o cinema! Essa invenção maravilhosa que mudou a nossa forma de enxergar o mundo, acelerou o tempo e criou os mais variados estereótipos!
O cinema americano, neste caso, é rei. Nenhum outro sistema artístico foi tão amplamente exportado quanto ele. E junto com as películas vieram os mocinhos, os bandidos, as musas (geralmente loiras) e, ultimamente, os nerds.
Mas isso não é culpa da indústria do cinema. Os avisos estão bem evidentes, aliás. Foi isso que o distribuidor de filmes Christophe Courtois percebeu. Em seu blog, ele fez algumas montagens com as maiores “coincidências” nos pôsteres de filmes. Eu selecionei quinze delas.
1. Silhuetas em frente ao oceano, muita bruma e cores em tons pastel:
Estes são aqueles filmes para chorar. Amores distantes, escolhas difíceis, laços de família desfeitos e muitas, muitas lágrimas.
© Christophe Courtois.
2. Casais de costas um para o outro:
Sim, nós vamos começar o filme bem, brigaremos por algum motivo sem sentido, mas no final o amor vencerá. E sim, podem ocorrer piadas pelo meio do caminho.
© Christophe Courtois.
3. Reflexos nos olhos:
Óculos com lentes espelhadas nunca estiveram tão na moda! Aqui não são mais os olhos a janela da alma, mas os óculos: eles refletem o que o (a) mocinho (a) de óculos irá procurar durante todo o filme.
© Christophe Courtois.
4. Falando em olhos:
A menos que você goste de filmes de terror, fique longe destes. Olhos em sua maioria mostram o mais profundo de cada um, o que neste caso pode ser algum tipo de mostro ou demônio.
© Christophe Courtois.
5. As coisas simples da vida, por exemplo, um banco de praça:
Existe coisa mais singela do que se sentar em um banco de praça e observar a vida ao seu redor? Não, não existe e no cinema isso quer dizer filmes com alto teor de lições de vida.
© Christophe Courtois.
6. Simplesmente amarelo:
Como chamar atenção para um filme que não se encaixa no padrão hollywoodiano? Como dizer que ele é independente, mas é legal? Fundo amarelo saturado, é claro.
© Christophe Courtois.
7. Os vestidos são vermelhos, violetas são azuis:
Que me desculpe Audrey Hepburn, mas o pretinho básico já era. Uma mocinha que se preza tem que vestir vermelho!
© Christophe Courtois.
8. Mas se a mocinha não é assim tão mocinha?
Esse é um clássico dos anos 80\90. Homens, piadas sobre sexo, sexo, situações ridículas por causa de sexo e a mocinha não tão mocinha no pôster, de costas e com as pernas afastadas.
© Christophe Courtois.
9. As costas
Em cartazes como estes, normalmente estão personagens já conhecidos que por algum motivo voltaram querendo vingança. Eles carregam suas armas, algumas vezes seus chapéus e um olhar de viés muito amedrontador.
© Christophe Courtois.
10. O azul e a cidade
Agora, se o cartaz for azul com a cidade inclinada e uma silhueta correndo, prepare-se para um mocinho em fuga e com mania de perseguição.
© Christophe Courtois.
11 e 12. O azul e a natureza
Em filmes sobre bichinhos há duas correntes:
O de bichinhos humanizados, que têm sentimentos e emoções. Nestes, o cartaz apresenta o céu azul e os bichos, com as suas melhores caras de domesticáveis, podem ser orcas, onças, pinguins - qualquer um serve, desde que sejam fofos!
A outra corrente é mais de culto: são os documentários, o céu é igualmente azul, mas os animais estão de costas ou afastados - por que sim, eles são selvagens.
© Christophe Courtois.
© Christophe Courtois.
13. Selvageria e muito fogo:
Um bom filme de ação tem que ter explosões desde o seu pôster; o resto não importa, pode estar em preto e branco mesmo.
© Christophe Courtois.
14. Spoilers:
O personagem mais interessante do filme é o fundo do pôster e o que interessa saber do filme vem logo encima do seu rosto.
© Christophe Courtois.
15. Tom Cruise:
Para terminar, o mocinho-mór do cinema americano, Tom Cruise e o seu maravilhoso perfil.
© Christophe Courtois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário