Não
importa de se o produto em questão está sendo super valorizado,
depreciado ou se é mesmo aquilo que as pessoas procuram. O que importa
na hora de um superlançamento é o interesse que a mídia investe naquilo.
Assim como no programa espacial da NASA, ninguém está nem aí com os
objetivos da missão, o que queremos ver mesmo é o lançamento.Grandes
explosões, muita gente reunida, imprensa por todos os lados.
A
Histéria para ser os primeiros a consumir um produto faz parte da
anciedade Humana,Confira Abaixo a Lista dos 11 maiores lançamentos nerds de
todos os tempos.
11. Halo 2
Apesar
de todo o alvoroço causado antes de seu lançamento, jogadas de
marketing sem fim, recordes e mais recordes quebrados, o jogo conseguiu
superar todas as expectativas, contando com uma história impecável,
gráficos de cair o queixo e uma jogabilidade viciante, sem contar a
função multiplayer que é alucinante.
10. Spider-Man #1 de Todd McFarlane
Antes de Spawn, o principal trabalho de Todd McFarlane
foi nas páginas da nova revista do Homem Aranha, no inicio dos anos 90.
Pode até parecer, caso você nunca tenha colocado as mãos em uma HQ, uma
coisinha descerebrada e sem importância. Mas o que impulsionou
espetacularmente a carreira do criador de Spawn foi seu trabalho com o
“cabeça de teia”. McFarlane escreveu e ilustrou a revista Spider-Man
(posteriormente rebatizada como Peter Parker: Spider-Man) por 16
edições, até que deixou o título em 1991 para criar a Image Comics.
Números apontam que a primeira edição de Spider-Man vendeu mais de 2,5
milhões de exemplares e serviu para transformar Todd McFarlane em um
ícone dos quadrinhos.
9. Thriller
Hoje em dia, Michael Jackson
pode ter se transformado em motivo de piada para muitos, mas não
podemos esquecer que ele foi um dos maiores músicos de todos os tempos e
que possuiu um enorme talento de dar ao público exatamente o que ele
queria. Um exemplo explícito disso é o álbum Thriller, lançado em 1982,
que vendeu nada menos do que 50 milhões de cópias e é segundo o Guinness
Book, o álbum mais vendido de todos os tempos. Mas nem isso se compara
ao sucesso do videoclipe, lançado um ano mais tarde. Dirigido por John
Landis, e com um orçamento próximo de 1 milhão de dólares (quantia
exorbitante para a época). Seu lançamento fez com que o álbum
permanecesse no topo das paradas por mais de um ano.
8. Half-Life 2
O lançamento de Half-Life 2
foi grandioso em muitos sentidos. O jogo que estava previsto para sair
no segundo semestre de 2003 mas foi liberado apenas em novembro de 2004,
um atraso causado principalmente por um vazamento de seu código-fonte,
que levou a produtora Valve a adiar consideravelmente seu lançamento.
Isso só serviu para aumentar ainda mais o “hype” em torno do jogo,
enquanto fãs espalhados pelo mundo compartilhavam através da internet
uma enorme quantidade de material pirateado. Outro fator que também
serviu para aumentar foi a inédita plataforma online lançada pela Valve,
que permitiu aos usuários baixar uma parte do jogo já em agosto de
2004, porém o conteúdo vinha criptografado e só seria liberado a partir
da data oficial de lançamento. Esta estratégia evitou um
congestionamento da rede em 14 de novembro de 2004, quando milhares de
jogadores se conectariam para poder finalmente ajudar Gordon Freeman a
salvar o mundo mais uma vez.
7. Grand Theft Auto: Vice City
Com mais de 14 milhões de cópias vendidas, Grand Theft Auto: Vice City permanece como o jogo de maior sucesso para o console PlayStation 2
em todos os tempos. Seu antecessor, Grand Theft Auto III causou uma
revolução no mundo dos videogames, com uma interface 3D que permitia aos
jogadores interagir completamente com o cenário. Vice City, por outro
lado, se concentrou nos personagens. A Rockstar Games aproveitou os
pontos fortes de GTA III para criar uma narrativa cheia de referências à
cultura dos anos 80, indo de Scaface à Miame Vice. A campanha de
promoção incluía desde trailers cinematográficos até um site em flash
atualizado constantemente, contendo informações do jogo, screenshots,
músicas licenciadas, dubladores entre outras coisas. Talvez o lançamento
de Vice City não tenha sido tão pomposo quanto alguns outros listados
aqui, mas com certeza foi uma das mais bem executadas campanhas de
promoção de um videogame feitas até hoje.
6. O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel
A campanha de divulgação de O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel, o primeiro filme da trilogia baseada na obra de J. R. R. Tolkien,
, foi uma das mais antecipadas já realizadas em Hollywood até hoje. O
Trailer inicial foi ao ar na internet em abril de 2000, quando o site da
New Line teve perto de 1,7 milhões de acessos nas primeiras 24 horas em
que o vídeo esteve on-line. O entusiasmo dos fãs aumentou ainda mais
quando um pequeno trecho do filme foi exibido no Festival de Cannes em
2001, e foi muito bem recebido pela crítica. Apesar de uma arrecadação
não tão expressiva em seu primeiro final de semana (apenas 47 milhões de
dólares), o sucesso da produção é comprovado quando levamos em conta
que o filme arrecadou mais de 800 milhões de dólares no mundo todo, além
do fato da trilogia continuar fazendo sucesso mesmo depois de seu
encerramento. A sociedade do Anel pode não ser o melhor dos três filmes,
mas foi com certeza aquele que abriu as portas para as seqüências, além
dos lançamentos em DVD e outros licenciamentos.
5. Nintendo Wii
Deixando
de lado o nome ridículo, foi difícil não ficar entusiasmado com o novo
console da Nintendo desde o que ele foi anunciado até seu lançamento em
novembro de 2006. Por muitos anos, os jogadores maltrataram seus
polegares, pulsos e palmas das mãos com joysticks e gamepads. Mas com o
Wii isto tudo seria coisa do passado. Seu revolucionário sistema de
controle, provido de acelerômetro e um transmissor infravermelho,
conhecido por “Wii-mote”, ofereceu aos jogadores uma liberdade de
movimentos nunca antes imaginada. Balançando seu Wii-mote o
jogador poderia fazer com que seu personagem no jogo manejasse uma raquete de Tênis, um bastão de Baseball, uma espada, e tudo mais que os criadores dos games puderem imaginar. Por si só, este novo conceito causou tamanho alvoroço que só encontramos comparação com aquele das fãs dos Beatles nos anos 60. Para aumentar ainda mais o “hype”, os criadores do desenho animado South Park fizeram com que o console fosse objeto de desejo do rechonchudo personagem Eric Cartman. E não apenas isso. Também foi prometido um novo jogo da série Zelda, que não era lançado desde 2002.
jogador poderia fazer com que seu personagem no jogo manejasse uma raquete de Tênis, um bastão de Baseball, uma espada, e tudo mais que os criadores dos games puderem imaginar. Por si só, este novo conceito causou tamanho alvoroço que só encontramos comparação com aquele das fãs dos Beatles nos anos 60. Para aumentar ainda mais o “hype”, os criadores do desenho animado South Park fizeram com que o console fosse objeto de desejo do rechonchudo personagem Eric Cartman. E não apenas isso. Também foi prometido um novo jogo da série Zelda, que não era lançado desde 2002.
4. PlayStation 3
Nem
o novo sistema de controle e nem o anúncio antecipado de mais um game
da série Zelda puderam afastar os potenciais compradores do PlayStation
3. Se você pegar o entusiasmo dos fãs em relação ao Wii e multiplicar
por dois talvez chegue perto da ansiedade dos fãs que aguardavam o do
novo console da Sony que também foi lançado em novembro de 2006 no Japão
e EUA, a um módico preço de 600 dólares. Imensas filas se formaram do
lado de fora das lojas, gente acampando e houve até relatos de atos
violentos, tamanha a histeria dos compradores. Alguns ainda pagaram
fortunas no eBay apenas para garantir a entrega do produto na data de
lançamento, apenas para serem os primeiros a terem em mãos o novo PS3.
3. iPhone
Para
eclipsar o Wii e o PS3 em nossa lista, só mesmo o iPhone, afinal de
contas existem mais pessoas usam telefones celulares do que aquelas que
jogam videogames. Considerado o maior sucesso de vendas do ano, o novo
dispositivo da Apple é apenas uma mistura de funções legais, um design
sexy e consumidores insensatos (quem tem coragem de pagar 3000 mil reais
em um celular?) que apela para a cultura daqueles que adoram novidades
por si só. A euforia dos compradores no dia do lançamento foi muito
parecida com aquela dos compradores do PS3. Porém, muitos ainda estão
aguardando até que os bugs iniciais tenham sido corrigidos antes de
comprar o aparelho. Mas o fervor causado pela Apple com lançamento de
seu iPhone já se tornou lendário, num mundo onde os celulares
multi-funções são cada vez mais populares.
2. Harry Potter e as Relíquias da Morte
A
série Harry Potter, da escritora J.K. Rowling pode ter feito com que o
mundo todo se lembrasse do prazer da leitura, mas o lançamento de seu
sétimo e último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte, nos ensinou
como sair de cena em grande estilo. Depois 10 anos contando as
aventuras de Harry Potter e seus amigos na Escola de Magia e Bruxaria de
Hogwarts, Rowling finalmente deu um desfecho à luta do jovem mago
contra o maligno Lord Voldermor. A euforia começou no final de 2006,
quando a autora divulgou o título do novo livro e o que se seguiu foi
uma campanha massiva que contou também com a divulgação do filme baseado
no quinto livro da série, além do licenciamento de jogos, brinquedos,
roupas e outras mercadorias ligadas à marca. Até mesmo as cópias do
livro divulgadas na internet ajudaram no crescimento do “hype” em torno
do livro. Exceto pelo fato de ter entregado o final da estória para
alguns, isso não prejudicou as vendas do livro, que superaram a marca
obtida pelo seu antecessor, com 11 milhões de copias vendidas nas
primeiras 24 horas após o lançamento, em 21 de julho de 2007.
1. Star Wars: Episódio I
Um
ponto no qual não existe dúvida alguma nesta lista, é o de quem deve
ficar em primeiro lugar. Você pode dizer o que quiser de “A Ameaça
Fantasma” (eu também detesto o filme), mas ele serviu para descobrirmos o
quanto gostávamos de Star Wars, quando finalmente começamos a ver a
franquia ir por água abaixo. O primeiro trailer do filme foi exibido
antes de “Encontro Marcado”, um fraquíssimo filme estrelado por Brad
Pitt. Muitos fãs pagaram a entrada apenas para poder assistir ao
trailer, e depois se mostraram revoltados com o que viram. Mesmo assim
alguns fãs esperaram por semanas em enormes filas para assistir a
estréia, que aconteceu em 19 de maio de 1999. Mais de 20 anos após “A
Nova Esperança”, Star Wars: Episódio I conseguiu levar milhões de fãs
aos cinemas em sua sessão de estréia, à meia-noite, num pré-lançamento
que causou um fervor jamais visto em toda a história do cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário