quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Uncanny Avengers #1, com o início do relaunch da Marvel, vai vender MENOS que The Walking Dead #100

                           

Quando uma editora faz um relaunch de suas publicações, é de se esperar que elas vendam bem, PRINCIPALMENTE a publicação que inicia tudo isso. Afinal, há todo um esforço de marketing envolvido e se o negócio não começar bem, a chance de naufragar é grande. Com isso em mente, tenho para você uma informação pertinente: Uncanny Avengers #1, que marca o início de Marvel NOW! nos States na próxima semana, deverá vender MENOS que The Walking Dead #100, que saiu em julho.

Veja só: a esta altura já é possível ter uma estimativa das vendas da próxima semana porque todas as comic shops já fizeram os pedidos com base nos previews das editoras. De acordo com o Bleeding Cool, as solicitações da revista da Casa das Ideias para a distribuidora Diamond estão estimadas em 300 mil exemplares. No caso de The Walking Dead #100, foram 380 mil gibis na primeira tiragem — um recorde no século XXI entre todas as editoras.
Para piorar, a intenção da Marvel era vender algo próximo de 400 exemplares de Uncanny Avengers #1. Isso tudo, claro, em cópias físicas, sem considerar a venda digital.
Não dá para dizer que o relaunch da Marvel é um desastre, até porque vender 300 mil exemplares não é fácil –- é algo que só Marvel, DC e o Mauricio de Sousa, considerando todo o MUNDO OCIDENTAL, conseguem fazer de tempos em tempos (e, mesmo assim, é bem raro). Por outro lado, isso reforça o resultado obtido pela Image e o estúdio Skybound, do Robert Kirkman, em julho. Os números de The Walking Dead #100 foram realmente incríveis,principalmente por ser um publicação que não envolve as duas grandes editoras.
Ainda assim, existem alguns fatores que devem ser considerados em relação ao fato da Skybound ter conseguido o gibi que é, até aqui, o mais vendido do ano. The Walking Dead conquistou inúmeros fãs, conta com uma série de TV com ótima audiência e a Image conseguiu bons acordos com os revendedores, além de publicar um total de 19 capas variantes. No caso da Marvel, apesar de ser uma grande editora e um grupo de personagens famosos, não há ainda fãs da revista, especificamente.



Avengers #1Apenas para comparação, Justice League #1, que iniciou o reboot e o relaunch da DC em setembro do ano passado, vendeu 200 mil exemplares na primeira tiragem (que sumiram dos comic shops em cerca de 24 horas).

Por tudo isso, acho que ninguém vai dizer que o relaunch da Casa das Ideias é um fracasso, né?
Apenas é bom lembrar que, considerando todas as tiragens, o gibi com maior vendagem neste século é Amazing Spider-Man #583, aquele que traz o Barack Obama na capa. Já o posto de “Gibi Mais Vendido em Toda a História”, de acordo com a Guinness, é X-Men #1, de Chris Claremont e Jim Lee, lançado em 1991. Foram nada menos que 8,1 milhões de cópias — apesar que, dizem, ~apenas~ 3 milhões foram comercializadas.
Uncanny Avengers #1 será publicada nos EUA no dia 10 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário