lost Girls, Do Inferno, etc.
  • BILL WATTERSON - Criou Calvin e Hobbes em 1985 e hoje estes personagens são um dos mais queridos entre o público geral, de todas as idades. Suas histórias estão distribuídas em milhares de jornais, livros e revistas do mundo todo.
  • ART SPIEGELMAN - Criador da revista Maus em 1986, onde judeus são retratados como ratos e nazistas como gatos numa história sobre o holocausto. Embora não tenha poucas publicações, Maus está classificada em muitas votações como uma das melhores hq's do mundo.
  • NEIL GAIMAN - Fenomenal roteirista, assim como Alan Moore, divide seus trabalhos entre quadrinhos, cinema e livros. Sua obra mais marcante é Sandman, criado em 1988 e adorado eternamente pelos verdadeiros fãs dos quadrinhos.
  • BILL SIENKIEWICZ - O melhor ilustrador de quadrinhos de todos os tempos, requisitado pelos melhores roteiristas do ramo. Seu estilo é livre, sem regras e conhecido por misturar elementos diferentes em suas artes além da pintura, como fotos, recortes, tecidos, etc.
  • ALEX ROSS - Outro dos maiores ilustradores do ramos. Seu estilo clássico é conhecido e admirado pela perfeição e realismo da obra, usando fotos e modelos vivos como referência.



Segue abaixo alguns nomes em ascensão que estão agitando o Brasil com sua arte e inspirando novos artistas para imergirem no ramo:
  • MIKE DEODATO - Um dos quadrinistas brasileiros que ganhou fama ilustrando hq's americanas em grandes títulos como Batman, Flash, Mulher-Maravilha, entre outros.
  • FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ - Autores de 10 Pãezinhos, Daytripper, entre outros, os gêmeos são premiados internacionalmente.
  • RAFAEL GRAMPÁ - Famoso por seu estílo característico, Grampá já recebeu prêmios no exterior e foi convidado para participar da publicação Strange Tales da Marvel, onde ilustrou e roteirizou uma história do Wolverine.
  • RAFAEL ALBUQUERQUE - Premiado pela hq American Vampire, é mais um artista brasileiro fazendo bonito lá fora.


Para conhecer mais artistas brasileiros do mundo dos quadrinhos, recomendo as publicações MSP 50, que reúnem um grande time dentre excelentes artistas da atualidade, desenhando os personagens da Turma da Mônica, para comemorar os 50 anos da incrível carreira de Maurício de Sousa.

Existem muitos outros nomes muito valiosos para o universo dos quadrinhos. Mas, para quem ainda é bebê neste ramo, é um bom começo. Através dos nomes, títulos e estilos, vc pode se enquadrar no que mais curtir e desenvolver um novo hobby de entretenimento, conhecimento e, quem sabe, se tiver talento, até de trabalho no mundo dos quadrinhos.
Poderá também gostar de:     

Aranha Escarlate | Escritor fala mais sobre a série



Fruto da antiga e execrada Saga do Clone com o Homem-Aranha, o Aranha Escarlate voltou ao Universo Marvel este ano e ganha série própria em janeiro. Mas não é Ben Reilly, o clone-Aranha que usava a identidade nos anos 90, e sim outro clone de Peter Parker: o defeituoso Kaine.
Seu retorno tem relação com a saga "Spider-Island", que está rolando na série principal do Homem-Aranha lá fora. Mas assim que ele volta, com poderes, Kaine resolve que quer ficar bem longe do herói de quem foi clonado. E então ele decide deixar Nova York e se mudar para Houston, no Texas.
"É uma cidade mal servida de heróis Marvel", explica Chris Yost, escritor da série, em entrevista ao CBR. Kaine na verdade queria fugir para o México, mas acaba salvando uma vida na cidade texana e fica por lá.
Segundo Yost, Kaine é mais velho que Peter Parker devido ao processo de clonagem, e terá um uniforme especial, com capacidades que serão reveladas na HQ. Para completar, ele ainda não se sente bem no papel de herói: "Ele não tinha uma tia May, ele tinha o Chacal - o primeiro instinto dele, o mais rápido, é de resolver as coisas matando".
A série terá desenhos de Ryan Stegman
. um dos personagen, que também deveria ganhar um novo titulo é Miguel O'Hara. Com certeza o melhor personagem do universo 2099, feita pela dupla Peter David e Rick Leonard. Assuntos sobre o domínio do mundo pelas megacorparações era tema principal do título, provocando própria criação do personagem. Os movimentos "Occupy" que ocorrem pelo mundo dariam ainda mais vitalidade para volta de um título desses. Porém, vivemos num mundo onde lixos são republicados, e própria Marvel  incorparada por um grande holding.(disney)
Spider-Man 2099 Vol 1 3.jpg

