sexta-feira, 18 de maio de 2012

muitas curiosidades de O senhor dos anéis- As Duas Torres


Este post é o segundo da série. O primeiro, com as curiosidades de A Sociedade do Anel está aqui.
Apresentamos agora os fatos mais bacanas que giram em torno da filmagem de As Duas Torres. Delicie-se!

As Duas Torres é a primeira continuação a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme sem que o original tenha vencido nesta categoria. É também apenas a terceira continuação na história a receber a indicação de Melhor Filme.

- A New Line usou o codinome “Grand Tour” nos rolos do filme enviados aos cinemas. Em nenhum lugar estava escrito As Duas Torres, nem mesmo na película.

- Gollum foi criado através de animação computadorizada, mas o diretor Peter Jackson queria que ele fosse feito a partir de uma interpretação real. Assim, Andy Serkis, que dubla o personagem, vestiu uma roupa especial durante as filmagens para que seus movimentos fossem capturados. Serkis atuou junto com Elijah Wood (Frodo) e Sean Astin (Sam) para que os atores soubessem para onde olhar. Na pós-produção, o ator foi substituído nas cenas pelo Gollum criado no computador.

- Como as etapas de renderização da animação de Gollum demoravam cerca de seis horas, a equipe deixava o computador processando os dados durante a noite e checavam o resultado na manhã seguinte. Vez ou outra, um erro acontecia e Gollum aparecia com os cabelos espetados ou com os olhos saltando das órbitas enquanto falava.

- Quando foram filmar a cena em que Gollum pega um peixe num riacho, Peter Jackson e sua equipe tiveram que descongelar o local, pois havia nevado durante a noite.

- O cenário do Abismo de Helm foi construído em locação, na Nova Zelândia, e levou sete meses para ser totalmente erguido.

- A batalha no Abismo de Helm foi editada a partir de 20 horas de imagens, filmadas durante três meses com a “máquina de chuva” ligada em cima do elenco. Os figurantes se consideraram verdadeiros sobreviventes por terem participado das gravações. Tanto, que fizeram camisetas com a frase “Eu sobrevivi ao Abismo de Helm” estampada.

- Antes de Miranda Otto ser escalada, a atriz irlandesa Alison Doody (a “Indy-girl” de Indiana Jones e a Última Cruzada) foi convidada para interpretar Éowyn. Isto foi em dezembro de 1999, quando ela acabara de ser mãe pela segunda vez e, por isso, teve que recusar o papel.

- Os filhos do diretor Peter Jackson fazem participações especiais como duas crianças refugiadas de Rohan.

- O filho de Viggo Mortensen, Henry, aparece como figurante em uma das cenas do Abismo de Helm.

- O produtor executivo Barrie Osborne faz uma ponta em As Duas Torres como um soldado Rohirrim que atira uma pedra contra os Uruk-Hai tentando arrombar o portão do Abismo de Helm.

- O designer de conceitos, Alan Lee, também pode ser visto fazendo uma ponta. Ele aparece na cena em que armas são entregues aos guerreiros de Rohan no Abismo de Helm (ele está à esquerda de Aragorn). Nesta mesma cena, outro que aparece é Dan Hennah, diretor de arte, à direita de Aragorn, sendo vestido para a batalha.

- Pouco antes do início da batalha no Abismo de Helm, vemos vários guerreiros no topo da fortaleza. Um deles se vira para a câmera e revela não ter um dos olhos. O figurante que interpreta esse guerreiro apareceu no set usando um tapa-olho. O diretor Peter Jackson pediu para que ele lhe mostrasse o que havia por baixo e, então, perguntou se ele queria aparecer sem o tapa-olho no filme. O sujeito não aceitou de primeira, mas depois concordou com a idéia e disse que a experiência o ajudou a se sentir melhor sobre sua deficiência.

- O ent Barbárvore é dublado por John Rhys-Davies, que interpreta o anão Gimli.

- Além de emprestar sua voz a Gollum, Andy Serkis dublou os três orcs que discutem na cena do acampamento próximo à floresta de Fangorn.

- Andy Serkis disse em uma entrevista que se inspirou no barulho de um gato engasgado com uma bola de pêlo para fazer a voz de Gollum.

- O mapa que Faramir estuda junto com seu ajudante é o mesmo mapa que está nos livros da saga O Senhor dos Anéis, desenhado por Christopher Tolkien, filho do autor da história.

- Viggo Mortensen quebrou um dedo do pé na cena em que Aragorn chuta um capacete próximo às carcaças dos orcs. Mas o ator não foi o único. Orlando Bloom quebrou algumas costelas ao cair de um cavalo; e Brett Beattie, o dublê de John Rhys-Davies, estava com uma lesão no joelho durante as filmagens. No plano aberto em que vemos Aragorn, Legolas e Gimli tentando alcançar os orcs, os três já estavam machucados, mas gravaram a cena até o fim.

- Billy Boyd e Dominic Monaghan passaram tanto tempo em cima do boneco que representava Barbárvore, que conseguiram escrever um roteiro durante as filmagens. Além disso, era tão difícil para eles saírem das “mãos” do ent, que os dois eram deixados no set durante os intervalos, enquanto o restante da equipe saía para comer. Mas como ninguém era maldoso, sempre levavam um pouco de alimento e bebida para os atores.

- O curta The Long and Short of It, dirigido por Sean Astin (e presente no DVD de As Duas Torres), foi filmado durante uma regravação na Nova Zelândia. Na época, a Lucasfilm estava por perto fazendo uma demonstração de um novo modelo de câmera (o mesmo usado na produção de Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones). Astin pediu que a equipe da produtora de George Lucas ficasse mais um dia para que ele usasse a câmera em seu filme. Eles aceitaram e Astin gravou tudo em seis horas.

- Antes de convidarem Emiliana Torrini, os produtores tentaram contratar Björk para interpretar a música “Gollum’s Song”. A cantora não aceitou a proposta, pois estava grávida. Tentou-se ainda outras três intérpretes antes de se fechar com Emiliana.

- O som das bestas aladas montadas pelos Nazgul foram feitos a partir de barulhos de burros.

- Quando Frodo e Sam estão em Osgiliath, Sam diz: “Nós nem deveríamos estar aqui”. No livro, os dois hobbits jamais vão a Osgiliath como prisioneiros de Faramir.

- Em uma versão anterior do roteiro, Arwen ajudaria Aragorn a lutar no Abismo de Helm. Liv Tyler chegou a gravar cenas para esta seqüência, enfrentando alguns Uruk-Hai, mas as imagens nunca foram usadas.

- A cena em que os orcs batem suas lanças no chão, antes de a batalha começar, foi inspirada em uma brincadeira que os figurantes fizeram para passar o tempo entre a filmagem de uma cena e outra. Peter Jackson viu, gostou e decidiu usar no filme.

- O Lembas, a comida élfica que Frodo e Sam comem no começo do filme, eram bolachas de verdade, feitas pelo departamento de arte.

- Muitos dos cavaleiros Rohirrim eram mulheres com barbas falsas coladas em seus rostos. Peter Jackson preferiu usá-las, pois percebeu que as mulheres eram mais habilidosas que os homens ao montar os cavalos.

- Os créditos finais trazem duas linhas na língua da tribo Maori, natural da Nova Zelândia, desejando tudo de bom e melhor para suas terras e habitantes: “He maungärongo que te whenua” e “He whakaaro pai que ninguémä tängata katoa”.

- Uma parte dos créditos é dedicada aos carpinteiros, que são descritos como “Hammerhands” (“Mãos de martelo”). Trata-se de uma referência ao fundador do Abismo de Helm nos livros, Helm Hammerhand.

- Após os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 chegou a ser cogitada a mudança do título do filme, devido à coincidência com as torres destruídas do World Trade Center. Quem vetou a troca foi o próprio diretor Peter Jackson, que declarou ainda que caso esta mudança fosse feita os fãs o matariam.

- Foi o 5º filme mais visto em 2003 no Brasil, tendo levado 4.133.452 pessoas aos cinemas.

- Ganhou 2 Oscars, nas seguintes categorias: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Edição de Som. Foi ainda indicado nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Direção de Arte.

- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor.

- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Figurino e Melhores Efeitos Especiais. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Desenho de Produção, Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

- Ganhou 4 prêmios no MTV Movie Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Melhor Equipe (Sean Astin, Elijah Wood e Gollum), Melhor Cena de Ação e Melhor Interpretação Virtual (Gollum). Foi ainda indicado na categoria de Ator (Viggo Mortensen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário