sexta-feira, 11 de novembro de 2011

descrição dos primeiros minutos de Batman cavaleiro das Trevas Ressurge


Batman dirige o batpod no final de "O Cavaleiro das Trevas".
O filme abre silenciosamente com um close up do rosto do Batman. Podemos dizer que ele está no Batpod em algum tipo de estrada.
O ângulo muda, e agora podemos ver que estamos começando exatamente no ponto em que Batman – O Cavaleiro das Trevas terminou. Há uma quantidade absurda de policiais perseguindo Batman.
A cena muda novamente, e desta vez não há ruído no fundo. Gordon está abraçando sua esposa, onde a polícia criou o perímetro no final de O Cavaleiro das Trevas. Ela, então, fica no banco do condutor de um carro da polícia e vemos que as crianças de Gordon estão sentadas no banco traseiro. Gordon olha para eles, que começam a ir embora.
Policial: Vamos, Gordon. Nós temos que ir.
Gordon concorda e entra no carro com o policial. Eles são os últimos lá. O carro começa rapidamente a se mover.
Então há um corte de volta para Batman que está sendo perseguido. Ele está cortando o tráfego até que finalmente toma uma saída para outra rua.
Ele parece estar à salvo momentaneamente até que todos os carros que o estavam perseguindo na estrada aparecem atrás dele, seguindo logo por um novo lote de viaturas saindo de uma rua lateral. Ele corre à frente deles.

Gary Oldman como o Comissário Gordon: fingindo perseguir o Batman.
Cortamos de volta para Gordon no carro com o policial.
Gordon (em seu rádio): Aqui é o Comissário Gordon. Alguém tem uma localização do Batman?
Policial perseguindo Batman: Sim, senhor. Ele está indo pro Norte. Provável para os limites da cidade.
Policial no carro com Gordon: Por que ele estaria indo para lá?
Gordon: Trânsito. As pessoas ainda estão tentando escapar ameaça do Coringa.
Corta de volta para Batman novamente, fazendo exatamente o que Gordon havia previsto. Ele se aproxima de uma fila enorme de tráfego e passa através deles com facilidade. Todos os carros de polícia chegam a um ponto intransponível.
Corta para Gordon novamente.
Gordon: Onde ele está agora?
Policial perseguindo Batman: Ele…. se foi. Provavelmente está fora da cidade agora.
Policial no carro com Gordon: Droga! Como pode um cara contra toda a força policial de Gotham?
Gordon: Eu não sei. Mas agora, aposto que provavelmente não vamos vê-lo por um longo tempo.

Há duas menções ao Coringa logo no início do filme? O ator Heath Ledger faleceu em 2008.
Corte para Batman. Ele está dirigindo sobre o que parece ser um autoestrada remota. Ele toma uma saída e, em seguida, a cena corta para ele deixando para trás uma placa “Você está entrando em Gotham City”. Aproxima-se de um túnel com grandes vazios (provavelmente o túnel ao qual o Coringa fez uma ameaça – é o meu palpite).
Quando entra no túnel, puxa uma coisa parecida com um celular (acho que é o que ele costumava chamar Alfred em Batman Begins após ser atingido pelo gás do Espantalho).
Batman: Alfred, verifique se não há ninguém perto do bunker.
Ele desliga e continua a conduzir através do túnel por um tempo.
Então, quando está prestes a sair do túnel, dois caminhões enormes aparecem de repente no fim do túnel, bloqueando completamente a sua saída. Neste ponto, está indo rápido demais para parar, assim, desvia e acerta os caminhões fortemente. Está mal, deitado no chão, ao lado dos caminhões.

Tom Hardy como Bane: fonte o descreve como gigante e ameaçador.
Então, Bane e seus capangas emergem e lentamente saem dos caminhões. E sim, Tom Hardy como Bane parece enorme. Eu não sei como eles fizeram isso. Em seguida, os capangas ficam nos caminhões, enquanto Bane começa a caminhar em direção Batman, após uma breve pausa. E eu tenho que dizer, esta cena é realizada muito bem. Há muita tensão e suspense, enquanto você fica esperando por Bane fazer seu movimento.
Agora, Bane fala em uma voz extremamente medonha e assustadora. Eu estava cético no início, mas ela funciona muito, muito bem.
Bane: Eu estive observando você por algum tempo. Esperando. O momento certo.
Batman agora parece que está recuperando a consciência. Levanta-se e começa a tentar se afastar (ele não pode mais contar com o Batpod). Bane gesticula para seus capangas ficarem parados e começa a andar mais perto de Batman.
Bane (para capangas): Ele é meu.
Bane continua andando, bem devagar.
Bane (de volta ao Batman): O Coringa foi ainda mais formidável do que eu esperava.
Enquanto isso, Batman está desesperadamente tentando ir embora, mas está gravemente ferido após o acidente (e mais: ele já parecia muito ferido após a queda no final de O Cavaleiro das Trevas).
Bane: Usar Harvey Dent foi uma tática brilhante.
Batman ainda tenta fugir, mas é neste ponto que Bane “fecha” ele em um canto (ele só andava) e o único lugar que Batman tem para ir é através de uma porta aberta até algumas escadas que são construídas para o lado de fora do túnel. Ele tenta debilmente escalá-los, apoiando-se fortemente no corrimão.

Também há uma menção a Harvey Dent (Aaron Eckhart em "O Cavaleiro das Trevas").
O suspense continua a se construir com Bane apenas assistindo Batman tentar recuperar a compostura.
Bane (ainda caminhando em direção ao Batman e vendo-o subir as escadas): Do que exatamente é que você está fugindo? Nós dois sabemos onde isso está indo ………. Bruce. (Esta parte foi estupidamente explosiva. A entrada da fala e a mudança de ritmo na música foram tão perfeitas que a tornou incrivelmente épica).
E agora acontece, basicamente, aquela pequena cena que vimos no teaser trailer – Batman está no topo agora e completamente congelado ao ouvir “Bruce”. Bane, então, de repente começa a avançar com uma velocidade surpreendente (e de repente a música fica intensa) e Batman vira-se e fica pronto para lutar mesmo que, definitivamente, não esteja em condições. Bane, então, sobe as escadas e, assim, começa a parte mais intensa de toda a seqüência.
Agora, temos brevemente uma visão melhor do local onde estão, basicamente, em uma ponte logo após o túnel, que se curva um pouco em volta e leva a mais escadas que levam para lugares mais altos fora do túnel (onde os capangas de Bane estão de pé esperando debaixo de uma ponte rodoviária). Batman dá o primeiro soco em Bane, mas Bane apenas agarra o braço dele. Batman é incapaz de se libertar, usando suas garras nos cotovelos em Bane e este agarrar seu outro braço e tudo o que ouvimos é um SNAP alto como Batman gritos de dor.
Batman cambaleia para longe, mas Bane instantaneamente avança sobre ele, não perde o ritmo e chuta-o no estômago. Batman está indo para trás por causa do pontapé e Bane continua a avançar. Em desespero, Batman rapidamente saca sua arma de escalada e agarra a ponte acima dele, mas Bane literalmente aborda-o no ar, enquanto está sobindo, e os dois caem no chão lá embaixo.
Bane, é claro, não é afetado pela queda, mas Batman aparenta estar ainda pior do que antes – está deitado no chão, muito ofegante, com prejuízos evidentes para a sua armadura.
Bane: Você é patético. Eu esperava mais.

Cena de luta entre Bane e Batman gravada semana passada em Nova York: isto é um revide.
Um close em Batman, que está basicamente olhando para o outro lado.
Bane: Levante-se e lute comigo.
Mais uma vez, o ritmo é intenso aqui. O medo de Batman é palpável, enquanto luta para se levantar e enfrentar Bane. Finalmente, depois de considerável esforço, se levanta e atira um Batarang na luz que está iluminando o nível mais baixo da sala em que estão. Brevemente, podemos ver o olhar divertido de Bane antes de tudo ficar escuro.
Agora, a câmera focaliza Bane em um ambiente de pouca luz, calmamente andando pelo corrimão através da escuridão, mesmo sem ver nada em volta. Batman conseguiu desaparecer.
Bane (aqui é onde realmente brilha Hardy, fazendo com convicção e intensidade incrível depois de até agora apenas ser uma presença misteriosa e poderosa): Não há escapatória, Bruce. Eu posso sentir o cheiro do seu medo.
(Anda sem falar um pouco, a tensão aumenta).
Bane: Não importa o quanto você possa prolongar o inevitável. Depois desta noite, Batman está terminado.
(Mais música, o resultado é um grito sutil constante).
Bane: (rompantes de intensidade, literalmente, gritando o tempo todo) Venha lutar comigo, Bruce. VENHA LUTAR OU vou concentrar meus esforços em Gotham City. Não vou descansar até que a cidade esteja em chamas E TODOS QUE VOCÊ SE IMPORTA ESTEJA MORTO. EU SOU BANE, e eu posso matá-lo.

Outro close da gravação em NY: esta cena deve estar mais próxima do desfecho do filme.
De repente, Batman surge detrás de Bane e lhe aplica uma chave de braço.
Parece que funciona.
… Até que, de repente, os capangas de Bane lançam luz lá de cima para os dois titãs em duelo abaixo. Batman é pego de surpresa, e os braços Bane tiram os do Batman de seu pescoço, frustrando sua tentativa desesperada. Aplica cotovelos na cara dele, se vira, agarra sua cabeça, e lhe dá socos com toda a força. Batman cai para trás.
Então, como Batman permance imóvel no chão…
Bane: Matar você só terminará sua agonia.
Bane começa a colocar seus braços por baixo dele…
Bane: … eu quero que você veja o que vou fazer.
Ele levanta-o ao alto…

Parece que realmente teremos a icônica cena da "quebra" transposta para o filme. Será?
… E esmaga o morcego sobre seu joelho. Tudo que ouvimos é um CRAAAAACCKKK ensurdecedor, seguido por Bane jogando o Batman ao chão e depois caminhar para longe da tela.
Batman permanece lá, imóvel, o rosto sem vida (é a mesma tomada de antes).
E a tela fica preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário