terça-feira, 27 de novembro de 2012

Marvel Especial: O Almanaque das Grandes Sagas!


                                    

Nos anos 80 (e comecinho dos 90).... a Editora Abril publicou uma bem-sucedida série de almanaques compilando grandes sagas Marvel (daquelas q realmente todos os leitores deveriam ler e ter em suas coleções)!!!
Homem-Aranha X Duende Verde.... A Saga da Fênix Negra.... Hulk X Surfista Prateado.... Mestre do Kung Fu X O Gato.... A Origem e a comemoração dos 50 anos do Cap. América.... e mto mais!!!

                      
                                                   
Algumas sagas
 eram tão extensas q precisaram ser divididas em até 2 almanaques.... era o caso dos confrontos entre Aranha X Duende.... X-Men e Fênix.... e as batalhas do Cap. América contra a organização neo-nazista "Hidra" (a mesma do filme)!!!
Logo em "Marvel Especial" nº 1 e 2.... foram reunidos todos os confrontos do Homem-Aranha com o seu maior inimigo: o Duende Verde. Desde a 1º aparição do vilão nos gibis do Aranha, até o dia em q Gwen Stacy (a namorada do Aranha) foi assassinada pelo Duende Verde (q tbm morreu lutando com o Aranha)!!!
Já a ed. 4.... foi dedicada às "Grandes Batalhas": uma seleção de confrontos memoráveis entre heróis e vilões Marvel. A emocionante luta entre Hulk X Surfista Prateado (2 dos heróis mais solitários e odiados pela humanidade e q acabaram lutando entre si - numa fábula moderna sobre amizade e solidão com final triste). E a porradaria come solta qdo 2 dos maiores lutadores marciais do mundo se enfrentam: "Mestre do Kung Fu" contra "O Gato" (talvez a melhor luta já retratada em quadrinhos até hoje).... e ainda na mesma edição: o Cap. América enche de porrada um grupo de criminosos q invadem a mansão dos Vingadores (numa das histórias + republicadas no Brasil até hj)!!!

                       
                                                    
Em "A Saga de Fênix".... os X-Men enfrentam o q até hj é considerado seu maior e + trágico desafio: o dia em q a equipe de mutantes teve de enfrentar sua mais querida integrante: Jean Grey (agora possuída pelo poder da entidade cósmica conhecida como "Fênix"). Com o poder de destruir universos (e tendo usado esse poder pra matar bilhões de seres vivos de outros planetas), Jean se tornou uma ameaça à toda a existência.... e teve de ser detida pelos seus próprios amigos. O resultado foi trágico: os X-Men tiveram de matar Jean (destruindo tbm a ameaça da Fênix)!!!
E a coleção de almanaques se encerra com a reformulação do Cap. América, q teve sua origem recontada em comemoração aos seus 50 anos (em 1991).... da mesma forma com q foram reunidas as maiores batalhas do Sentinela da Liberdade contra o grupo "Hidra" (uma Ong do mal com planos de dominação global). Sem falar tbm no violento embate entre Cap. América e o vampiro chamado "Barão Sangue" (q termina com o capitão decapitando o monstro com seu escudo)!!!
Pros novos leitores era uma oportunidade de ouro ter reunida nessa coleção as principais sagas dos heróis Marvel.... da mesma forma q pros leitores veteranos tbm era uma boa poder ter agora compiladas em almanaques essas aventuras q já haviam sido publicadas antes só q espalhadas por inúmeras revistas mensais. Sem dúvida foi uma iniciativa mais do q bem-vinda pros colecionadores da época (e ainda pros de hj - pra quem achar essas preciosidades em algum sebo)!!!

                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário