sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Monstros, de Gustavo Duarte


Se Tóquio e Nova Iorque — entre outras cidades — podem ser destruídas por monstros gigantes, Santos também pode. Resta saber quem vai salvar o dia: um alien prateado gigante, fuzileiros navais estadunidenses ou um misterioso dono de boteco? No caso de Monstros, deGustavo Duarte, conte com a última opção.
Depois de publicar Taxi e Birds por conta própria, Gustavo Duarte, agora amparado pela Quadrinhos na Cia, chega às livrarias e lojas especializadas em HQs com Monstros, o seu melhor álbum até o momento.
Em Monstros, três bestas imensas invadem Santos, causando uma terrível destruição. Só uma pessoa pode salvar a cidade: “é o velho Pinô, dono de bar, pescador e famoso contador de casos.“.
Uma história com criaturas colossais pode parecer banal quando não se explora narrativamente as dimensões dos personagens. Gustavo contou, com desenhos incríveis, uma história que choca página sim, página não. Com ângulos e enquadramentos que favorecem as proporções avantajadas (Ui!) de monstros, edificios etc, ele coloca o leitor em uma posição inferior, como de uma das muitas vítimas da destruição causada pelas bestas.
Claro que uma HQ não se faz apenas de ângulos ousados e uma bela arte. Muito influenciado por séries de monstros japonesas, em especial Spectreman, Gustavo Duarte deu credibilidade à invasão de Santos com situações tão cômicas quanto trágicas e, por fim, nos entregou um herói raro por aqui, capaz de encarar criaturas gigantescas com calma, sabedoria e muita coragem. Mas quem seria esse sujeito? O velho Pinô, armado com uma garrafa pet e uma enorme seringa. Para saber mais sobre ele, meu caro, compre Monstros. Você vai se surpreender e torcer por novas aventuras do inusitado herói. Espero que isso aconteça logo…
Monstros, sem dúvida, está no meu Top 5 HQs de 2012 (as demais são Independência ou Mortos, Astronauta: MagnetarDiomedes e Asterios Polyp). Além de me divertir bastante, me deu uma baita vontade de ler novamente assim que cheguei à última página. Recomendo! Nota 10.
——————————-
Título: Monstros
Autor: Gustavo Duarte
Arte: Gustavo Duarte
Páginas: 88
Capa: cartonada
Papel: offset
Preço: R$ 34,50

Nenhum comentário:

Postar um comentário