Morre Jerry Robinson, o criador do Coringa do Batman

 

O quadrinista estadunidense Jerry Robinson  faleceu nesta quinta-feira de madrugada, de acordo com o blog Graphic NYC. Um dos nomes mais importantes nos primeiros anos do Batman, ele dedicou mais de sete décadas de carreira aos quadrinhos. Ele é famoso por ter co-criado Robin e Coringa.

Nascido em 1922, Robinson começou a trabalhar como assistente de Bob Kane, criador de Batman junto a Bill Finger, aos 17 anos. Sugeriu o nome de Robin, inspirado em Robin Hood, para o parceiro mirim do herói e participou na criação do vilão Coringa com Kane e Finger. Na década de 40, ele e Dick Sprang (1915-2000) foram os principais artistas  do homem-morcego.
Depois de Batman, Robinson envolveu-se em tiras de jornal, como suas criações Still Life e True Classroom Flubs and Fluffs, e foi presidente das duas maiores associações de cartunistas dos EUA, a National Cartoonists Society (1967-1969) e a Association of American Editorial Cartoonists (1973-1974).
Na década de 1970, escreveu The Comics, um dos livros mais importantes sobre a história das tiras de jornal (recentemente republicado, com atualização, nos EUA). Também tornou-se grande defensor dos direitos dos artistas de quadrinhos, sendo célebre seu apoio aos criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster, para reconquistar os direitos sobre o herói.
Além da atuação política em defesa dos autores de HQ, Robinson também virou Consultor Criativo da DC Comics em 2007, além de ter sido fundador e presidente do Cartoonists & Writers Syndicate.
Em visita ao Brasil, em 2000, para o lançamento de um documentário sobre sua carreira, Robinson sofrera um infarto.
A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele tinha 89 an

American Reunion-empolga cada vez mais

 Pôster de American  Reunion homenageia primeiro American Pie

A produção de “American Reunion” está acertando em todos os sentidos na divulgação. Confira o primeiro pôster que homenageia o original de 1999 de “American Pie – A Primeira Vez É Inesquecível”. Não sei, mas eu fico muito animado quando uma franquia tão legal retorna com todo o elenco, sei das continuações em home video, mas esse parece estar sendo feito com muito cuidado.

Na trama os personagens voltam para East Great Falls para a reunião da turma. Durante um longo final de semana, eles descobrirão o que mudou, e que tempo e distância não pode quebrar laços de amizade. Nos anos que passaram, Jim e Michelle se casaram enquanto Kevin e Vicky se despediram. Oz e Heather se separaram, mas Finch ainda pensa na mãe de Stifler. Agora esses amigos de longa data voltaram para casa para relembrar dos adolescentes cheios de hormônios que lançaram uma lenda cômica.
Da uma olhada.
Direção de Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, roteiro de Adam Herz e Jon Hurwitz. O elenco é formado por Jason Biggs, Seann William Scott, Alyson Hannigan, Katrina Bowden, Mena Suvari, Shannon Elizabeth, Eugene Levy, Eddie Kaye Thomas, Chris Klein, Tara Reid, Jennifer Coolidge, Thomas Ian Nicholas, Natasha Lyonne, Dania Ramirez e Chris Owen.
A estreia acontece no dia 06 de abril de 2012.