quinta-feira, 20 de setembro de 2012

George R. R. Martin curte HQs


.Desde que estreou na HBO a série Game of Thrones fez um sucesso absurdo, inclusive catapultando as vendas dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, e levando o autor a uma grande popularidade, sendo comparado ao crássico J. R. R. Tolkien.
Enquanto esse vagabundo não termina a sua saga de livros, ele anda por aí badalando em eventos e convenções nerds, e numa dessas, na Wondercon, ele conversou com a MTV e fez algumas revelações sobre suas inspirações…
O cabra falou que era um grande fã de quadrinhos, principalmente da MARVEL, e que inclusive chegou a ter uma de suas cartinhas publicadas numa revista e respondida pelo próprio Stan Lee, nos anos 60.
Perguntado se ele gostaria de escrever HQs e que personagem seria, ele disse o seguinte:


Não sei exatamente como seria essa história, mas eu adoraria escrever algo envolvendoo Dr. Estranho, o Mago Supremo da Terra sempre foi um dos meus personagens favoritos…

Eu o deixaria meio à parte do universo Marvel, sem que ele interaja com outros personagens ou faça parte de algum supergrupo, ele agiria secretamente, os outros sequer saberiam de sua existência, ele viveria à margem do universo, protegendo nosso plano de existência de ameaças vindas de outros mundos e dimensões… Ele seria a nossa muralha contra o Cthullu, os Anciões e Dormammu. As melhores histórias do personagem, na época de Stan Lee e o Steven Ditko eram escritas dessa maneira.

Mas antes de fazer isso eu ia me reunir com a alta cúpula da Marvel e mais uma cambada de advogados pra discutirmos um contrato que não permitisse que se fizessem alterações ou que se ignorassem ou rebootassem, ou retconizassem a minha história de maneira alguma, fazendo com que os acontecimentos do que escrevi pro personagem fossem imutáveis.

Uma cosia que sempre me irritou no mundo das HQs é justamente essas iniciativas como reboots e retcons, que simplesmente desrespeitam tudo o que outro autor fezcom o persoangem, alterando, apagando ou mostrando uma nova versão das coisas, matando personagens ou trazendo-os à vida.

O que eu acho? Pô, legal isso, saber que o cara teve formação nos quadrinhos, isso é bom pra tirar o estigma que os quadrinhos ainda carregam, mesmo depois de tanto tempo, de serem algo de menor valor intelectual.
Outra que eu gostei foi o fato do Martin ter falado da putaria que impera nas HQs hoje em dia, com a banalização de certas situações, como o retorno dos mortos, as mortes sem propósito (só pra criar uma comoção forçada), os retcons desnecessários e as excessivas reformulações sem nenhum planejamento…
Aposto que os olhos do Quesada na Marvel até estufaram pra fora quando ouviu o cabra falar que adoraria escrever uma HQ pra casa, com o hype sobre o nome do cara isso seriauma mina de dinheiro, mas será que estariam dispostos a seguir as ordens do autor de não se modificar nada do que ele escreveu?
Sei não, ainda mais com o desapego que Martim tem pelos personagens, imagina ele matando o Wong, a Clea ou o próprio Dr. Estranho e eles nunca podendo voltar???

Nenhum comentário:

Postar um comentário