sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por onde o elenco de Arquivo X?


Sou um grande fã de ficção científica, mas na época em que Arquivo X foi lançada eu tinha apenas sei la mas era novo  e estava mais interessado em Power Rangers do que em conspirações do governo para ocultar a presença de extra-terrestres em nosso planeta. Alguns anos atrás, provavelmente durante algum hiato, decidi dar uma chance a criação de Chris Carter e assisti toda a primeira temporada de uma só vez. Agora eu digo: Arquivo X é uma série fascinante que começou como quem não quer nada com seus monstros da semana e terminou com uma mitologia complexa que prende o espectador durante suas nove temporadas e mais de 200 episódios.
Os grandes protagonistas da série são os agentes Fox Mulder e Dana Scully, porém Arquivo X é repleto de personagens interessantes e, por essa razão, vamos mostrar o que alguns dos atores que deram vida a esses personagens tem feito nos últimos dez anos.
David Duchovny era a estrela de Arquivo X e disso ninguém tinha dúvidas. Ele até fez com que toda a produção da série mudasse de Vancouver para Los Angeles só porque ele não gostava da quantidade de chuva que caía na cidade canadense. Depois da série, ele fez alguns filmes como Amor por Contrato e Coisas que Perdemos pelo Caminho, além dos dois longas baseados em Arquivo X. Nos últimos quatro anos, ele tem interpretado o escritor beberrão e viciado em sexo Hank Moody na série Californication, que já foi renovada para a quinta temporada.

Gillian Anderson participou de quase todos os episódios de Arquivo X e, logo depois do fim da série, voltou para os palcos, onde ficou durante vários anos. Seu último papel no teatro foi em 2009 como Nora no espetáculo A Casa de Bonecas, do dramaturgo Henrik Ibsen, pelo qual foi indicada como Melhor Atriz no Laurence Olivier Awards (equivalente do Tony Awards em Londres). Em 2010, ela participou da série britânica Any Human Heart interpretando a Duquesa de Windsor e, em 2011, ela volta as telas britânicas na minisserie The Crimson Petal and the White, que tem estréia prevista para o segundo semestre. Além de participar do longa Johnny English Reborn que trará o eterno Mr. Bean de volta as telonas.

Robert Patrick se tornou mundialmente famoso como o T-1000 de Exterminador do Futuro 2 e entrou em Arquivo X aos 45 minutos do segundo tempo para cobrir o buraco deixado pela saída de David Duchovny da série. Sempre muito requisitado, o ator tem vários filmes no currículo, sendo o último deles Five Minarets in New York sobre agentes turcos procurando terroristas na cidade americana. Em 2011, ele participa de alguns episódios da última temporada de Big Love e, no segundo semestre, estréia o longa Mr Sophistication, uma drama sobre a vida de um comediante.

Mitch Pileggi deixou o Diretor Assistente Skinner para trás e, desde então, não parou de fazer participações bem longas em outras séries. Ele passou por Stargate Atlantis (22 episódios como Coronel Steven Caldwell), Grey’s Anatomy (7 episódios como Larry Jennings), Sons of Anarchy (12 episódios como Ernest Darby), Medium (4 episódios como Dan Bourroughs) e, atualmente, está em Supernatural, na qual já participou de 8 episódios como o avô dos irmãos Winchester, Samuel Campbell.
William B. Davis participou de apenas 37 episódios de Arquivo X, mas o Canceroso se tornou um personagem tão marcante que é lembrado até hoje como um dos mais importantes da série. Nos últimos anos, William tem trabalhado bastante. Em 2009, ele esteve no episódio piloto de Caprica e, em 2010, do quinto episódio de Human Target. Em 2011, ele marcou presença no filme Behemoth, uma produção original do canal Syfy.

Dean Haglund, Tom Braidwood e Bruce Harwood formavam o trio de nerds mais paranóicos que a TV já viu. Devido ao sucesso dos Pistoleiros Solitários, eles ganharam uma série própria que durou apenas 13 episódios e descaracterizou completamente os personagens. Fora da série, a carreira dos três também não foi lá essas coisas. Dean, o Langly, tirou quatro anos de férias e, em 2010, participou do episódio The X in the File da quinta temporada de Bones e também da ficção de baixo orçamento Atlantis Down, que está rodando o circuito de festivais e não tem previsão de estréia nos cinemas. Tom, o Frohike, participou de alguns curtas e de três filmes de baixo orçamento, o último se chama Amazon Falls e foi lançado em 2010. Bruce, o Byers, fez várias participações em séries, a maioria não-creditada, e a última foi em Supernatural no quinto episódio da quinta temporada.
É por hoje é só pessoal! Eu sei que deixei vários atores de fora, como por exemplo Nicholas Lea que interpretava o Krycek e Annabeth Gish que entrou na última temporada como a Agente Monica Reyes, mas ninguém aguenta um texto com dois metros de comprimento, não é?
Quero agradecer também a ajuda da minha amiga eXcer @ que fez as imagens que ilustram esse post e também me deu conselhos valiosos sobre os atores e personagens de Arquivo X. Brigadão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário