segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Remember, remember, the 5th of November...Guy Fawkes é o verdadeiro V!


Tudo que se refere tanto ao filme V de Vingança como o gibi de mesmo nome, tem sua história no fato real "A Conspiração da Pólvora", uma revolta ocorrida em Londres, em 5 de novembro de 1606, liderada por Robert Catesby e outros católicos insatisfeitos com o governo do rei protestante Jaime I.




O objetivo deles era explodir o parlamento inglês utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares. Guy Fawkes, como especialista em explosivos, seria responsável pela detonação da pólvora.






Porém os conspiradores notaram que o ato poderia levar à morte de diversos inocentes e defensores da causa católica, portanto enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores, um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no prédio do parlamento.






Assim acabaram encontrando Guy Fawkes guardando a pólvora. Após mais de uma semana sendo torturado, Guy Fawkes assina um documento em que confessava sua conspiração. Ele foi preso e torturado, revelando o nome dos outros conspiradores.





No final foi condenado a morrer na forca por traição e tentativa de assassinato.






Os outros participantes revelados por Fawkes acabaram também sendo executados.
Ainda nos dias de hoje o rei ou rainha vai até o parlamento apenas uma vez ao ano para uma sessão especial, sendo mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio, antes da sessão.

Do mesmo modo foi mantida a tradição de celebrar no dia 5 de novembro a Noite das Fogueiras. Nesta noite é tradição malhar e queimar em fogueiras, bonecos que representam Fawkes, e soltar fogos de artifício.


Uma rima tradicional foi criada em alusão à Conspiração da Pólvora:
"Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."

Tradução livre:
"Lembrai, lembrai, o cinco de novembro
A pólvora, a traição e o ardil;
Não sei de uma razão para a traição da pólvora
Ser algum dia esquecida "

HQ | V de Vingança




Em um futuro alternativo, a Inglaterra foi dominada por um regime fascista. Todas as minorias e dissidentes políticos foram impiedosamente exterminados e o governo vigia todos seus cidadãos. Apenas um indivíduo ousa enfrentar este regime: V, um ousado e misterioso terrorista! Em sua primeira ação ele salva e acolhe Evey, uma adolescente que ao seu lado embarca em uma dura jornada de auto conhecimento e despertar político, e é atraves dos olhos dela que conhecemos as motivações e ideiais de V.


Postagem especial para o DIA COMEMORATIVO DE GUY FAWKES. Obra importantíssima criada por Alan Moore e David Loyd na década de 1980 para protestar contra o governo neoliberal de Margareth Thatcher, que ao chegar ao poder implementou um truculento programa de privatizações, extinção de direitos trabalhistas e políticos e uma severa repressão aos movimentos sociais. Esqueça o filme fraquíssimo de 2006, esta é uma das melhores histórias em quadrinhos que já li, se você já leu, conheça a primeira versão lançada em 1989, com páginas a mais


Clique na capa para fazer o download:





CRÉDITOS:

Um comentário:

  1. Olá amigo! Cara, é excelente seu blog. Meus parabéns e obrigado, brother!

    ResponderExcluir