sexta-feira, 15 de junho de 2012

super-heróis e suas super garotas (ou super garotos também)

Superpoderes, roupa colante e DR’s: o amor entre os super-heróis!



Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades: salvar o mundo de invasões alienígenas, trocar sopapos com supervilões no café da manhã e salvar gatinhos que não conseguem descer da árvore é a rotina estressante dos nossos queridos super-heróis.
Ainda bem que, nas horas vagas, eles levam uma vida normal como a nossa. E essa normalidade inclui esse negócio complicado chamado AMOR – se bem que, no caso dos super-heróis, esse negócio de AMOR fica muito mais complicado do que o normal.
vamos relembrar alguns dos casais mais famosos dos quadrinhos de super-heróis e suas inesquecíveis, inusitadas, belas e trágicas histórias de amor.
Lois e Clark



O primeiro super-herói do mundo precisava de uma cara-metade à altura de seu imenso poder – afinal, o cara é quase um deus. Se fossemos levar para esse lado, seu par perfeito seria a Mulher-Maravilha. Mas Kal-El encontrou a parceira perfeita em Lois Lane, uma mera mortal. No início ela era apenas uma jornalista intrometida e pedante que vivia se metendo em confusão e que sempre era salva pelo herói – a típica mocinha indefesa. Com o passar do tempo, ela foi ficando mais independente (sinal dos tempos) e hoje possui uma personalidade forte, é determinada e não leva desaforo prá casa. O amor do Super por ela é tão grande que o herói já foi capaz de voltar no tempo para reverter sua morte ou de renunciar aos poderes só para poder levar uma vida normal ao lado dela. Quer prova de amor maior do que essa?
Gwen Stacy e Peter Parker


Quando era apenas mais um adolescente vítima de bullying na escola, Peter Parker nunca imaginou que um dia viveria um grande amor, um dos mais emocionantes dos quadrinhos de supers e também um dos mais trágicos. Depois que virou uma aranha humana, Parker começou a trabalhar como fotógrafo free-lancer no Clarim Diário e teve um namorico com a secretária Betty Brant. Mas foi com Gwendolyn Stacy que ele descobriu o verdadeiro significado do amor. O casal começou a namorar e a princípio causou espanto entre os colegas do colégio – afinal, Gwen era de uma classe social mais alta, tinha sido eleita a garota mais bonita da escola e Parker era apenas um loser. O relacionamento dos dois teve altos e baixos, separações, voltas e muita, muita DR. Gwen era um doce e um porto seguro para o confuso super-herói, às voltas com provas, falta de dinheiro e uma tia doente.
O amor entre os dois foi crescendo a cada edição e com certeza ia dar em casamento, até que em junho de 1973 (The Amazing Spider-Man #121) aconteceu aquela que talvez seja a mais dramática morte de um personagem de quadrinhos. Sequestrada pelo Duende Verde, Gwen é lançada do alto de uma ponte e morre ao ter seu pescoço quebrado quando sua queda é abruptamente interrompida pela teia do Aranha. O que teve de nerd chorando…
A morte de Gewn deixou profundas marcas no herói, nos leitores e é considerada o pontapé de uma fase mais realista nos quadrinhos de super-heróis.

Mary Jane e Peter Parker

Só anos depois da morte de Gwen é que Peter Parker superou a dor. E uma das pessoas que sempre esteve ao seu lado, dando uma força, foi sua amiga Mary Jane Watson. Assim, a mudança no status do relacionamento entre os dois foi natural. Logo, estavam namorando. Mary Jane era completamente diferente de Gwen Stacy: mais desbocada, mais exibida e meio maluquinha. Depois de décadas de namoro, a Marvel decidiu casá-los. Mary Jane é atriz, modelo e dançarina e logo estava praticamente sustentando a casa, já que Parker continuava na dureza por causa de sua carreira como Homem-Aranha. Apesar disso, eram felizes – na saúde, na doença e na pobreza, né? #muitoamorgente!
Só que, anos depois, a Marvel veio com o argumento de que o casamento tinha estragado o personagem (roteiros ruins não contam?) e simplesmente o apagou da cronologia. Hoje, o Cabeça de Teia vive livre, leve, solto, complicado, liso, soltando piada e solteiro – igualzinho à sua versão dos anos 60. Mais uma história de amor destruída pelo dinheiro…..
Batman e Talia Al Ghul


Esse papo de que o Batema é gay é um disfarce do herói pra enganar os trouxas. Na verdade, o Morcego é um pegador silencioso. Já teve relacionamentos com a repórter Vicky Vale, com a gatinha Silver Saint-Cloud e com a quase vilã Mulher-Gato – essa ele vive pegando de vez em quando. Mas a mulher que roubou seu coração foi Talia Al Ghul, a filha do seu inimigo Ra’s Al Ghul. Os dois sempre tiveram um relacionamento complicado, principalmente porque o sogro do Morcego vive querendo mandar o mundo dessa prá melhor e o herói sempre o impede – em algumas dessas tentativas, Talia esteve ao lado do pai; em outras, ela ajuda seu amado. Pense numa mulher indecisa.
O relacionamento ficou sério na HQ especial Batman, O Filho do Demônio. O Morcego juntou-se a Ra’s Al Ghul para enfrentar um inimigo comum. Talia e Bruce Wayne tiveram uma noite de amor sem prevenção e TCHARÃ! – nove meses depois nasceu o filho do Morcego. Durante anos a DC Comics disse que essa história não fazia parte da cronologia, mas o escritor Grant Morrison terminou introduzindo Damian, o filho, na timeline do Batman. Hoje ele é o Robin e luta ao lado do pai.
Apesar de estarem em lados opostos, Talia e Batman ainda mantém a chama do amor acesa. Só que nesse caso, não tem DR que resolva.

Mulher invisível e senhor Fantastico




Ok, agora vou me contradizer. Existe um relacionamento sério, sólido e bonito de se ver no Universo Marvel: o de Reed Richards e Sue Storm. Membros do Quarteto Fantástico, primeiro super-grupo da Marvel, os dois começaram como amigos de aventuras, mas loguinho se apaixonaram e juntaram os trapinhos, com direito a casamento oficial e tudo o mais. Apesar de terem tido altos e baixos em todos esses anos, como todo casal que se preze, eles continuam firmes e fortes e já tem um filho – o mutante Franklin Richards. Por ser o homem mais inteligente do mundo, Reed Richards passa mais tempo inventando gadgets e explorando o desconhecido do que levando uma vidinha normal de casado; por isso, de vez em quando vemos Sue puxar as orelhas do cônjuge para que ele cumpra suas obrigações de pai e marido. Pense num cara distraído…

Meia noite e Apolo


Antes de toda essa celeuma por causa do novo Lanterna Verde ser gay, um casal já chamava a atenção nos quadrinhos por manter abertamente um relacionamento homossexual. Membros do supergrupo The Authority, Meia-Noite e Apolo são uma espécie de Superman e Batman do universo Wildstorm, do universo Image Comics. O Authority é um grupo radical de heróis, que não hesita em tomar decisões como matar o inimigo. A dupla romântica superpoderosa terminou se casando, com direito a beijo e tudo o mais.


* este post foi meio atrasado, queria ter colocado ele no dia dos namorados e tal... Mas ta ae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário