quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Por que você deve ler Astronauta – Magnetar


Talvez o álbum nacional do ano (e um dos melhores entre tantos lançamentos, sem dúvida) o trabalho de Danilo Beyruth entra no rol das HQs que sempre gostaríamos de ler, mas que nunca chegam nas prateleiras. Bom, isso mudou.
Beyruth há anos tem trabalhos acima da média do cenário quadrinístico e o selo Graphic MSPpromete um novo olhar sobre personagens com que crescemos. No mínimo, já seria um encontro curioso. O que torna uma dupla que funciona não são só as premissas doAstronauta, um dos personagens nerds mais legais de Maurício, mas o sensível olhar do artista e seu traço criativo.
Astronauta – Magnetar conta a história de um herói perdido no meio de um fenômeno natural do universo. Não há o romântico audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve, mas apenas a solidão. Pura e simples. E os efeitos aterradores que isso pode ter em qualquer pessoa.
Se você já passou longos períodos longe de sua casa sem companhia talvez tenha uma idéia do que pode significar o espaço sideral sem ninguém por perto para chamar de seu. Beyruth cria esse sentimento com soluções simples como a repetição na página 41 e quadros longos , sem o recurso fácil de quadros explicativos demais ou closes. As cores de Cris Peter seguem a mesma linha.
Mas o mais importante é folhear mais uma prova de algo que por anos muita gente preguiçosa desmentiu: é possível fazer uma HQ nacional maravilhosa com artistas nacionais sem que seja focada em humor ou paródia. Você pode achar essa uma discussão batida. E talvez seja (eu não aguento falar disso, por exemplo) porque cada mês surge alguém que indica isso. Mas são produtos como Astronauta – Magnetar que aumentam a credibilidade da indústria nacional. São quadrinhos assim que fazem a gente se lembrar de uma história muito tempo depois que a leu.
Você deve comprar Astronauta – Magnetar porque é uma HQ memorável. Mas também porque ela fará parte do rol de referências quadrinísticas que todo leitor de HQs curte e discute por muito tempo. Sorte de quem lê. Sorte da gente que pode falar dela por aqui. Sorte sua.
Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário