quarta-feira, 30 de maio de 2012

Batman 3: Nolan fala sobre o Coringa, o fim do Batman e especulações.


De fato, a produção de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia comandada por Christopher Nolan sobre o homem-morcego publicado pela DC Comics e levado ao cinema pela Warner Bros., disparou quanto à publicidade. Com a nova capa da revista Empire, chegam mais entrevistas e, como sempre, especulações.
Nada de Coringa no novo filme. Nem menção.
Primeiramente, o diretor Christopher Nolan responde a uma pergunta bastante insistente sobre qual a abordagem que Ressurge faz sobre o Coringa, o grande vilão interpretado por Heath Ledger em Batman – O Cavaleiro das Trevas, de 2008. A pergunta faz sentido porque, apesar do ator ter falecido tragicamente antes mesmo da estreia do filme, o personagem muito bem poderia estar vivo no terceiro capítulo da trilogia. Mesmo que não apareça fisicamente, para não macular o ator ou mesmo enfraquecer o personagem com uma aparição descabida, poderia, ainda, haver alguma menção aos atos do vilão.
Mas a resposta de Nolan à Empire é surpreendente:
Não mencionamos o Coringa de nenhuma forma. É algo que senti fortemente em termos do meu relacionamentocom Heath e a experiência que tive com ele durante O Cavaleiro das Trevas. Eu não queria de qualquer forma explicar uma tragédia da vida real. Isso pareceu inapropriado para mim. Apenas temos novos personagens e a continuação da história de Bruce Wayne. Sem envolver o Coringa.
Veremos o fim do Batman?
Questão fechada, então. Nada de Coringa, nem mesmo menção.
Passamos adiante: o Batman irá morrer em Ressurge?
Essa especulação já existe há algum tempo e só ganhou força depois que, em outras reportagens de revistas, não somente Nolan, mas também o ator Christian Bale (Bruce Wayne), passaram a afirmar que o novo filme é o fim da jornada de Bruce Wayne. Mas é um fim literal? Parece que sim.
Também entrevistado pela Empire, o roteirista David S. Goyer, parceiro de Nolan desde Batman Begins, revelou algo instigante: logo após o lançamento de O Cavaleiro das Trevas, ele e Nolan se sentaram para planejar o próximo capítulo da série, que também sabiam, seria o último. Os dois tinham uma imagem muito clara de como seria a última cena do filme. Agora, quatro anos depois, Goyer revela:
A cena final de O Cavaleiro das Trevas Ressurge é exatamente aquela cena que falamos naquela época. Ela permaneceu completamente inalterada. Nós dois sabíamos em nossos corações que estávamos fazendo algo muito especial. E eu tenho que te dizer, tendo finalmente visto tudo aquilo junto pouco tempo atrás e visto aquela cena, tive um nó na garganta.
Bruce Wayne e Alfred na revista Empire.
A revista então tenta tirar algo mais e pergunta: “Veremos Nolan cometer um sacrilégio comercial?”. Goyer responde:
Sim. É por isso é que excitante pra caralho!
Realmente, parece que veremos mesmo o fim da jornada de Bruce Wayne. Mas como isso vai ocorrer?
Um dos pontos principais para entender o que se passa no filme é capturar sua estrutura, o que nunca é fácil em se tratando dos filmes de Christopher Nolan, pois são muito complexos e cheios de surpresas impressionantes. Analisando os vídeos que temos até agora, porém, parece que Ressurge não se passará em pouco tempo, como o foi Cavaleiro das Trevas. Eu diria que Ressurge se passa por um longo período de tempo, que mostrará várias etapas da “aposentadoria” do Batman… e provavelmente sua morte.
Um ponto que parece principal é saber se o filme já começa com o Batman aposentado. Já sabemos – o próprio Nolan nos avisou – que Ressurge inicia oito anos após o fim do anterior. Mas então: Batman desapareceu logo após o fim do último filme? Ou agiu um pouco mais e desapareceu quando a criminalidade baixou (como dá a entender o segundo trailer, que fala de “tempos de paz”)? Ou o Batman ainda estará na ativa quando o filme começa, mas “em fim de carreira” e se aposenta?
Batman ressurge duas vezes no filme?
A segunda resposta parece a mais provável. Nos vídeos, vemos um Bruce Wayne envelhecido e andando de bengala, o que muitos interpretaram como o fruto da ação de Bane (Tom Hardy), mas pode (e deve) ser resultado de algo anterior: a própria carreira do Batman. Quando se aposenta, Wayne está em uma condição física lamentável.
Mas o problema continua. Bane deve atacar o Batman e prendê-lo. É isso o que os vídeos 2 e 3 deixam muito claro. Ele passará outro tempo sumido e voltará outra vez para atacar Bane e a Liga das Sombras. Isso significaria que o homem-morcego “ressurge” duas vezes no filme?
Porque uma das possibilidades é ele não ressurgir de primeiro. Bane atacaria Bruce Wayne na batcaverna (é o que as imagens dão a entender) e o prenderia. No vídeo 3, Wayne pede a Bane para matá-lo e o vilão responde, “Ora, mas a sua punição é o que você mais tem a temer”; e temos as cenas de Wayne sendo jogado em um poço enorme e, depois, subindo nele. Há ainda aquela cena em que ele está em algum lugar como uma prisão ou um monastério e o personagem de Tom Conti diz a ele o que significia o canto misterioso do filme “rises“. Nessas cenas, Wayne está barbado, o que denota passagem do tempo.
O único senão é que se o Batman não volta na primeira vez e Bane só ataca a Bruce Wayne, significa que não teremos o homem-morcego em sua armadura durante 2/3 do filme, só aparecendo no final. Por mais ousado que Nolan seja, não acho que faria isso.
Mas se Batman volta uma primeira vez (para voltar uma segunda depois), o que o motiva? Uma possibilidade pode ser a Mulher-Gato (Anne Hathaway), inclusive, porque talvez ela roube o colar de pérolas da mãe de Bruce Wayne
Haverá uma jornada para a Mulher-Gato: de vilã e ladra a heroína e sucessora?
De qualquer modo, já pudemos ver o ator Christian Bale caracterizado de diversas maneiras nas imagens do filme. Há o Bruce Wayne clássico com aquele ar de playboy que vemos na cena da festa; há o Bruce Wayne cativo, tendando escapar (de barba rala); há um Bruce Wayne com cavanhaque bem longo, mais envelhecido (e que não pode ser o Batman com uma barba daquelas). Outros elementos de passagem de tempo.
Além disso, sabemos que há outras cenas do Batman para além daquelas com Bane. Já vimos fotos e filmagens de cenas do Batman sendo perseguido pela polícia. Isso ocorreria, com certeza, antes da “segunda volta”, onde atuará como um herói. Porém, com Nolan nunca se sabe. Essas cenas podem ser “retroativas” mostrando o passado do Batman, ou seja, um pouco do que aconteceu entre os filmes. O recurso não-linear é algo que Nolan adora usar e a única fez em que não o fez em seus filmes foi em O Cavaleiro das Trevas.
Para colocar lenha na fogueira, veja este vídeo, com um comercial para a TV do filme que traz uma cena inédita: Lucius Fox (Morgan Freeman) apresentando o batwing (a nave do Batman) a um maravilhado Bruce Wayne. Oficialmente, o veículo voador se chama The Bat (o morcego) e é, na verdade, um helicóptero com as hélices embaixo, em vez de em cima. O curioso é que na cena, Wayne diz duas vezes que já está aposentado, além de estar com uma bengala.
http://www.youtube.com/watch?v=RjOqvJJ0D7Y&feature=player_embedded
Selina Kyle presa na revista Empire.
Por fim, temos uma foto de Selina Kyle algemada, no que parece ser a cena do vídeo 3 no qual é interrogada por John Blake (Joseph Gordon-Levitt). O policial pergunta a ela: “Eles o mataram?”; e ela meio chorosa responde: “Não tenho certeza”. De quem estão falando? Do Batman? Ou de Bruce Wayne? Em seguida, temos a cena do policial com uma criança que pergunta: “Ele vai voltar?”; e ele responde: “Não sei”. Este é o Batman, com certeza.
Esse quadro lança muitas considerações sobre os papeis de Selina Kyle e John Blake no filme. Está cada vez mais claro que os dois irão ajudar o Batman no filme e, muito provavelmente, ambos saberão a identidade secreta do herói em algum momento da trama. A cena da delegacia provavelmente se passa após o ataque de Bane ao Batman.
A cena da Mulher-Gato com o Batman, quando ela diz: “Você não conhece mais essas pessoas. Já deu tudo a elas”; e ele responde: “Não tudo”, também indica um retorno. Mas está antes ou depois do ataque de Bane?
Ah, e está claro que o “tudo” é a vida dele, então…
Se Batman morrer, o que vem a seguir?
Parece que John Balek será um aliado próximo. Poderia ser um sucessor?
Do ponto de vista da história, é muito provável que ele passe a tocha para a Mulher-Gato e John Blake. O policial deverá servir como um sucessor. Nesse sentido, ele é uma versão amadurecida do Robin, só que deverá usar a armadura do homem-morcego mesmo. Quem melhor para substituí-lo do que um policial bem treinado?
Do ponto de vista comercial, é óbvio que a Warner Bros. prosseguirá com a franquia. Resta saber como. Talvez, tenha havido um acordo entre o estúdio e o diretor, de modo que os oito anos de intervalo sirvam como janela a ser preenchida por outros filmes, com novos diretores e elenco. Uma trama tão larga no tempo, poderia propiciar uma nova franquia sem causar estragos à antiga por se passar, de algum modo, dentro dela, embora nem precise dizer isso, tendo em vista a riqueza do universo do Batman a ser explorado no futuro. Esse seria o caminho lógico, mas mais arriscado.
Batman mostra a batcaverna para a Mulher-Gato?
O outro caminho, mais fácil, seria reiniciar tudo de uma vez, como a concorrência fez com o Homem-Aranha, ainda procurando vincular o próximo homem-morcego ao novo Superman, abrindo caminho para um filme da Liga da Justiça, que o presidente da Warner, Jeff Robinov, já deixou bem claro que quer mesmo fazer. Depois do sucesso de Os Vingadores da concorrente Marvel, então…
Com história de David S. Goyer e Christopher Nolan; roteiro de Christopher Nolan e Jonathan Nolan; dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard(Miranda Tate/Talia Al Ghul), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Liam Neeson (Ra’s Al Ghul), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon), Alon Abutbul (Dr. Leonid Pavel), Joey King (jovem Talia Al Ghul), Aiden Gillen (agente da CIA), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh StewartBurn Gorman e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.
Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.
fonte: hqrok

Nenhum comentário:

Postar um comentário