terça-feira, 3 de julho de 2012

SUPERMAN SURGIU NOS QUADRINHOS HÁ 74 ANOS . PORÉM A DATA DE SEU ANIVERSÁRIO AINDA É MOTIVO DE CONFUSÃO


Em junho de 1938 Superman aparecia pela primeira vez na lendária Action Comics #1. Ele mudaria não só os quadrinhos mas se tornaria parte da cultura pop definindo para sempre o conceito de super herói.  
Mas há quem comemore em fevereiro o aniversário do Homem de Aço. O porque a gente explica.


                       



A história é conhecida , mas vale relembrar para os não-iniciados : Jerry Siegel e Joe Shuster criaram Superman em 1938 para o primeiro número da revista Action Comics.
 Depois, esses dois jovens criadores venderam por uma bagatela de 130 dólares o personagem para a editora Detective Comics Inc. (atual DC, divisão da Warner Bros).
happy birthday superman

Na cronologia dos quadrinhos , seu aniversário quase nunca foi comemorado e mostrado
De acordo com Julie Schwartz,  editor das revistas do Homem de Aço durante anos , o aniversário do Superman apareceu em poucas páginas durante a Era de Prata. 
Em 1985, na revista Superman Anual #11,na clássica Para o Homem Que Tem Tudo ,  sua data de nascimento é mencionada como sendo 29 de fevereiro. 
Enquanto a Time Magazine, em 1988, publicou uma reportagem em que declarou essa data como sendo do aniversário do personagem.
Clark Kent, diferente do Superman, comemora seu aniversário no dia em que Jonathan e Martha Kent o retirou do foguete kryptoniano que caiu em Smallville. Este fato foi estabelecido em Action Comics # 241 de 1958 e especificado em Action Comics # 263 de 1978, como sendo 18 de junho.
Porém na mini-série Superman: Secret Origin, escrita por Geoff Johns, o escritor definiu que o aniversário de Clark Kent seria 1 de dezembro.
 Durante a Era de Ouro, o aniversário do Homem de Aço era em outubro, de acordo com Action Comics #149 de 1950. Muito confuso não é verdade ?
Mas para todos os efeitos , antes da era Novos 52 , nos quadrinhos Superman comemorava seu aniversário em 29 de fevereiro , enquanto Clark Kent soprava velinhas em 19 de junho . 
Mas uma das muitas confusões que a DC aprontou e ainda apronta em sua devastada cronologia 
De certo mesmo é que nesse mês , Superman comemora quase oito décadas desde sua primeira aparição.
E com certeza ainda estará por aí , quando muito de nós estivermos ido embora .

Nenhum comentário:

Postar um comentário