sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Another -

 Vamos analisar um dos animes mais fod@s desse ano, que teve uma repercussão absurda, que é um banho de sangue e que sem dúvidas nenhuma, mudou a visão dos otakus para o bom uso do guarda-chuva. Another!






Another conta a história da turma 3-3 do colégio Yomiyama Norte (ou Yomi Norte) e sua maldição, que perdura desde 1972, quando  Misaki - ótimo aluno, bom em todos os esportes, ótimas notas, amado pelos professores - morre tragicamente. Apesar disso, a turma continua agindo como se ele estivesse vivo, e ao fim do ano, na foto de formatura ele aparece, se tornando o aluno "extra". A partir daí, todos os anos a "calamidade" assombra os alunos dessa turma e todos os seus parentes até os de segundo grau que vivam na cidade de Yomiyama.

Tudo começa com a transferência de Sakakibara Kouichi. Por causa de um pneumotoráx, ele foi hospitalizado. Enquanto estava lá ele conheceu uma jovem misteriosa por nome Misaki Mei. Intrigado com o modo e o lugar que a conheceu (elevador > descendo) e pensando que ela era um fantasma, contatou sua enfermeira viciada em livros de terror. Sem descobrir muito, Kouichi foi para a escola, e lá chegando, se depara com uma turma cheia e uma carteira vazia. Ele descobre onde senta e vai para o seu cantinho. Dias e mais dias se passam, até ele descobrir que a menina que ele viu no hospital segurando uma boneca enquanto ia para o necrotério é a ocupante da carteira vazia. Na intenção de conversar um pouco com ela, ele descobre a verdadeira situação pela qual a classe 3-3 passa: todos os seus alunos e professores estão mais próximos da morte do que todos os outros alunos do colégio.


Para evitar a calamidade, além do líder da turma, há também um responsável de medidas preventivas. A função dele é evitar a todo o custo que a calamidade ocorra, por meio de regras. A 3-3 tem regras especiais, e todas elas foram passadas para Kouichi por sua tia e professora-auxiliar de sua turma, Mikami Reiko, antes dele começar a frequentar a escola. As regras são simples: não misture sua vida pessoal com sua vida escolar (motivo pelo qual na escola, Kouichi a chama de Mikami-sensei); a sala é um grupo, então não haja sozinho, sempre pense no resto da turma e coisas desse tipo.
Enquanto tentava falar com Mei, Kouichi é advertido para não falar com coisas que não existem, constatando assim que Mei é um fantasma! quebrando uma das regras. A medida aplicada pela Representante de Contramedidas foi ignorar um aluno qualquer. Por votação, Mei foi escolhida, e compreendendo o papel que deveria desempenhar, assim o fez. Por Kouichi querer tanto fazer amizade com ela e conseguindo ele passou a ser tratado da mesma forma.

O anime é sem dúvidas uma boa escolha pra quem gosta de terror e sangue. As mortes ocorridas beiram o imprevisto, além de serem bastante violentas. Não há anime que se equipare à Another (nem mesmo Elfen Lied, na minha humilde opinião). A história é empolgante e surpreendente. Muito bem feita. Ayatsuji Yukito, seu criador, deve ter tido uma bela inspiração para essa criação. Não me lembro de ver um anime com uma boa história de terror como essa. É original e você fica com vontade de saber cada vez mais. A história simplesmente te agarra. As mortes também são bem boladas, e em nenhum momento vi uma morte que fosse óbvia.
Another ganhou renome, creio que por sua primeira morte. Não foi lá das mais belas e interessantes, mas com certeza ninguém imaginaria que um mero guarda-chuva pudesse ser tão letal (principalmente se, como o do anime, ele tiver uma ponta bem aguda). A trilha sonora ficou por conta do ALI Project e Annabel. Não gostei, mas as músicas foram bem escolhidas. As dublagens e o desenho também ficaram ótimos. O traço do anime não ficou estranho (como acontece em algumas adaptações). Não sei se o traço do mangá é diferente do traço do anime, mas mesmo assim, não creio que as diferenças sejam gritantes. O anime tem só 12 episódios e um OVA (epi 0, que conta a história da Misaki) e ao que parece vem aí um live action.

Nenhum comentário:

Postar um comentário