quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Os mutantes estão de volta com força total ao Universo Marvel!!!


                       
[atualizado com o preview de The Uncanny Avengers, e confira o possível destino Ciclope pós AvX!!!]


Pra quem quiser ler em inglês:http://www.mediafire.com/?m4v5o9b69ts2srg
Acabou. Hoje, nos EUA, a Marvel publicou Vingadores vs. X-Men #12, que traz o final do grande crossover da editora neste ano – e que pode ser adquirido pelos brasileiros diretamente pelo Marvel.com. Ou na versão Pi-Pi-Pi-Tchu, hoje à tarde. Infelizmente, na última edição a minissérie pisou o pé no acelerador, retratou o conflito final de forma muito rápida e superficial, sem falar que o Adam Kubert deu umas derrapadas na arte, mas ainda assim a HQ definiu de forma bem interessante o status quo que estará vigente no relançamento da Casa das Ideias, o Marvel NOW!, que começa na próxima semana.

O novo status quo é novo por alguns fatores, mas é também antigo por outros. Afinal, o conflito entre Scott Summers, transformado em Fênix Negro após matar o professor Xavier na última edição, e Hope Summers junto com a Feiticeira Escarlate acabou com uma das mais polêmicas tacadas do roteirista Brian Michael Bendis, feita há alguns anos.
                                                       
É, é o que você imagina. Chega de “chega de mutantes”. A dizimação acabou. Os mutantes estão de volta com força ao Universo Marvel! Isso aconteceu após Hope abrir mão dos poderes da Força Fênix – que a transformaram brevemente na Fênix Branca depois da derrota do Ciclope – e destruir a entidade com a ajuda da Wanda. Como efeito da “morte” da Fênix, a própria “reenergiza” os mutantes da Terra – até porque, como constrói o argumento do gibi, ajudar os mutantes sempre foi à intenção da entidade cósmica.

Tal acontecimento muda muita coisa. Em 2005, Bendis roteirizou Dinastia M, crossover que mostrava a Feiticeira Escarlate perdendo o controle e reescrevendo toda a cronologia do Universo Marvel. No final, o tempo e espaço foram restabelecidos ao que eram antes, mas Wanda disse a famosa frase “chega de mutantes”, reduzindo a população com o gene X para apenas 198 pessoas.


Editorialmente, aquilo aconteceu pelo fato dos X-Men e os mutantes em geral terem crescido de forma desproporcional desde a década de 90. Muita coisa na Casa das Ideias – inclusive os grandes crossovers – giravam entorno dos mutantes. O que no começo parecia ser bom para as vendas com o tempo se tornou um veneno, afinal havia muitos seres superpoderosos por aí. Seres com uma cronologia fechada, difícil de serem lidos por novatos. Dessa forma surgiu a ideia do “chega de mutantes” e da Dizimação, que ditou muitos dos acontecimentos das HQs dos X-Men desde então, além de reduzir o universo da equipe e facilitar para os novos leitores.
                           

No meio da batalha, Scott vê Jean Grey. Será por causa da loucura ou Jean ainda vive dentro da Força Fênix?
Dá pra dizer que Bendis fez com que Os Vingadores suprissem o espaço deixado pelos X-Men. Eles fizeram o Universo Marvel girar, as sagas acontecerem… Guerra Civil, por exemplo, aconteceu à parte dos X-Men. Enquanto isso, roteiristas como Matt Fraction e Jason Aaron ditavam os acontecimentos mutantes a partir das arestas deixadas pela Dizimação, levando Wolverine e Ciclope a romperem de forma definitiva no crossover Cisma.
                                                       
Hope como a nova Fênix Branca!

Vingadores vs X-Men foi publicado para fechar tudo isso, como é possível ver. A saga girou em volta do retorno da Força Fênix e de Hope Summers, outra personagem que surgiu apósDinastia M, na saga Complexo de Messias, como sendo aquela que “salvaria a raça mutante”, como ela acabou efetivamente fazendo.


É sim um ciclo que se fecha, um ciclo bem traçado há sete anos e que foi construído com várias mãos. Afinal, Bendis não assina Vingadores vs. X-Men sozinho: o plot foi desenvolvido por ele, Jason Aaron, Ed Brubaker, Matt Fraction e Jonathan Hickman, sendo que a última edição foi roteirizada por Aaron.
Resta saber como ficarão os X-Men e os mutantes em geral após o fim da luta com Os Vingadores. Ciclope está preso como criminoso e os outros membros do Cinco da Fênix ficarão fora de combate por algum tempo. Teremos provavelmente apenas uma versão dos X-Men enquanto equipe, aquela comandada por Wolverine, fora os cinco membros originais, que desembarcarão ainda jovens no presente em All-New X-Men, de Brian Bendis. Steve Rogers, o Capitão América, finalmente assumirá a missão de unir os mutantes ao resto da humanidade com os Uncanny Avengers. Ainda assim, minha dúvida, mesmo, é: como a Casa das Ideias irá lidar com o Universo Marvel novamente cheio de super-humanos? Isso era um problema há alguns anos… Pelo menos AvX é um novo começo, acessível para você, por exemplo.
Fato: os X-Men e os mutantes estão definitivamente de volta ao centro do Universo Marvel. Só que agora sem o professor Charles Xavier para levá-los a um bom caminho…
                                  


Ciclope acaba assim, preso em uma cela de quartzo-rubi
                          Ou será que o Logan assumirá a posição de líder intelectual da raça mutante, como o teaser disponibilizado hoje em Amazing Spider-Man #695 pode também sugerir. SERÁ? Você pode até não gostar, mas se tudo isso se confirmar uma certeza podemos ter: a Casa das Ideias realmente está se esforçando para que Marvel NOW! seja REALMENTE novo.




Em uma semana Uncanny Avengers #1 será publicado nos Estados Unidos.
É quando vamos começar a descobrir tudo o que a editora nos prepara…

No site, Comic Book Resources, foi revelado que o destino Scott Summers será decidido na revista AVX Consequences # 1, pelos rumores entregue na própria sinopse da edição, Tempestade vai mesmo liderar um grupo de resgate para tirar Ciclope da prisão. O evento acontecerá simultaneamente com a estréa do título All New X-Men #01. Tudo isso chega até nós semana que vem!!

                                    

Preview da revista The Uncanny Avengers #01
                           

                        
                           
                             
                                 No preview, o Bandeiroso vai tentar recrutar Destrutor para ajuda-lo na reorganização dos mutantes. Lógico, que como qualquer clichê de histórias de super-herói. Destrutor não topa até intromissão de Avalanche fazendo com que na marra ele entre em ação. E claro, existe mais mais motivos por de trás desse ataque de Avalanche, que foi literalmente lobotomizado de maneira inovadora pelo Caveira Vermelha. Mais detalhes, como foi dito, semana que vem com a estréia oficial de MARVEL NOW!

Nenhum comentário:

Postar um comentário