sábado, 17 de dezembro de 2011

Os Anos 90 estão de volta!!!


Nada mais natural que, no fechamento de um ano, faça-se uma lista com previsões para o que acontecerá no ano seguinte. No caso dos quadrinhos, o Newsarama sempre apresenta listas opinativas para gerar discussões entre seus leitores – e, no caso da última, as listas e previsões se unem numa sequência de evidências de que os anos 1990 estão de volta.


X-Men 1, de Jim Lee
Chega a ser engraçado como as eras se reciclam e voltam, como em pequenos ciclos naturais. Musicalmente falando (e fazendo um rápido paralelo), o mesmo está acontecendo, já que em 2011, no Brasil, houve shows mais que bem sucedidos de bandas como Pearl Jam, Alice in Chains, Faith no More, Stone Temple Pilots e outros grandes ícones do início dos anos 1990. A arte se recicla, os saudosistas voltam a se sentir jovens, e os mais jovens podem conhecer trabalhos inéditos e desenvolver seus próprios gostos.
Voltando aos quadrinhos, a lista do Newsarama poderia ser um pouco mais abrangente, tocando também no espírito noventista e em outras editoras (a maioria dos itens são da Marvel), mas mesmo assim eles fizeram questão de não deixar de lado uma revitalização importantíssima dentro do mercado americano: a volta da Valiant.
Com vocês, os 10 sinais de que os anos 1990 estão de volta!
10-) X-Force, pra valer


No começo dos anos 1990, os Novos Mutantes finalmente cresceram, graças a uma ajudinha de seu novo mentor, Cable, e nas mãos de Rob Liefeld. Sendo assim, os heróis tornaram-se uma nova força dentro do X-Verso, formando então o X-Force.
Agora, com uma nova série chamada Uncanny X-Force, a equipe está de volta ao topo do mundo dos X-Men, alcançando histórias muito elogiadas pela crítica [Nota: como o próprio Newsarama], e controlando o destino de muitos personagens importantes. Reinventada como um equipe de ataque com liderança de Wolverine, a X-Force deve ter um papel crucial no épico Vingadores vs X-Men, a sair no próximo ano.
9-) O Retorno da Extreme

Rob Liefeld está voltando com tudo! Após a ruína do selo Awesome Comics, mundo compartilhado por muitos de seus personagens autorais e dirigido pela Extreme Studios, todas estas criações ficaram no limbo. Agora, com a ajuda de diversos escritores e artistas, Liefeld está trazendo toda a linha de volta, incluindo aí Youngblood, Prophet, Glory, Supreme e Bloodstrike.
O mais curioso é que as histórias começarão de onde pararam anteriormente, incluindo a numeração das revistas. Se a estratégia dará certo, só 2012 pode responder.
8-) A Valiant também está voltando

A empresa foi formada em 1989, tendo nos anos 1990 uma grande ascensão ao vender títulos como Harbinger, X-O Manowar e Shadowman. Suas vendas aumentaram ainda mais, conforme sua carteira de publicações também cresceu ao licenciar propriedades da Gold Key, tais como Solar, Turok and Magnus e Robot Fighter.
Como muitas coisas dos anos 1990, eventualmente a empresa foi desaparecendo, e mesmo sendo comprada pela Acclaim Entertainment (outra empresa defunta), a companhia não funcionou .
Recentemente foi confirmado que a Valiant está voltando à ativa. Os detalhes ainda são misteriosos – não se sabe quais serão so artistas contratados, ou qual o plano editorial proposto, mas o primeiro lançamento será gratuito: uma revista nova do X-O Manowar no Free Comic Book Day.
7-) Kaine ganha sua própria série mensal

  Fãs do Homem-Aranha devem se lembrar do clone desfigurado de Peter Parker, criado para a infame Saga do Clone. Ele não apenas está voltando, como também ganha sua própria revista mensal no ano que vem.
Rejuvenescido depois de Spider-Island, Kaine está pronto para seguir seu caminho, incluindo aí o assassinato de alguns vilões do Aranha. A série será de Chris Yost.
6-) Relacionamento simbiótico reatado

O vilão Venom foi um fenômeno nos anos 1990, mas desde que suas primeiras histórias ficaram pra trás, poucos foram os que souberam extrair alguma coisa deste inimigo com tanta cara daquela época.
Recentemente, o escritor Rick Remender retrabalhou o conceito do personagem, trazendo-o de volta com bastante pompa. E ele não é o único: Zeb Wells e Clayton Crain aproveitam o sucesso de uma minissérie de 2010 para trabalharem no temível Carnificina mais uma vez, em uma nova mini chamada Carnage, USA, debutando nesta semana.
5-) Cable está de volta – chutando bundas!

Outra criação de Liefeld, o personagem com o passado mais confuso de todos os tempos está de volta, fazendo apenas um ano desde que “morreu” durante o evento Segundo Advento. Desta vez, Cable será um super soldado, o melhor guerreiro que o mundo já viu – um verdadeiro guerreiro numa missão que está acima de tudo. Em Avengers: X-Sanction, Cable sai para derrubar os Vingadores, uma vez mais por causa de sua “filha”, a mutante Hope. A missão é a contagem regressiva para a vindoura Avengers vs X-Men.
4-) Jim Lee, artista do grupo número 1 de super heróis

Durante os anos 1990, havia uma força dominante chamada X-Men, não só na liderança de vendas de HQs, mas em brinquedos, desenhos animados e muitas outras coisas – especialmente na fase em que os heróis foram desenhados por Jim Lee. Era o título de mensal de grupos de super heróis que todo mundo estava lendo.
Há três meses, é isto que vem acontecendo com a Liga da Justiça escrita por Geoff Johns e desenhada, claro, por Lee. Justice League não só é o carro chefe da nova DC Comics, como também é o título mais vendido do mercado americano.
3-) Retorno à Era do Apocalipse

A Era do Apocalipse original foi um evento revolucionário há 15 anos atrás. Durante quatro meses, os títulos da família “X” explodindo nas vendas foram retirados das prateleiras. Em seu lugar, entraram versões alteradas destes heróis [Nota: exatamente como Flashpoint fez], oriundas de um universo em que o Professor Xavier nunca formou sua escola, e o vilão Apocalipse controlava a Terra.
Recebendo um feedback absurdamente positivo de fãs e crítica na época, a Marvel voltou a este universo eventualmente, inclusive em revistas como Exiles.
Portanto, David Lapham e Roberto De La Torre farão uma nova mini da Era do Apocalipse em 2012, seguindo de onde Rick Remender parou com sua The Dark Angel Saga. Espera-se que a história tenha um clima distópico bem pesado.
2-) Lobdell e Harras estão dominando tudo

Lembra-se quando falamos que os X-Men eram a franquia de maior sucesso no início dos anos 1990? Muito disso aconteceu devido aos trabalhos do então editor Bob Harras e do escritor Scott Lobdell. Agora que Harras é editor-chefe da DC Comics, Lobdell está na linha de frente das novas revistas da editora, escrevendo três títulos do Relaunch.
Com as controversas histórias de Red Hood and the Outlaws, além das aventuras dos Novos Titãs e do Superboy, este é um retorno poderoso para o autor – e não é coincidência que isto aconteça exatamente quando Harras está num cargo de chefia.
1-) A Marvel volta a embalar

Quando se fala de quadrinhos dos anos 1990, as pessoas acabam chegando nas capas. Variantes, explosivas, holográficas. E sacolinhas.
As holográficas ficaram naquela época mesmo, enquanto as variantes são uma prática natural até hoje [Nota: a Dynamite chega a lançar títulos com mais de 6 capas variantes para uma única edição] – mas as sacolinhas voltaram com tudo neste ano, graças a Fantastic Four #587, de janeiro. Desde então, a iniciativa tornou-se regular.
Dentre os exemplos mais recentes estão os números 1 da linha Ultimate, além de títulos como Justice League, da DC, que estão saindo assim para evitar que as pessoas vejam o código de download gratuito das versões digitais sem comprar as versões impressas.
Obviamente, como era feito nos anos 1990, as editoras e comic-shops aproveitam para colocar folhetos promocionais e outras bugigangas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário