Entre 1992 e 1994 chegou ao estrelato com o programa infantil X-Tudo, o qual apresentava ao lado do boneco X. A atração dava continuidade a um formato considerado inovador da emissora na programação infantil brasileira pois mesclava educação e cultura com diversão e entretenimento. Ou seja, era inteligente sem ser chato.
A maioria dos colegas do Agente G, exceto a Bárbara e o inesquecível Mestre Iodo, eram alimentos do seu apartamento que ganhavam vida através de bonecos, como Leite, Refri, Repolho, Salsinha, Gela Tina, Coco. O Chefe que dava as ordens ficava no congelador. No lado do mal ficavam Gina, Brígida (irmã gêmea de Bárbara), os capangas Nefasto, Sinistro e Soturno, além do histriônico Corvo Edgar Alan Poe. O programa também contava com uma parte educativa e cultural (herança do trabalho do mesmo pessoal que tinha vindo da TV Cultura) como experiências científicas e indicações de livros, além de atrações como O Mundo de Beakman, a série do Zorro da Disney (redublada e colorizada), Os Três Patetas, Gato Félix, Faísca e Fumaça e o hilário desenho animado do Beetlejuice.
Ladeado por uma equipe muito talentosa de atores, manipuladores de bonecos e dubladores Gerson conseguiu tirar audiência até da Globo quando o programa estreou no horário nobre em rede nacional. Tinha o carinho das crianças e a admiração dos adultos com um humor que de início fazia rir todas as idades. Nunca vou esquecer do dia em que eles leram uma cartinha de uma criança dizendo:
"Graças a você minha mãe parou de ver aquela novela chata."Um tempo depois a Record passou o Agente G pro horário da tarde, onde ele também reinava absoluto, ganhando o prêmio de Melhor Programa Infantil de Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1997. Aliás, até hoje tento achar o video do dia em que o Gerson participou do programa do Beakman. Infelizmente, nesse mesmo ano a atração passou a ser exibida de manhã e completamente descaracterizada. Só tinha experiências, sem as aventuras inocentes e o humor do começo e acabou chegando ao fim.
Em 1998 Gerson participou de outro programa infantil na Record, Vila Esperança, que não emplacou. Mas ele continuou bastante ativo como ator no teatro e na televisão. Dizem que estava tentando emagrecer para interpretar o papel do cantor Waldick Soriano quando sofreu um infarto e morreu aos 37 anos. Alguns o consideram o maior apresentador infantil da história da Televisão Brasileira. Fica a homenagem ao Gordo, o Obeso Amigo do Mestre Iodo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário