quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Novo Xbox terá um projetor e transformará a sala no mundo do game?


Depois do Wii Remote do Nintendo Wii com os sensores de movimento e a câmera do Kinect com a captação de movimentos, qual seria o próximo passo da indústria dos games na tentativa de inovar a maneira como os jogadores jogam? Eu apostava num simulador virtual mais ou menos no estilo de Jogador Nº 1 ou Sword Art Online.
Eu fico surpreso por não estar tão errado assim.
Segundo uma patente registrada pela Microsoft, o novo Xbox vai pegar o conceito do Kinect, de capturar os movimentos do jogador e reproduzí-los no game, para um nível totalmente diferente. A idéia é usar um projetor para “exportar” o mundo do game para a sala/quarto do jogador.
Chamada de Immersive Display Experience, a tecnologia se baseia em um projetor RGB que amplia a tela do game para fora da televisão, envolvendo o local onde o video-game está instalado. Com o auxílio de uma câmera de profundidade, a tecnologia pode mapear o ambiente e eliminar o efeito que objetos (como uma cadeira) teriam na projeção.
“dando uns tiro nos playboy aqui no quarto”
O Kinect também seria usado na jogatina, captando a direção do olhar do jogador e tirando o resto do foco ou evitando que o projetor jogue luz no rosto do jogador. Some tudo isso à capacidade de criar uma experiência 3D com óculos especiais que a Microsoft está desenvolvendo para o Kinect, e temos algo aqui que REALMENTE pode mudar a maneira como os video-games são jogados.
Tudo bem que o próprio Kinect e o Wii foram alçados ao posto de “acessórios” depois de terem sido divulgados como “maneiras revolucionárias de se jogar”, mas o que o novo Xbox pode estar tentando fornecer é a transformação da sua sala no mundo do game e a sua transformação em protagonista do título.
Basicamente, é a exportação da experiência para o “mundo real”. E como estamos falando de tecnologia, o negócio é colocar pra funcionar agora e apoiar a iniciativa, para incentivar o aperfeiçoamento da idéia. Se na próxima geração nós poderemos ter projetores que exportam as imagens para a sala, como isso poderá evoluir em algumas décadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário