quarta-feira, 30 de maio de 2012

Perfect Blue-suspense psicológico

                         
Vamos conferir uma das histórias de suspense psicológico mais intrigantes já feitas em forma de animação.



Perfect Blue conta a história de Mima, uma cantora de um grupo musical, o Cham, que faz sucesso entre crianças e jovens no estilo conhecido no Japão como Idol Singers (cantoras que se vestem como bonecas). Decidida a seguir uma nova carreira de atriz, Mima tem que deixar o grupo e passa por muitas dificuldade para emplacar na nova vida, especialmente quando o fato de ter sido uma estrela virginal da música é explorado para chocar a audiência e os antigos fãs mostrando-a em cenas sensuais e violentas de gosto duvidoso, abalando gravamente sua psique.
Porém, as coisas ficam realmente tensas quando uma série de acontecimentos aparentemente inexplicáveis começam a ocorrer como atentados e execuções de pessoas envolvidas com Mima, tornando-a cada vez mais paranóica e presa num mistério que ela não sabe se é real ou fruto de um pesadelo de sua mente.
Perfect Blue é um filme genial. Ele aborda tamanha gama de temas relevantes com grande profundidade que só pode ser descrito como obra-prima.
Primeiramente o longa-metragem animado arrasa com o (sub)mundo das celebridades, a loucura da mídia, os programas apelativos, todos que visam o lucro financeiro em primeiro lugar. Além de ter sido uma das tramas mais contundentes a lidar com o fanatismo dos fãs, a sexualização de astros e estrelas jovens e com a falta de privacidade e a alienação proporcionadas pela internet.


Paralelo a tudo isso ainda temos um mergulho fantástico dentro da mente humana em que o diretor Satoshi Kon lança mão de todos os recursos possíveis, incluindo metalinguagem, pra traçar o panorama de uma personalidade partida e consumida por sua própria Sombra. Como se não bastasse, Perfect Blue é da mesma maneira uma história de mistério e obsessão excelente com um final espetacular que me surpreendeu de verdade.
Satoshi Kon planejou fazer o filme em live action usando atores reais, mas um terremoto no Japão destruiu os cenários e arruinou suas intenções. Pra economizar custos ele decidiu optar pelo formato de animação e não poderia ter sido mais feliz. O drama de Mima se tornou uma grande influência em outras séries e filmes após o seu lançamento. Daren Aronofsky que o diga, ele chegou a comprar os direitos de imagem para poder reproduzir cenas do filme e não faltam pessoas pra apontar Cisne Negro como um remake de Perfect Blue. Na minha opinião, apesar da explícita inspiração, os dois são muito diferentes pra ser considerado uma refilmagem. E Cisne Negro é fodão, mas eu achei Perfect Blue melhor ainda.


Seja bem-vindo ao Quarto da Mima...


Parte 1:http://www.youtube.com/watch?v=djM2R2UoDcc&feature=player_embedded
Parte 2:http://www.youtube.com/watch?v=djeQUcZRUtk&feature=player_embedded
Parte 3:http://www.youtube.com/watch?v=djeQUcZRUtk&feature=player_embedded
Parte 4:http://www.youtube.com/watch?v=SI87tWaA6-0&feature=player_embedded
Parte 5:http://www.youtube.com/watch?v=ZwDxhCtW9JQ&feature=player_embedded
Parte 6:http://www.youtube.com/watch?v=LvpjSCqJcS8&feature=player_embedded
Final
copie as URL acima e cole  no navegador


Curiosidades:
- Logo na cena de abertura do longa-metragem os fãs assistem a um show de um grupo de heróis Super Sentai, comum no Japão. Coincidência ou não, várias atrizes que trabalharam em séries tokusatsu depois marcaram presença em filmes de conteúdo erótico, lembrando um pouco a trajetória fictícia da carreira de Mima.
- Nada me tira da cabeça que o visual que a Mima e as meninas do Cham usam no palco, assim como o nome da protagonista são de alguma forma uma referência a personagem Lynn Minmay do anime Macross, que tornou sua dubladora, Mari Iijima, uma cantora famosa internacionalmente, além de inspirar várias personagens que seguiam a mesma linha. Hoje em dia Mari Iijima se mudou pros EUA onde seguiu a carreira de cantora e parece que não gosta de falar da série. Veja uma entrevista dela aqui.
- Outra das inspirações para a protagonista (talvez a principal) pode ter sido a cantora, dubladora e atriz Aya Himano, que dublou animes como Death Note e despertou a ira de muitos de seus fãs quando começou a posar para fotos eróticas e ter sua imagem associada a outro tipo de trabalho.
Fonte melhores do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário