sexta-feira, 18 de maio de 2012

Curiosidades sobre O Senhor dos anéis - O Retorno do Rei


Fechando a trinca, apresentamos as curiosidades da produção do último filme da trilogia de O Senhor dos Anéis.

Uma nota pessoal minha: tenho para mim que O Senhor dos Anéis é a mais fantástica história já contada na fantasia. Nada supera a atmosfera e aventura deste livro, que foi brilhantemente adaptado por Peter Jackson. Nada.

Fechemos a série!

- A New Line usou o codinome “Till Death For Glory” nos rolos do filme enviados aos cinemas. Em nenhum lugar estava escrito O Retorno do Rei, a não ser nas caixas onde os rolos ficam armazenados, onde, embaixo do código de barras, podia-se ler “lotr3” em letras minúsculas.

- Em sua primeira semana de exibição, O Retorno do Rei quebrou o recorde mundial de bilheteria, arrecadando aproximadamente U$ 250 milhões.

Minas Tirith
- Assim como em A Sociedade do Anel, Peter Jackson faz uma ponta em O Retorno do Rei. O cineasta pode ser visto em um dos barcos dos mercenários que avançam para atacar Minas Tirith.

- Também repetindo participações especiais, os dois filhos de Peter Jackson aparecem em O Retorno do Rei duas vezes: a primeira é em Gondor, quando os cavaleiros deixam a cidade; e mais tarde, na cena do casamento de Sam. É curioso observar, também, a forma como eles são creditados em cada filme: em O Retorno do Rei aparecem como “Crianças bonitinhas de Gondor”; em As Duas Torres são listados como “Crianças bonitinhas de Rohan”; e em A Sociedade do Anel são “Crianças hobbits bonitinhas”. Bonitinho, não?

- Christian Rivers, diretor de arte e desenhista de storyboards de O Senhor dos Anéis, faz uma ponta como um dos soldados gondorianos que vigiam o farol em Minas Tirith.

- Royd Tolkien, bisneto do autor J.R.R. Tolkien, também faz uma ponta como um guarda gondoriano.

- A filha de Sean Astin, Alexandra Astin, aparece no filme como a filha de Sam, Elanor. E a filha de Sarah McLeod, que interpreta Rosinha, interpreta o bebê do casal.

- Antes de John Noble ser escalado, John Rhys-Davis (Gimli) fez testes para o papel de Denethor.

- Cenas adicionais foram filmadas na Nova Zelândia em 2003, pouco antes do lançamento do filme, da mesma forma como aconteceu no ano anterior para As Duas Torres.

Rei Bruxo de Angmar
- Todas as cenas envolvendo o Rei Bruxo de Angmar tiveram que ser refilmadas. Inicialmente, o desenho do capacete do vilão era muito parecido com a máscara de Sauron. O diretor Peter Jackson, então, preferiu refazer as cenas com outro capacete, a fim de evitar que o público confundisse os dois personagens.

- Para criar as cenas de batalha que contam com mais de 200 mil personagens em ação foi necessário construir uma sala extra na sede da Weta Digital, para comportar todo o equipamento usado na renderização das cenas.

- Viggo Mortensen disse em uma entrevista que deve ter “matado” cada dublê pelo menos 50 vezes, durante as filmagens de toda a trilogia.

- Peter Jackson entregou uma réplica do Um Anel a Andy Serkis e outra a Elijah Wood. Ambos acreditaram que possuíam a única versão do “precioso” objeto.

- A seqüência de abertura que conta a origem de Gollum foi originalmente filmada para As Duas Torres. Ela seria inserida logo depois que Gollum relembra seu nome verdadeiro, Sméagol, pela primeira vez.

- Foi o ator Bernard Hill que deu a idéia de mostrar o Rei Théoden tocando as lanças de seus soldados com a espada antes de partirem rumo à batalha.

- Dominic Monaghan, que vive o hobbit Merry, teve que beber um copo de leite antes de gravar a cena em que ele e Billy Boyd (Pippin) fumam cachimbo em Isengard. Ele tomou essa precaução para não vomitar.

- A música que Billy Boyd canta no salão de Denethor foi composta e interpretada pelo próprio ator, a partir da letra escrita por J.R.R. Tolkien.

- A primeira cena que Andy Serkis gravou para O Senhor dos Anéis foi com Gollum no topo da Montanha da Perdição, próximo à fenda que leva ao interior do monte. A última cena filmada foi a briga final com Frodo pelo Um Anel.

- Originalmente, Peter Jackson pensou em terminar O Retorno do Rei com um episódio narrado por Cate Blanchett, assim como o prólogo presente em A Sociedade do Anel. Ela contaria o que aconteceu com cada personagem depois dos eventos do filme.

- A última fala do filme, “É, aqui estou eu de volta”, também é a última linha do livro.

- O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei teve 1500 efeitos computadorizados, enquanto que o 1º filme da trilogia teve 560 efeitos e o 2º filme teve 800.

- É, juntamente com Ben-Hur (1959) e Titanic (1997), o filme mais premiado da história do Oscar.

- Ganhou 11 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Into the West"), Melhor Maquiagem, Melhor Edição, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

- Ganhou 4 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original ("Into the West").

- Ganhou 4 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Especiais. Foi ainda indicado em outras 8 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Ian McKellen), Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Desenho de Produção e Melhor Som.

- Ganhou 2 prêmios no MTV Movie Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme e Melhor Cena de Ação (batalha de Gondor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário