terça-feira, 6 de novembro de 2012

Graças à astrofísico famoso, Krypton agora existe de verdade


Que? Má como? Calma, gurizada, é só que a DC resolveu dar um toque de realismo interessante nas história do azulão versão Novos 52.

Eu acho que eu nem preciso dizer que uma das coisas que sempre me atraiu nos comics de super-herói foi a ciência (ou a ficção científica, melhor dizendo). Eu achei curiosa uma decisão da DC que diz respeito à origem do Homem de Aço.
Em Action Comics Superman # 14, na história entitulada “Star light, Star Bright” que sai na quarta feira (lá nos EUA e nos dispositivos móveis), ninguém menos que o famoso astrofísicoNeil DeGrasse Tyson aparece como “coadjuvante especialmente convidado” para dar uma mão ao azulão na busca por seu planeta natal. Bem, só lendo a hq para saber como a história se desdobra, mas o fato é que, a pedido da DC Comics, Tyson (não o boxeador) indicou um planeta que existe de verdade para ser a Krypton dos novos 52, que no caso orbita a estrela real LHS 2520, uma anã vermelha, claro (saudades dos nomes mais “românticos” de corpos estelares, como Marte, Andrômeda, etc). E mais interessante: ela é visível no céu noturno! (ou pelo menos no céu noturno do hemisfério norte)
Isso é uma grande mudança na história do Homem de Aço, cujo planeta natal sempre teve sua localização vaga. Agora, ela não só é conhecida como é uma localização real. O legal disso, segundo Dan Didio é que “aplicando a ciência real à história, ele [Tyson] mudou para sempre o lugar do Superman na história. Agora fãs poderão olhar para o céu noturno e dizer ‘Lá é onde o Superman nasceu’”.
Eu sei que a gente sempre tira onda aqui, brinca e tal, mas eu tenho que confessar para vocês que acho isso demais. Fico imaginando a imaginação solta das crianças de hoje, podendo apontar para os seus amigos, para os colegas e até para os pais de onde o Superman veio e poder dizer que o planeta existe de verdade. Além de ser um enorme incentivo para a criança entra no mundo da astronomia e da ciência, é uma oportunidade de ouro para a imaginação dar um salto rumo à possibilidades inimagináveis (tá, ok, viajei agora, mas vocês entenderam a ideia).
Ah, você não sabe quem é Neil DeGrasse Tyson? Pois deveria. Além de ser um dos maiores astrofísicos da atualidade, ele já participou de séries como The Big Bang Theory. E, se você nunca o viu por aí, pode ter certeza de que já viu o meme:
Segue aí um vídeo dele falando sobre o que ele acha de ter virado um Meme (não tem legendas, aprendam inglês de uma vez por todas, porra! Nem que seja “inglês nórdico”):

Nenhum comentário:

Postar um comentário