terça-feira, 6 de novembro de 2012

O fantastico, Fantastico Mundo de Bobby


Ouça a música…
Um dos desenhos animados mais populares entre a garotada nos anos 90era O Fantástico Mundo de Bobby,onde o comediante Howie Mendel virava desenho pra acompanhar as aventuras de seu filhoBob, um menino cheio de imaginação.
Todos os episódios de Bobby’s World (nome original da série animada nos EUA) sempre tratando de alguma brincadeira do Bobby com os amigos ou alguma desventura familiar ao lado dos pais Howard e Matha Generic (e não Genéric), do Tio Ted e dos irmãos aborrecentesKelly e Derek.
As histórias eram muito lúdicas, sempre girando em torno de como a imaginação do Bobby lidava com coisas simples do cotidiano de uma criança como se perder dos irmãos no shopping comprando um presente, aprender a nadar na piscina (“Tio Ted, como é que você faz bolhas sem colocar a cara na água?” ^^), descobrir que a mãe está grávida, assistirsuper-heróis na TV, criar um clube com os amigos, ou quando Bobby e o Tio Ted tem que ir a Las Vegas pra levar a empregada Nafulgia pro casamento dela e a Tia Ruth acha que o Bobby foi raptado por ETs (é, esse foi muito lúdico).
Mas existe um capítulo completamente diferente dos outros. Ele começa aparentementecomo todos os demais, com Bobby imaginativo demais e por isso acabando por se dar mal na sua prova de geometria. Por viver tão intensamente seu universo particular, ele não consegue se concentrar no que está ao seu redor. Porém, o Guarda de Trânsito Abe, amigo de Bobby, decide ajudá-lo ensinando ao menino um jeito lírico de aprendizado sentindo a música do mundo e Bobby passa a ver, ou melhor, ouvir as coisas de um modo totalmente diferente.
Só essa cena já valeria o episódio inteiro, lembro de um amigo que me disse que a filosofia do desenho influenciou ele anos depois a estudar música. Mas a história ainda reserva uma reviravolta completamente inesperada que eu nunca pensei que veria numa animação como O Fantástico Mundo de Bobby, quando de supetão o garoto tem que lidar com uma situação séria e dramática, onde nem sua imaginação consegue confortá-lo.
O final é inspiradíssimo e mostra de uma forma raramente vista numa produção infantil a poesia que pode existir na vida quando ela transcende a morte…

Nenhum comentário:

Postar um comentário