terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tudo que você gostaria de saber sobre Deadpool mas tinha vergonha de perguntar

                           

"Deadpool" o famoso "Mercenário Tagarela" (por nunca calar a boca - sempre com piadinhas e comentários infames) parece ser um cara legal e gente-fina. Mas não se engane, ele é um assassino profissional insano (e um dos mais temidos do Universo Marvel)!!!
Com um fator de cura muito mais eficiente que o próprio Wolverine. Personagem polêmico que sempre dividiu opiniões entre os leitores: alguns o adoram e acham engraçadíssimo.... já outros o odeiam e desprezam por ele ter sido criado por um dos piores artistas de todos os tempos (Rob Liefeld) e ser considerado uma mistura entre "Homem-Aranha" e "Exterminador" (da DC)!!!
O fato é que "Deadpool" tem uma legião de fãs e sua revista própria (publicada aqui no Brasil pela Panini) parece ter emplacado nas bancas!!! Assim, confira abaixo uma retrospectiva de sua carreira com a origem, curiosidades e melhores histórias do tagarela Deadpool.




Deadpool apareceu pela 1º vez na revista americana Novos Mutantes # 98 (em 1991), onde surgiu como vilão. Em suas primeiras aparições mantinha algumas de suas características atuais (falava sem parar e tinha um senso de humor doentio) mas era considerado um vilão mesmo capaz das maiores atrocidades: entre assassinatos encomendados até torturas e insinuações de que teria violentado sexualmente a mutante Dominó - namorada do herói Cable (seu maior inimigo e posteriormente aliado - onde dividiram até mesmo uma revista própria: "Cable & Deadpool")!!!
Só que o personagem, mesmo sendo um psicótico sádico e cruel foi ganhando popularidade entre os leitores, e em seguidas mini-séries próprias, até finalmente estrelar sua revista mensal (publicada aqui no Brasil em "Marvel 99"). Já em seu título-solo, a frieza inicial do personagem foi levemente amenizada com um humor non-sense : e é claro que ele continuou sendo um assassino psicótico, só que a revista deixou de se levar a sério (como na fase de "Novos Mutantes") e passou a ser algo mais "cômica" (quase uma sátira ao gênero de super-heróis)!!!
Deadpool agora ganhava divertidos personagens coadjuvantes: seu melhor amigo "Fuinha" (um nerd fracassado que na adolescência foi levado ao alcoolismo e à decadência pelo próprio Deadpool: na edição #11 do vol 2 Deadpool viajou no tempo e destruiu uma possível carreira promissora de seu amigo por pura "diversão" ) e a velha cega "Al" (que foi sequestrada e era mantida em cativeiro por Deadpool - ele precisava de uma governanta pro seu moquifo ).... Também carismáticos eram os frequentadores de um bar para assassinos profissionais, onde Deadpool ia sempre encher a cara e arrumar os trampos (mortes por encomenda) que o seu amigo barman lhe arrumava!!! Infelizmente essa fase (que pra mim foi o auge do personagem) teve somente algumas poucas edições publicadas no Brasil pelas editoras: Abril (em "Marvel 99") e Pandora (no "Almanaque Marvel" - que só teve 3 edições) mas felizmente o Pessoal do Trad-Mania em um trabalho gigantesco nós trouxe TODAS as HQ's do bocudo, como você pode conferir aqui.





Da mesma forma que Wolverine, Deadpool tambem é um produto do projeto "Arma X": do governo canadense que visava criar assassinos super-poderosos pra missões secretas. Wade Wilson (nome verdadeiro do Deadpool) era apenas um matador profissional (que tinha câncer). O experimento "Arma X" curou a doença de Wilson através de um fator de cura artificial extraído de Wolverine, mas que o deixou seu rosto e corpo desfigurados e sua mente instável (ficou maluco ) recentemente recuperados conforme sua HQ mensal. Inimigo mortal de Wolverine e muitas vezes parceiro ( vide Fabulosa X-Force ), eles já tiveram lutas sangrentas e seus poderes se equivalem já que ambos desfrutam de um fator de cura que regenera ferimentos mortais!!!
No cinema, Deadpool foi um dos vilões principais do filme do "Wolverine" no qual foi interpretado pelo ator Ryan Reynolds (que tambem fez o "Lanterna Verde"). E ao que tudo indica terá em breve um filme-solo ( há anos em pré-produção)!!!
A origem de Deadpool foi sendo construída aos poucos pela Marvel, no começo pouco se sabia sobre o personagem, mas no decorrer de sua série mensal e reformulações pelas quais passou, novos dados e informações eram acrescentados ao seu misterioso passado. Sabe-se que ele passou um tempo internado num hospício após matar um colega de equipe da "Arma X", e que seu pai foi morto durante uma briga de bar provocada por ele. E sabido ainda que durante um tempo Deadpool foi dado como morto e confundido com o "Agente X" (um desmemoriado que acreditava ser Wade Wilson, mas que na verdade era um capanga do vilão "Cisne Negro" e foi ferido durante uma explosão na qual os 3 aparentemente haviam morrido e tiveram suas mentes meio que "interligadas" - "Agente X" foi uma revista publicada pela Panini e durou cerca de 1 ano)!!!




Atualmente parece existir uma "febre" em torno do personagem nos EUA que tem sempre garantidas pelo menos umas 3 revistas próprias todo mês, sempre se revezando (quando termina uma, começa outra ou entra alguma mini-série ou especial). Entre seus mais recentes títulos temos: "Deadpool" (série mensal), "Mercenário Tagarela" (que foi o 1º arco de histórias escolhido pela Panini ano passado pra estrear a nova revista dele aqui no Brasil), "Deadpool MAX" (série adulta censura 18 anos ), "Tropa Deadpool", "Deadpool Pulp" (mini-série em 4 partes), e a especial: "Deadpool Massacra a Marvel"!!!
Enfim.... gostem ou não.... Deadpool ainda vai marcar presença por bastante tempo nas bancas pelo visto (ainda mais com tanto material inédito pra ser publicado por aqui)!!!



PS: A capa acima (Deadpool rodeado de mulheres) foi "censurada" pela Marvel nos anos 90.... mas a imagem vazou na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário