quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mulher-Maravilha: De Ícone Feminista à Símbolo Sexual

                                             

Criada em 1941.... a Mulher-Maravilha é antes de ser uma super-heroína: um ícone do movimento feminista e tbm um símbolo sexual (num curioso paradoxo onde consegue ser as 2 coisas ao mesmo tempo - apesar de tão opostas e contrárias entre si)!!!
Seu criador é William M. Marston.... q curiosamente tbm era um psicólogo responsável pela criação do polígrafo (o detector de mentiras): o q tbm justifica a personagem usar o "Laço da Verdade" (q obriga as pesosas a dizerem a verdade)!!!
Confira abaixo a trajetória dessa super-heroína.... as principais fases, as capas dos gibis, o seriado da TV, o filme pornô q fizeram baseado nela, e várias outras curiosidades q rolaram nesses 70 anos da Mulher-Maravilha:





Apesar de seu criador ser um homem, a MM se tornou um símbolo do movimento feminista.... pois Marston defendia as causas e as ideologias das mulheres de sua época. Ele acreditava q as mulheres eram + honestas, generosas e confiáveis do q os homens, e todas essas virtudes foram repassadas à sua personagem. O autor tbm foi pioneiro na idéia básica do polígrafo, q consiste em testar com o uso de uma máquina de pressão se as pessoas presas ao aparelho falam a verdade ao serem submetidas à uma série de perguntas (a invenção evoluiu até se tornar o famoso detector de mentiras)!!!
A MM nos gibis já passou por várias reformulações e alterações/adaptações em sua origem, já q as editoras de tempos em tempos atualizam alguns de seus principais personagens pra q se adequem aos novos tempos. Mas pra mim, a origem q vale é sempre a 1º de todas: aquela escrita pelo criador de cada personagem (todo o resto feito depois é apenas algo: "baseado no original").... e na origem clássica, a MM era uma princesa amazona q cresceu na "Ilha Paraíso", sendo filha da rainha "Hipólita" (q já foi violentada por "Hércules" - Deus do Olimpo - q aparece nas histórias da MM como um vilão e já levou uma surra da MM pelo crime q cometeu contra sua mãe) foi considerada a mais habilidosa e inteligente de sua tribo.
Porém, qdo um piloto da Força Aérea (Steve Trevor - o mesmo q aparece no seriado da TV dos anos 70) cai por acidente na ilha.... a tribo das amazonas manda a MM de volta com ele pro "mundo dos homens": pra agir como embaixadora e combater o crime!!!




Polêmicas e ironias.... Apesar de ser uma representação feminista e ideológica da mulher consciente de seus direitos de igualdade perante os homens (numa época onde a luta pelos direitos das mulheres tomava forma e ganhava espaço na mídia).... a MM tbm se tornou (involuntariamente) um símbolo sexual: permeando as fantasias sexuais e desejos + íntimos de todos os homens (jovens, adolescentes e adultos) por mais machistas q fossem!!!
É contraditório mesmo.... a personagem ser ser considerada um ícone feminista.... mas usar shortinhos curtos expondo seu corpo e servindo de mero objeto sexual pras (sedentas) platéias masculinas. Tá certo q no começo da carreira o shortinho era + comprido, mas conforme o tempo ia passando e a mídia ia ficando mais "liberal", o tamanho do shortinho dela tbm diminuía (conforme vcs podem conferir pelas capas postadas nesta matéria q vão dos anos 40 até os dias de hj)!!!
Ou seja... a idéia básica da personagem foi sendo totalmente deturpada.... certamente em prol da audiência: já q mesmo tendo sido inicialmente dirigida (talvez) pra um público-alvo feminino, acabou atingindo mais foi o público masculino mesmo - q é quem mais consome gibis de super-heróis (e este público tinha outros interesses mais "sexuais/carnais" q iam mto além dos discursos feministas presentes nos textos do gibi). É aquela velha história: sexo vende (e isso é fato - seja hj ou há décadas atrás)!!!



Uma das melhores fases da MM nos quadrinhos.... foi desenhada pelo artista super-detalhista George Pérez (na capa q abre esta matéria e tbm na 1º das 3 capas aí acima). Essa fase (anos 80) teve seu início recentemente republicado pela Panini em um encadernado de luxo da coleção "Biblioteca DC".
Nessa fase do Pérez (q tbm foi o artista da mega-saga: "Crise nas Infinitas Terras"), ficou estabelecido q a MM poderia voar com seus próprios poderes..... abandonando aquela idéia de depender do "Avião Invisível" q ela usava nas histórias clássicas (e tbm no seriado da TV)!!!
Originalmente o avião invisível era feito de um metal fictício cujo nome era (pasmem): "AMAZONIUM" (!).... um conceito tão ridículo q o jeito foi aumentarem os poderes da MM pra q ela não precisasse mais ser motivo de piadas entre os leitores. Mas como a DC nunca foi famosa por aprender com seus próprios erros, o tal avião voltou a ser reintegrado à cronologia posteriormente, só q agora a desculpa é q ele foi um presente de uma raça alienígena - ou algo assim (seja como for, com esse novo "reboot" na DC, devem ter deixado isso pra lá outra vez - ou não, rs)!!!




No imaginário popular.... a versão + conhecida da MM é a do seriado de TV dos anos 70: onde é representada pela da atriz Lynda Carter - q ficou imortalizada pelo papel (a série durou de 1975 à 1979 e foi um enorme sucesso na época). Curiosamente, na 1º temporada da série, a trama se passa em 1942 (em plena 2º Guerra Mundial) e a MM enfrenta nazistas e espiões durante esse período fatídico da História Humana. Mas na temporada seguinte, a série muda totalmente de ambientação e passa a transcorrer nos tempos modernos (no caso, os anos 70).
No começo deste ano (2011), tentaram fazer uma nova série da MM pra TV.... mas o fiasco foi tão grande, q nem mesmo o episódio-piloto chegou a ser exibido (e nem sei se vai aparecer pra baixar na net um dia). Pela sinopse q foi divulgada... o fracasso era inevitável mesmo, pois a idéia básica do seriado era completamente idiota (cheia de idéias cretinas q não teriam mesmo como funcionar e nem agradar aos fãs). A atriz principal até q foi bem escolhida (veja a foto do meio logo acima), mas a série naufragou assim mesmo!!!
Mais sucesso teve o filme pornô (Wonder Woman XXX) q fizeram tbm este ano.... com a atriz Tori Black no papel principal. Esse pelo menos, não tinha como dar errado.... pois no fundo (e deixando a hipocrisia de lado) era o q o público sempre quis ver mesmo, rs!!!

                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário