sábado, 13 de outubro de 2012

Uncanny X-Force

Em uma Entrevista feita com

Sam Humphries, roteirista do relançamento de Uncanny X-Force (que acontecerá em janeiro de 2013, após a conclusão do último arco de Rick Remender), além do desenhista Kris Anka, responsável pelos designs dos novos uniformes da equipe. Anka disse que optou por manter os uniformes em preto e branco para combinar com o que já vinha sendo feito na série anterior; porém, ao saber que a nova X-Force teria uma "pegada ao estilo James Bond", Anka acrescentou alguns elementos coloridos nos trajes, como a faixa roxa na cintura de Psylocke ou os detalhes dourados no uniforme de Tempestade. Humphries complementou dizendo que esta equipe está se aventurando pelas trevas do Universo Marvel, e não seria lógico que um grupo assim vestisse roupas com cores berrantes.


No caso de Tempestade, Humphries disse que sempre desejou trazer de volta o corte de cabelo moicano na heroína, mas não queria trazê-lo de volta sem um contexto. Ele explica que o novo cabelo reflete o estado de espírito atual da heroína, bem como suas roupas; para Anka, a intenção no design do novo uniforme de Ororo é mostrá-la como uma mulher orgulhosa e confiante, refletindo a mudança em seu temperamento sem destoar de seu lado majestoso e feminino. Anka também disse que não acha que toda super-heroína deve parecer sexy, mas que mulheres como Tempestade parecerão assim naturalmente, pela sua segurança sobre seu status e sexualidade.

Num panorama geral, Anka explicou que seu objetivo era desenhar uniformes que refletissem a personalidade dos personagens que os vestem, mas que ao mesmo tempo parecessem práticos para o campo de batalha e que os leitores se sentissem mais convencidos de que a equipe poderia sair na rua vestida assim sem se constranger. Humphries também destacou que eles se parecem pouco com "uniformes de super-heróis", refletindo a realidade da nova X-Force, que define como "os párias dos párias". Tudo isto, além de buscar que eles tivessem um ar de sofisticação e sex-appeal.


No caso da líder da equipe, Psylocke, Anka confessa que Humphries lhe deu uma instrução bem clara: a ninja não deveria mostrar tanta pele como de costume. Assim, ele deu à heroína um traje que pudesse ajudá-la a se esconder nas sombras como uma boa ninja, acabou com as "tiras de tecido" pouco práticas que ela usava nos braços e coxas, e desenhou suas botas sem saltos altos, que atrapalhariam sua mobilidade nas missões. Humphries complementa que esse novo traje reflete a maturidade atual de Psylocke como personagem e como líder no mundo mutante, mostrando que ela está vindo para o centro dos holofotes na Marvel - e está vindo para ficar!


Espiral foi redesenhada para parecer uma espécie de "traficante clubber"; se Anka vê Tempestade como segura de sua sexualidade, Espiral está tão segura que usa sua sexualidade como uma arma, sabendo que está chamando atenção e gostando disso. Apesar disso, foi o editor das séries ligadas aos X-Men, Nick Lowe, quem sugeriu que as áreas cinzentas do traje da feiticeira extradimensional fossem transparentes, de forma que ela parecesse estar mostrando mais pele do que realmente está. E tanto Anka como Humphries disseram ter feito questão que Espiral mantivesse suas botas peludas...


Segundo Anka, o uniforme mais difícil de elaborar foi o de Pigmeu, pelo desafio de deixá-lo com uma aparência mais casual, capaz de se encaixar tanto num bar como nas missões da X-Force, e ao mesmo tempo torná-lo reconhecível. Humphries aprovou o design de Anka, dizendo que quer mostrá-lo como um personagem sério e que já era hora do Pigmeu se livrar do capuz na cabeça, das pernas peludas à mostra e do "P" gigante desenhado em seu uniforme.


Em relação a Bishop, antagonista do primeiro arco de Uncanny X-Force, suas roupas alaranjadas foram feitas propositalmente para destacá-lo visualmente da X-Force, e para refletir as mudanças em sua personalidade e em seu modo de pensar. Os longos dreads e a barba de Bishop refletem o tempo que se passou desde que ele foi abandonado no futuro devastado que ele mesmo causou, e também como forma de identificá-lo visualmente como Bishop, enquanto suas roupas se encarregam de trazer alguma novidade para o personagem.


Quanto à misteriosa mulher vestida como Fantomex, Anka se limitou a dizer que "isto [o fato do traje ser muito semelhante ao de Fantomex] é uma dica".

Como já dito antes, Uncanny X-Force (re)estreia em janeiro de 2013. Vale lembrar, a moça vestida como Fantomex preenche apenas uma das três vagas que Humphries havia mencionado quanto à escalação da equipe, o que significa que ainda há pelo menos mais dois integrantes a serem revelados. Ainda não sabemos quando a Marvel os mostrará,

Por: Fernando Saker

Nenhum comentário:

Postar um comentário