quarta-feira, 25 de julho de 2012

The Adventures of Conan: A Sword and Sorcery Spectacular

O sucesso do primeiro filme com Arnold Schwarzenegger alavancou na década de 1980 o que ficou conhecido posteriormente como ConanMania. A febre em torno do cimério se espalhou por países da Europa, América do Sul, Ásia (principalmente Japão, e claro, Estados Unidos.
Foram milhares de produtos relacionados ao bárbaro e a Universal Studios achou que poderia fazer um bom dinheiro com um show temático em seu parque. Assim, com o orçamento portentoso de cinco milhões de dólares, muito efeitos especiais e um alarde enorme, eles lançaram The Adventures of Conan, com o subtítulo A Sword and Sorcery Spectacular. A peça foi uma das iniciativas para celebrar os 20 anos de Tour nos Estúdios da Universal.
A peça tinha vinte minutos de duração e foi livremente baseada na história do filme. O palco foi preparado para se parecer com a Montanha da Perdição de Thulsa Doom. O par romântico de Conan foi substituído e Valéria cedeu lugar a Red Sonja, que na época estava fazendo relativo sucesso com suas HQs.
 

                                         história é simplesmente medonha, e envolve um mago e a tentativa de roubar seus tesouros. Uma confusão libera na terra um antigo demônio que parece invencível e só poderá ser detido por um homem: Conan, o Bárbaro. Incrivelmente, Conan não está presente na história desde o começo. O templo é invadido por Red Sonja e um jovem magrelo e só no meio da peça, após a libertação do demônio, é que esse jovem apanha uma espada mágica e ela o transforma no maior guerreiro de todos os tempos! O defeito especial é particularmente tosco, quando o rapaz é envolto por uma nuvem de gelo seco e desaparece, dando lugar a um ator forte e musculoso.
A peça estreou no Castle Theatre (local que já apresentou diversas montagens, incluindo Castle Dracula e Spiderman Rocks) em junho de 1983 e foi um grande sucesso, sendo encenada por mais de dez anos, até maio de 1994, quando foi substituída por Cinemystique: Illusions of the Night (que não durou muito) e depois por Beetlejuice Graveyard Revue.
A peça foi produzida pela empresa Landmark Entertainment, que preparou um espetáculo com lasers e personagens animatrônicos gigantescos, controlados por computador. Apesar do esmero visual, é uma pena que a história não ajudasse. O elenco era composto por oito pessoas. Como o cast era rotativo, não há nomes divulgados sobre quem foram os atores que interpretaram os personagens. O ponto mais sensacional de tudo é que o músico Basil Poledouris, responsável pela trilha sonora dos dois longas-metragens originais do cimério, também criou a trilha para esta peça – que é sensacional. O raríssimo CD com a trilha está disponível hoje somente através do selo Super Tracks e contém duas músicas:
  1. The Adventure Of Conan (8:03)
  2. Sword And Sorcery Spectacular (16:32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário