sexta-feira, 29 de junho de 2012

Geoff Johns fala sobre a graphic novel Batman: Earth One


Batman Earth One
Você lembra da linha Earth One, que a DC Comics anunciou em 2009, antes de promover uma completa reformulaçãoem sua linha de quadrinhos de super-heróis? Cabe aqui uma pequena retrospectiva sobre esse projeto.

A ideia era lançar uma série de graphic novels sem qualquer ligação ou preocupação com a cronologia dos personagens. Os autores teriam total liberdade para repensar os heróis da editora, contar a história como gostariam e até reinventar suas origens. Os dois primeiros (e únicos) projetos anunciados foram Superman: Earth One, de J. Michael Straczynski e Shane Davis, e Batman: Earth One, de Geoff Johns e Gary Frank.
Superman: Earth One saiu em 2010 e foi um sucesso, ficando várias semanas na lista dos mais vendidos do jornal New York Times. As boas vendas fizeram a DC produzir uma continuação, pelos mesmos autores, que será lançada no segundo semestre deste ano.
Já Batman: Earth One teve a publicação adiada, mas finalmente chegará às lojas em julho aproveitando a estreia nos cinemas de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge. A editora está inclusive preparando uma edição especial, contendo apenas o primeiro capítulo dagraphic novel, para ser distribuída gratuitamente em comics shops. Esse especial terá uma tiragem de 500 mil exemplares.
Com a proximidade do lançamento, Johns falou mais sobre a história.
“Normalmente as histórias são sobre o super-herói contra o vilão, mas queríamos fazer uma sobre Bruce Wayne e as pessoas de Gotham City. O primeiro passo foi remover as lentes brancas do capuz e poder ver os olhos do Batman, a sua parte humana. Assim, não importa quando o vemos, ainda percebemos que Bruce está lá”, explicou o escritor. “Esse não é o Batman que os leitores acompanham mensalmente, e deixamos isso claro logo no início da história.”
Essa é a primeira vez que Geoff Johns escreve uma história solo do Cavaleiro das Trevas. “Por esse motivo queria explorar os motivos de Bruce fazer o que faz, e como isso o mudará. Eu quis fazer uma abordagem completamente diferente desses personagens, apesar de suas essências continuarem lá”.
Batman: Earth One
E uma das mudanças mais drásticas será com o mordomo Alfred. Enquanto ele continuará sendo mostrado tendo uma forte conexão com Bruce, a maneira que essa conexão é formada será diferente, assim como o seu papel na formação e treinamento de seu patrão.
Sobre a continuidade da linha Earth One, já que a DCrelançou todo o seu universo fictício, o autor comentou a importância deste projeto.
“Essa questão seria melhor respondida pelo Dan DiDio e Jim Lee, uma vez que se trata de uma estratégia de publicação. Mas, como criador e escritor, dá a chance de fazer histórias nas quais não precisamos nos preocupar com outras revistas. Podemos explorar o personagem da maneira mais emocional sem termos que pensar qual vilão precisamos usar dessa vez ou a saga que deve ser produzida. É a chance de mostrar uma versão do personagem não tão familiar para as pessoas”, analisou. “O formato, número de páginas, o tempo para produzir essa história… foi tudo tão livre. Foi a experiência que tive com maior liberdade criativa. Não tínhamos que nos preocupar com aventuras anteriores ou algum crossover. Apenas contar uma história.”
Geoff Johns revelou ainda que ele e Gary Frank já estão trabalhando em um segundo volume dagraphic novel.
Na trama, Batman não é um herói. Ele é apenas um homem, falível, vulnerável e com raiva. Em uma Gotham City onde amigos e inimigos são indistinguíveis, o caminho de Bruce Wayne para se tornar o Cavaleiro das Trevas é cheio de obstáculos. Com o objetivo de vingar os verdadeiros assassinos de seus pais, e a polícia corrupta que os deixaram livres, a sede de vingança de Bruce alimenta sua louca cruzada. E niniguém, nem mesmo Alfred, poderá pará-lo.
Batman: Earth One terá 144 páginas, e custará US$ 22.99.
Batman: Earth OneBatman: Earth OneBatman: Earth OneBatman: Earth OneBatman: Earth OneBatman: Earth One

Nenhum comentário:

Postar um comentário