terça-feira, 13 de novembro de 2012

L&PM Lança + Clássicos da Literatura: (Veja as Capas da Coleção Original)

                                             
A L&PM lançou a coleção: "Clássicos da Literatura em Quadrinhos" (em capa-dura e acabamento luxuoso - R$ 25).... Eu já havia comentado aqui no blog sobre as ed. anteriores:"Robinson Crusoé", "A Ilha do Tesouro", e "A Volta ao Mundo em 80 Dias". Agora novas ed. foram lançadas nas livrarias: "Dom Quixote" e "Odisséia"!!!
Essa belíssima coleção (produzida na Bélgica) traz ilustrações caprichadas e um texto perfeitamente adaptado das obras literárias nas quais se baseia. Originalmente são 30 ed. ao todo, q incluem ainda as obras: "Guerra e Paz", "Os Miseráveis", "Viagem ao Centro da Terra", "Germinal", "O Mundo Perdido", "As 1001 Noites", "Miguel Strogoff", "O Capitão Fracasso", "Oliver Twist", "Da Terra à Lua".... e mto mais!!!
Confira abaixo as capas das ed. originais... e maiores detalhes dessa coleção (q vale a pena ter na estante):


Até o momento já comprei 5 dessa coleção: "Robinson Crusoé", "A Ilha do Tesouro", "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (de Júlio Verne), "Odisséia" (de Homero), e "Dom Quixote" (de Cervantes)!!! E o único q eu nunca li em livro é Dom Quixote (nunca me animei mto em ler os 2 "tijolões" q são os livros, rs).... os outros 4 eu li (no formato de bolso, q é como eu prefiro colecionar livros) podendo comparar com essas excelentes adaptações: e comprovo a qualidade dessas ed. em quadrinhos!!!
A arte é caprichada, tanto em cenários qto em figurinos.... e sem poupar detalhes sangrentos nas cenas de batalha e violência (sendo q geralmente essas coisas costumam ser bem "amenizadas" nas outras adaptações pra quadrinhos). Aqui tudo é perfeito: o respeito à obra original é total e o mais fiel possível!!!

Pelas capas originais da coleção belga postadas nesta matéria (q são as mesmas usadas pela L&PM).... é possível ter uma idéia da arte interna - pois é da mesma qualidade e feita pelos mesmos artistas. Aqui no Brasil já foram lançadas 6 ed.... mas ainda não ficou claro se a L&PM tbm irá dividir aqui em 2 ed. as obras + extensas (nos originais, algumas tiveram de ser divididas - mas é possível q saiam aqui em vol. único com + pág.)!!!


"A Odisséia" (de Homero).... era um dos livros + difíceis de ser adaptado pros quadrinhos (devido à complexidade do texto), mas ficou perfeito: resultando numa excelente HQ épica de aventura. A luta com o Ciclope é brutal e sangrenta (o monstro devora humanos com requintes de selvageria) e a arte não poupa detalhes. É uma adaptação bem fiel ao livro (q eu li na versão de bolso da Martin Claret) e obrigatória pra quem curte um bom épico!!!
Júlio Verne.... é o campeão de adaptações nessa coleção: 5 de seus livros possuem versão pra quadrinhos aqui: "A Volta ao Mundo em 80 Dias", "Viagem ao Centro da Terra", "Miguel Strogoff", e os 2 livros q se completam: "Da Terra à Lua" e "Ao Redor da Lua". Desses, eu só tenho o 1º em livro (o 2º saiu em pocket, mas ainda não comprei) e os demais estão indisponíveis nas livrarias (estou no aguardo de serem relançados em formato de bolso)!!!

"O Mundo Perdido".... é do mesmo criador de "Sherlock Holmes" (Sir Arthur Conan Doyle). Nessa coleção saiu lá fora em 2 ed. (pois é uma obra mto extensa). Fiquei curioso pra ler esse, pois acho q mtos filmes famosos com dinossauros devem ter siso inspirados nesse livro, rs!!! "Guerra e Paz", "Os Miseráveis", e "Germinal".... são as demais obras q tbm tiveram de ser divididas em 2 Vol. originalmente!!!



Outros títulos dessa coleção q saíram lá fora (e q eu ainda não tinha citado aqui na matéria) são: "O Corcunda de Notre Dame", "O Livro da Selva", "O Último dos Moicanos", "Madame Bovary", "A Sombra do Lobo", "Quo Vadis", e "O Vermelho e o Negro" (este último em 2 ed)!!!

São todos obras literárias eternizadas pelo tempo.... adaptadas inúmeras vezes pra: cinema, teatro, TV, e quadrinhos. Algumas eu irei conhecer somente agora nessa coleção (pois nem todas eu tinha lido em livro).... mas isso q é bacana qdo uma obra tem qualidade: a gente acaba tendo acesso à ela de uma forma ou de outra: ou na mídia em q acharmos melhor!!!

Fica então aí a sugestão/recomendação.... pra quem quiser conhecer essas verdadeiras obras-primas lieterárias em suas versões pra quadrinhos (de excelente qualidade)!!!


Até+

Nenhum comentário:

Postar um comentário