terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um Filme Fodastico mas uma Bilheteria.......Os produtores estão certos???


Acho que todos nós em uníssono sempre reclamamos quando osprodutores de cinema metem o bedelho em adaptações de HQs pro cinema, alterando as coisas pra que o filme, na visão deles, ganhe mais potencial comercial
Nós reclamamos e geralmente dizemos que se os caras adaptassem os personagens como eles são nas revistas certamente teriam mais sucesso, agradariam do mesmo jeito o público genérico que nunca leu as HQs e também os fãs, que são sempre a parecela do público que mais reclama por aí, fazendo os filmes ganharem má fama.
Mas depois de ver um filme como Dredd, que foi uma adaptação bem próxima das HQs, mantendo inclusive o nível de violência que vemos nas histórias do personagem, um bom uso dos maneirismos da modinha como o slow-motion e o 3D, e ganhar ótimas críticas de boa parte da mídia especializada, Dredd simplesmente naufragou nas bilhetereichans americanas.
O filme fechou o final de semana com apenas 6,3 mijones de doletas, sendo considerado uma das piores bilheterias de estréia pra um filme baseado em HQs, só pra vocês terem ideia, o filme de 96, com Sylvester Stallone (que foi um fracasso de crítica e público) arrecadou o DOBRO dessa nova versão.
Lionsgate esperava fazer pelo menos 50 milhões com o filme nos EUA, para assim garantir uma continuação, mas aparentemente esse montante não vai ser alcançado, e podemos versepultada a iniciativa de se fazer mais filmes com o Juiz mais foda de Mega City.
Mas e então galera? será que os produtores que mexem e remexem nos filmes, mudam, adaptam, suavizam e infantilizam a bagaça estão com a razão? Pois Dredd é um filme adulto, violento e praticamente idêntico às HQs do personagem
Talvez não, o Deadline fez uma análise pontual sobre tal fracasso, apesar do filme ter conseguido boas críticas, ele já estava meio que fadado ao fracasso em terras americanas, primeiro proque é uma produção do exterior, Inglesa e Sul Africana, e por isso temrestrições de mercado, sendo exibida em menos salas do que filmes americanos…
Depois que a Lionsgate pouco fez, em termos de publicidade, pra tentar aumentar o apelo do filme, talvez pelo pequeno investimento do estúdio, Dredd custou apenas 45 mijones, um número muito pequeno se comparado aos orçamentos de diversos blockbusters de maior visibilidade, e isso com certeza se refletiu nas verbas pra publicidade do filme também..
O que eu acho? Bem, como vemos a culpa do fracasso não é exclusivamente do filme, mas sim uma rede de fatores que o leva a ser subestimado em terras americanas… A falta de publicidade certamente é o fator determinante pro filme não fazer lucro, afinal se ninguém souber dele como vão se interessar em vê-lo?
O problema pra mim é Dredd virar um case pra que os executivos justifiquem o fato de se modificar e adaptar os personagens de HQ pro “mundo cinematográfico comercial”, e que a prática imbecilizante de filmes aumente cada vez mais com o própósito de fazer dos filmes de HQs um poroduto “comercialmente viável” com aquelas mesmas práticas que já vemos acontecer em filems como Elektra, Wolverine e Jonah Hex
Enfim, Dredd pode até ser que se torne um sucesso quando chegar ao mercado de vídeopela propaganda boca-a-boca, e talvez assim consiga garantir a continuidade da sua franquia cinematográfica, mas esqueçam um filme com esse tipo de fidelidade vinda de um grande estúdio… e esqueçam um filme do LOBO censura 18 anos!!! O futuro dos filmes de HQs é cada vez “adaptados” e PG13, no sentido RUIM disso tudo, é obóvio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário