terça-feira, 25 de setembro de 2012

Digital marvels-Marvel vai lançar quadrinhos digitais em outros idiomas



É o primeiro passo para as editoras americanas não precisarem mais de editoras locais para publicar suas revistas…
Pois é, gurizada, o Universo HQ noticiou que a Marvel fez uma parceria exclusiva com uma empresa chamada iVerse para vender quadrinhos digitais em diferentes idiomas pelo mundo, através do aplicativo ComicsPlus.
Serão, além de edições simples, também encadernados, que serão disponibilizados digitalmente em várias línguas. O acordo da Marvel é de vários anos e os primeiro títulos serão disponibilizados no final deste ano. Além da Marvel, a iVerse também fez acordo com a Archie Comics para criar apps na ChinaJapão e Índia, e em breve em outros países.
Ainda não se sabe sobre como vai será a logística da distribuição, se será simultâneo ao material em inglês ou haverá outros vieses. Mais detalhes deverão ser revelados logo.
Bem, isso é algo do qual se fala há tempos: Com o aumento das vendas digitais, a tendência é que o mercado impresso se torne cada vez mais restrito. Agora a notícia abre um precedente importante (e impactante): Se as histórias já vão ser disponibilizadas pela própria Marvel em outros idiomas, editoras como a Panini, que republica as HQs em países como o Brasil podem acabar ficando para trás se continuarem pensando que discutir quadrinhos digitais é coisa para “mais adiante”.
É claro que, por ora, isso é apenas uma novidade, já que se continua publicando quadrinhos impressos normalmente. Mas eu não duvido que, com o sucesso das vendas digitais em outros idiomas, a Marvel não resolva facilitar a sua vida e distribuir para fora apenas digitalmente num futuro próximo. Afinal, financeiramente é muito mais vantagem.
Vamos acompanhar e ver como a coisa se desdobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário