sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Morreu Gutemberg Monteiro, o Goot


Gutemberg Monteiro teve uma carreira daquelas que se confundem com a própria história dos quadrinhos no Brasil. Seu pai era motorista de Adolfo Aizen, o dono da EBAL, e grande pioneiro das HQs no Brasil.

Goot à esquerda
Foi Aizen quem descobriu o talento de Gutemberg na década de 40 e um tempo depois, o artista já estava tambem trabalhando como principal capista dos quadrinhos de heróis e policiais para Roberto Marinho na RGE (Editora Globo). Também trabalhou na quadrinização de clássicos da literatura brasileira como A Moreninha.
Quando a produção de HQs começou a decair por aqui ele foi viver e trabalhar nos EUA onde fez carreira, passando a a ser conhecido como Goot, mas a algum tempo tinha voltado ao Brasil. Faleceu aos 96 anos, devido a uma intoxicação. Apesar da idade avançada, ainda estava lúcido e no inicio de 2012 havia recebido uma homenagem da ABI.
Durante anos emprestou seu traço a vááários personagens classicos como O Fantasma, Mandrake, Flash Gordon, Superman, Batman, Capitão América, Capitão Marvel, Agente Secreto X-9, Príncipe Valente, Ferdinando, Gasparzinho, Brasinha, Tom & Jerry, entre muitos outros.
Dizem que tinha um carinho especial por Tom & Jerry, cuja tira dominical ele desenhou por 15 anos seguidos nos Estados Unidos. Pra muita gente Goot foi também o melhor capista do Fantasma de todos os tempos. Chegou a desenhar algumas HQs do Espírito que Andaproduzidas no Brasil com roteiros de Walmir Amaral.
Abaixo e possivel ver algumas obras do artista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário